Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 5/12, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Caso Yoki 

A Justiça de São Paulo condenou na madrugada de hoje a bacharel em direito e técnica em enfermagem Elize Matsunaga pelo assassinato, esquartejamento e ocultação do cadáver do marido, Marcos Matsunaga, em maio de 2012.

Elize foi condenada a 19 anos, 11 meses e 1 dia de prisão em regime fechado. O julgamento durou sete dias e foi um dos mais longos da Justiça de São Paulo.

Leia mais

 

O início das delações 

Começam nesta semana os depoimentos dos executivos e ex-executivos da Odebrecht que assinaram acordos de delação premiada com os procuradores da Lava Jato.

Ainda não há definição se esses depoimentos vão acontecer em Brasília, Curitiba ou nas duas cidades. A ideia é que todos os delatores sejam ouvidos em uma semana para acelerar o processo de homologação.

Leia mais

 

Contra políticos corruptos 

Atos em apoio à operação Lava Jato e contra a corrupção aconteceram em diversas cidades brasileiras neste domingo. As manifestações também tinham como alvos o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e 'políticos corruptos' de forma geral.

O presidente Michel Temer recebeu apenas críticas pontuais nos atos, que foram convocados pelas redes sociais por grupos como o Vem Pra Rua e o Movimento Brasil Livre. Em São Paulo, a PM estima que 15 mil pessoas foram à avenida Paulista. Já os organizadores apontam que 200 mil participaram do protesto.

Leia mais

 

Reforma da Previdência 

O presidente Michel Temer apresenta hoje a proposta de reforma da Previdência a centrais sindicais e a líderes do Congresso. A medida é considerada prioritária pelo governo para recuperar a economia.

A mudança nas regras da aposentadoria pode gerar economia de R$ 678 bilhões em dez anos, de acordo com cálculo do governo obtido pelo jornal Folha de S.Paulo.

Leia mais

 

Itália sem premiê 

Matteo Renzi anunciou que vai renunciar ao cargo de primeiro-ministro da Itália. A decisão veio depois de um referendo rejeitar a proposta de Renzi de reformar a Constituição italiana. Cerca de 60% dos eleitores votaram pelo 'não'.

A derrota de Renzi é considerada ainda um revés para a União Europeia e favorece movimentos populistas, conservadores e contrários à imigração. Líderes da extrema-direita europeia também comemoraram o resultado do referendo.

Leia mais

 

Processo contra a LaMia 

O governo da Bolívia anunciou que vai entrar com um processo contra a empresa aérea LaMia, responsável pelo voo que levava o time da Chapecoense e caiu, matando 71 pessoas.

Autoridades do país apontam que há indícios de descumprimento de deveres, omissão de denúncias e tráfico de influência. A investigação vai focar sócios e diretores da companhia área.

Leia mais

 

Sonho interrompido 

Um helicóptero caiu e matou quatro pessoas em São Lourenço da Serra, na Grande São Paulo. Uma das vítimas era uma noiva que estava a caminho do próprio casamento. Ela tinha planejado a viagem como surpresa.

Na hora da queda, o tempo estava encoberto e com chuva. A aeronave estava em situação regular.

Leia mais

 

Fim de um tabu

Foram dois anos e meio sem um gol sequer, mas o lateral Douglas, ex-São Paulo e Barcelona, voltou a marcar em um jogo oficial de futebol. Com isso, ele ajudou o atual clube, o Sporting Gijón, a vencer o Osasuna por 3 a 1 pelo Campeonato Espanhol.

O gol fez Douglas ser um dos tópicos mais comentados no Twitter na Espanha.

Leia mais 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos