Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 13/12, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

PEC questionada

A maioria dos brasileiros é contra a aprovação do teto de gasto público. Pesquisa Datafolha mostra que 60 % não concordam com a PEC, que pode entrar em vigor pelos próximos 20 anos. A emenda deve ser votada em segundo turno hoje no Senado.

Outros 24% demonstraram apoio à proposta. A pesquisa ainda mostra que 19% não souberam responder. Apesar dessa rejeição, 53% disseram que os recursos públicos existentes hoje são suficientes, mas são mal aplicados.

Leia mais

 

Lula, Marisa e Palocci indiciados

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Lula, a mulher dele, Marisa, e o ex-ministro Antonio Palocci por envolvimento na Lava Jato. O indiciamento aconteceu por causa de duas investigações, uma sobre a compra de um terreno para o Instituto Lula e outro sobre a compra de um apartamento.

Para a PF, os dois casos envolvem pagamentos de propina da Odebrecht para o ex-presidente. O petista já foi alvo de quatro denúncias da Procuradoria Geral da República e responde a três ações penais.

Leia mais

 

Bens bloqueados

O prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB) teve os sigilos bancário e fiscal quebrados pela justiça. Ele é acusado de improbidade administrativa na construção do campo de golfe olímpico da Barra da Tijuca, na zona oeste da cidade.

Na semana passada, os bens foram bloqueados, mas o prefeito recorreu.

Leia mais

 

Deu ruim

A Justiça Federal em Minas Gerais decretou ontem intervenção nas empresas do prefeito afastado de Montes Claros (MG), Ruy Muniz (PSB), e da mulher, a deputada federal Raquel Muniz (PRB). Ela ficou conhecida depois de elogiar o marido durante a votação da admissão do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

No dia seguinte, Muniz foi preso pela PF (Polícia Federal) em um hotel de Brasília e afastado do cargo. Ele foi beneficiado por liminar na Justiça, candidatou-se à reeleição, só que perdeu no segundo turno.

Leia mais

 

Articula nos bastidores

A briga no PSDB promete ficar acirrada. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, montou uma operação para neutralizar a aliança entre José Serra e Aécio Neves. Ele articula com diretórios estaduais uma oposição à continuidade do mandato do senador mineiro na presidência do partido.

O controle do partido é importante no processo de escolha do candidato tucano à Presidência. Uma disputa interna poderia rachar ainda mais o PSDB para as eleições de 2018.


Leia mais

 

Sobreviventes do voo da Chapecoense

O goleiro Jackson Follmann, primeiro sobrevivente do acidente com o avião da Chapecoense a retornar para o Brasil, vai passar por uma cirurgia na coluna e na perna esquerda. Na Colômbia, ele já havia amputado uma parte da perna direita.

Follmann está no hospital Albert Einstein em São Paulo. O lateral Alan Ruschell e o jornalista Rafael Henzel devem chegar hoje ao Brasil. O zagueiro Neto ainda vai ficar na Colômbia sem previsão de retorno.


Leia mais

 

Beleza no céu

Nessa noite o céu vai estar agitado. Hoje os brasileiros vão poder ver dois eventos astronômicos simultaneamente: a superlua e uma chuva de meteoros.

O pico dos dois fenômenos vai ser no início da noite e ao longo da madrugada. São esperados 120 meteoros por hora. O melhor horário para a observação é a partir das 22h.

Leia mais

 

Atriz premiada

Sonia Braga foi eleita pela Associação de Críticos de Cinema de San Diego, nos Estados Unidos, como a melhor atriz do ano pelo filme Aquarius, de Kleber Mendonça Filho. O longa conta a história de uma jornalista que defende o apartamento onde viveu a vida toda do assédio de uma construtora.

A atriz também foi mencionada em lista da revista Rolling Stone com as 25 melhores atuações do cinema em 2016.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos