Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 2/12, para você; ouça

Giovanna Montemurro

Do UOL, em São Paulo

Corrupção no Rio

Ícaro Moreno Júnior foi citado pela construtora Andrade Gutierrez como intermediário na negociação entre o governo do Estado do Rio e dez empreiteiras acusadas de fraude e formação de cartel em obras de urbanização de favelas.

O engenheiro civil trabalhou com o ex-governador Sérgio Cabral e foi mantido por Pezão na presidência da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro.

Leia mais

 

Reforma a caminho

Michel Temer disse ontem que a reforma da Previdência será enviada ao Congresso Nacional já na próxima semana.

Segundo o presidente, a PEC do Teto de Gastos não é suficiente para gerar a credibilidade nem reduzir a recessão. Para Temer, "é preciso caminhar mais".

Leia mais

 

Renan permanece

A decisão do STF de tornar Renan Calheiros réu de ação penal por desvio de dinheiro não inviabiliza a permanência dele na presidência do Senado.

Isso porque o Supremo ainda não tem data para retomar o julgamento do processo que pretende impedir parlamentares que são réus em ações penais de ocupar a presidência da Câmara ou do Senado.

Leia mais

 

Venezuela banida

Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai vão suspender a Venezuela do Mercosul. A decisão foi tomada após o país não cumprir as obrigações assumidas quando entrou ao bloco em 2012.

O documento deve ser entregue ao governo de Nicolás Maduro hoje. A suspensão passará a valer a partir da entrega.

Leia mais

 

Atraso na Colômbia

Antes prevista para a noite de ontem, a liberação dos corpos das vítimas brasileiras do acidente aéreo envolvendo a Chapecoense atrasou e só será realizada na tarde de hoje. A chegada ao Brasil está prevista para amanhã.

E o velório em Chapecó terá grandes proporções. Cerca de mil jornalistas de todas as partes do mundo estão credenciados. São esperadas personalidades como o presidente da República Michel Temer e o presidente da Fifa, Gianni Infantino.

Leia mais
 

Caso Elize

Elize Matsunaga, assassina confessa do empresário Marcos Matsunaga, foi vítima de abuso sexual do padrasto quando tinha 14 anos. Foi o que disse a tia dela, Roseli Araújo. Ela foi a primeira testemunha a depor como indicação da defesa e também a única parente que visitou Elize na prisão.

As últimas cinco testemunhas da defesa devem depor hoje. Ainda vão faltar os debates e o interrogatório de Elize, que não deve responder perguntas da acusação.

Leia mais

 

Novidades na Copa do Brasil

A CBF divulgou o novo formato de disputa da Copa do Brasil para 2017 com duas novidades. Primeiro, a disputa das duas primeiras fases serão em jogo único com renda dividida. Em caso de empate, os visitantes avançam.

A segunda novidade é a entrada dos campeões da Copa Verde, da Copa do Nordeste e da Série B do Campeonato Brasileiro nas oitavas de final, junto com os sete participantes da Copa Libertadores da América.

Leia mais

 

Finalmente é sexta!

Já tem planos para o fim de semana? Uma opção no cinema é o filme Ninguém Deseja a Noite. O longa é inspirado na história de uma mulher da alta sociedade que, em 1908, viajou ao polo Norte atrás do marido.

E quem é fã de música vai poder aproveitar o fim de semana para ouvir Blue & Lonesome, álbum novo dos Rolling Stones lançado hoje. Outra opção é o festival da revista Rolling Stone, que acontece amanhã no Memorial da América Latina. Dividido em dois palcos, o evento traz shows de 16 artistas.

Você pode ver todas as opções e encontrar o programa ideal no aplicativo Guia UOL.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos