Giro UOL traz os destaques da manhã desta sexta, 9/12, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Alckmin na Lava Jato 

A Odebrecht afirmou no acordo de delação premiada com a operação Lava Jato que realizou pagamento de caixa dois, em dinheiro vivo, para as campanhas de 2010 e 2014 do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

De acordo com a delação, R$ 2 milhões em espécie foram repassados ao empresário Adhemar Ribeiro, irmão da primeira-dama, Lu Alckmin.

Leia mais

 

Renan desiste de enfrentar Judiciário 

Renan Calheiros, presidente do Senado, desistiu ontem de uma das votações pelas quais mais trabalhou nas últimas semanas: a proposta que endurece a punição para abuso de autoridade.

Renan foi aconselhado pelo ex-presidente José Sarney, um dos aliados mais antigos e próximos dele, a abandonar a ideia de levar o texto para o plenário com tanta pressa.

Leia mais

 

Temer pressionado 

Com a ameaça dos partidos do chamado centrão, um bloco informal de 13 siglas, em retaliar a reforma previdenciária, o presidente Michel Temer reavalia a indicação de Antonio Imbassahy (PSDB-BA) para a Secretaria de Governo.

A reação negativa de PSD, PP, PR e PTB levou o presidente a deixar para a semana que vem o anúncio do ministro que vai ocupar a vaga de Geddel Vieira Lima, que deixou o posto no mês passado.

Leia mais

 

FGTS contra dívidas

A autorização do saque de uma parcela do FGTS para que trabalhadores possam quitar empréstimos com bancos está sendo estudada pelo governo Temer para tentar acelerar a recuperação da economia brasileira.

Outra medida analisada pelo Planalto é a liberação de recursos que os grandes bancos depositam obrigatoriamente no Banco Central, os depósitos compulsórios, para usar no refinanciamento de dívidas de pessoas jurídicas e físicas. A ideia do governo é combater o que é visto como um dos principais entraves para a retomada do crescimento: o endividamento das empresas e consumidores.

Leia mais

 

Impeachment na Coreia do Sul 

O parlamento da Coreia do Sul aprovou, com mais de dois terços dos votos, o impeachment da presidente Park Geun-hye. Ela está envolvida em um grave escândalo de corrupção que levou milhares a protestarem nas ruas nos últimos meses.

A palavra final vai ser do Tribunal Constitucional, onde pelo menos seis dos nove juízes devem confirmar a decisão do parlamento.

Leia mais

 

Violência no trânsito

A maior parte das mortes em acidentes nas marginais Tietê e Pinheiros entre agosto e outubro deste ano envolveu motocicletas e ocorreu nas pistas locais das duas vias.

De acordo com dados do governo de São Paulo, 70% dos mortos no trânsito estavam em motos. E, a cada nove acidentes, oito aconteceram nas pistas locais.

Leia mais

 

Caso encerrado? 

A Procuradoria do STJD decidiu não acolher o pedido do Internacional e arquivou o processo contra o Vitória, por causa de uma suposta irregularidade na transferência e inscrição do zagueiro Victor Ramos.

A medida foi informada ao clube gaúcho, que apresentou petição na semana passada e pedia que o time baiano fosse punido com perda de pontos no Campeonato Brasileiro.

Leia mais

 

Estreias da semana 

Quer se programar para o fim de semana? O romance Michelle e Obama é um dos destaques das estreias nos cinemas. O filme conta a história do primeiro encontro do casal Obama, baseado em fatos reais.

E quem gosta de uma comédia pode se divertir com A Última Ressaca do Ano, estrelado por Jennifer Aniston, que disputa o controle de uma empresa familiar em uma festa totalmente fora do controle. Você pode ver todas as estreias e encontrar a sessão ideal no aplicativo Guia UOL.

Leia mais 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos