Giro UOL traz os destaques da noite desta quinta, 8/12, para você; ouça

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

O substituto de Geddel

O presidente Michel Temer escolheu o líder do PSDB na Câmara, o deputado Antonio Imbassahy (BA), para assumir a Secretaria de Governo.

Imbassahy vai substituir Geddel Vieira Lima, que pediu demissão há duas semanas após ser acusado de pressionar o ex-ministro da Cultura Marcelo Calero para liberar uma obra de interesse pessoal.

Leia mais

 

Impeachment contra Temer

Movimentos sociais protocolaram na Câmara dos Deputados um novo pedido de impeachment contra o presidente Michel Temer.

Para os autores do texto, Temer cometeu crime de responsabilidade quando não tomou providências contra o então ministro da Secretaria de Governo Geddel Vieira Lima (PMDB-BA).

Leia mais

 

De volta ao trabalho

Renan Calheiros, presidente do Senado, abriu pontualmente a sessão de votações na Casa às 10h35 de hoje. Foi o primeiro dia de trabalho dele depois de STF decidir mantê-lo no cargo mesmo sendo réu por desvio de dinheiro público.

Renan ainda afirmou que a decisão do STF representou uma vitória da democracia e agradeceu o apoio que recebeu do vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC).

Leia mais

 

Críticas de Marco Aurélio Mello

Depois de o STF decidir por não afastar Renan Calheiros da presidência do Senado, o ministro Marco Aurélio Mello criticou a Corte e o Senado.

Para ele, ambas as instituições saíram desgastadas. Mello disse ainda que "as gerações futuras e a história serão cobradoras impiedosas".

Leia mais

 

Até para a ex-mulher

A propina paga pela construtora Andrade Gutierrez ao ex-governador do Rio Sérgio Cabral era usada para arcar também com despesas da ex-mulher, Susana Neves Cabral.

Em dois anos, ela teria recebido mais de R$ 883 mil, de acordo com o Ministério Público.

Leia mais

 

Malha fina

A Receita Federal informou que 771.801 declarações de Imposto de Renda ficaram retidas na malha fina neste ano. O número considera todas as 29.542.894 declarações feitas em 2016, e representa 2,61% do total.

A Receita liberou hoje a consulta ao sétimo e último lote do Imposto de Renda. Se você ainda não recebeu a restituição e não estiver nesse lote, quer dizer que caiu na malha fina.

Leia mais

 

Bolsa e dólar em baixa

A Bolsa teve queda de 1,2%, com 60.676,57 pontos. Os resultados foram puxados, principalmente, pelo desempenho negativo das ações da mineradora Vale, com queda de 4%, e dos bancos Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Bradesco.

No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,62% e está cotado em R$ 3,383. É a quarta baixa seguida da moeda.

Leia mais

 

Girafas em perigo!

O mamífero terrestre mais alto do mundo está em risco de extinção. A girafa foi colocada na lista vermelha dos animais ameaçados após sofrer um declínio de 40% da população nos últimos 30 anos.

Anteriormente, a espécie era classificada como de "menor preocupação". Agora, passa para a categoria de "vulnerável".

Leia mais

 

Mundial de Clubes

O campeão japonês Kashima Antlers venceu o Auckland City, da Nova Zelândia, vencedor da Liga dos Campeões da Oceania, por 2 a 1 no primeiro jogo válido pelo Mundial de Clubes.

Com o resultado, o time japonês se classificou para as quartas de final da competição, e vai enfrentar o Mamelodi Sundowns, da África do Sul.

Leia mais

 

Luto na música

Greg Lake, vocalista e baixista do grupo de rock progressivo Emerson, Lake & Palmer, morreu ontem aos 69 anos. A informação foi divulgada hoje pelo próprio site do músico.

Ele não resistiu a uma longa batalha contra o câncer.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos