Giro UOL traz os destaques da noite desta quinta, 1/12, para você; ouça

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

Renan na berlinda

O STF decidiu abrir ação penal contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que virou réu pelo crime de peculato, quando há desvio de dinheiro público. 

Renan é suspeito de ter usado notas fiscais falsas para justificar o pagamento pelo Senado de serviços de locação de carros para o gabinete do senador. O parlamentar nega ter cometido qualquer irregularidade.

Leia mais

 

Fraude confirmada

Em relatório enviado ao Ministério Público, a Polícia Federal afirma que as provas do primeiro e do segundo dia do Enem deste ano, além da redação, vazaram antes do início do exame.

Pelo menos dois candidatos tiveram acesso às provas antes das 12h, horário marcado para o início do Enem.

O Inep, instituto que organiza o Enem, garantiu que não vaicancelar o exame e que as investigações ainda estão acontecendo.

Leia mais

 

Odebrecht vai 'falar'

A empreiteira Odebrecht assinou o acordo de leniência, uma espécie de delação premiada de pessoa jurídica, com os procuradores da Lava Jato.

Com a leniência firmada, a assinatura dos acordos de delação premiada dos 77 executivos do grupo, entre eles o herdeiro e ex-presidente Marcelo Odebrecht, também deve começar. Com o acordo, a empresa garante o direito de continuar sendo contratada pelo poder público.

Leia mais

 

Moro questiona Renan

O juiz federal Sérgio Moro entregou ao Senado hoje uma proposta de alteração no projeto de lei de abuso de autoridade. Para ele, a mudança afastaria riscos de juízes e integrantes do Ministério Público serem responsabilizados criminalmente pela interpretação da lei.

Moro questionou se o propósito da projeto inicial, de autoria do presidente do Senado Renan Calheiros, não seria frear a Lava Jato.

Leia mais

 

Acidente da Chapecoense

O Atlético-MG anunciou que não irá disputar a última rodada do Campeonato Brasileiro contra a Chapecoense, devido à tragédia com o time catarinense. Os mineiros não vão viajar para Chapecó e perderão por W.O.

Devido ao acidente, a última rodada do Campeonato Brasileiro foi adiada de 4 para 11 de dezembro.

Leia mais

 

Julgamento em São Paulo

A defesa de Elize Matsunaga pediu hoje a anulação do julgamento por quebra da incomunicabilidade entre as testemunhas.

O pedido, que já foi negado pelo juiz, foi feito durante o depoimento da última testemunha da acusação, o perito Carlos Alberto Coelho, que admitiu ter tido contato com o médico legista Jorge Pereira de Oliveira após o início do julgamento.

Leia mais

 

Alívio nas contas

A bandeira amarela, uma taxa extra na conta de luz, não será cobrada neste mês. A Aneel decidiu que, devido às condições melhores dos reservatórios, a bandeira tarifária em dezembro voltará a ser verde.

As bandeiras começaram a ser cobradas em janeiro de 2015 e servem para cobrir o custo mais alto de gerar energia quando a seca prejudica os reservatórios pelo país.

Leia mais

 

Tombo no mercado

A Bolsa teve forte queda de 3,88%, com 59.506,54 pontos. É a maior baixa percentual diária desde 2 de fevereiro deste ano. Os resultados foram puxados pelos desempenhos negativos das ações dos bancos Bradesco, Banco do Brasil e Itaú Unibanco. A incerteza política também influenciou o índice.

Já no mercado de câmbio, o dólar saltou 2,4% e está cotado em R$ 3,468, o maior valor de fechamento desde 16 de junho.

Leia mais

 

Brasil tem superavit

O Brasil teve superavit comercial de 4,758 bilhões de dólares em novembro, mais alto para o mês da série histórica iniciada em 1989.

A justificativa para o desempenho vem do impacto positivo do aumento das exportações num período de expressivo avanço do dólar.

Leia mais

 

Melhores do mundo da Fifa

A Fifa apresentou a lista de 55 jogadores indicados para o prêmio de equipe ideal de 2016. Cinco brasileiros figuram nesta relação: Neymar, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo e Daniel Alves.

Os finalistas para "seleção do mundo" com os melhores jogadores da temporada 2015-2016 serão apresentados em 2 de dezembro. No dia 9 de janeiro será a cerimônia que anunciará o time dos sonhos.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos