Giro UOL traz os destaques da manhã desta quarta, 21/12, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Delação da Odebrecht

Três delatores da Odebrecht prestaram depoimentos na semana passada que confirmam que a empresa comprou, em 2010, um imóvel em São Paulo que seria destinado à construção de uma nova sede do Instituto Lula.

As declarações foram feitas por Marcelo Odebrecht, ex-presidente do grupo; Alexandrino Alencar, ex-diretor de relações institucionais; e Paulo Melo, ex-diretor-superintendente da Odebrecht Realizações Imobiliárias. A compra do imóvel na Rua Dr. Haberbeck Brandão, em São Paulo, é ponto central na denúncia em que o ex-presidente Lula é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Leia mais

 

Tragédia no México

Uma forte explosão em um mercado de fogos de artifício deixou pelo menos 36 mortos e mais de 70 feridos em Tultepec, no México, na tarde de ontem.

O número de vítimas ainda pode aumentar. Além do estabelecimento, várias casas na região ficaram destruídas.

Leia mais

 

Buscas na Alemanha

A polícia da Alemanha prossegue nesta quarta-feira com as buscas ao autor do atentado com um caminhão contra uma feira de Natal de Berlim. A ação provocou a morte de 12 pessoas e foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico.

O único suspeito, um paquistanês de 23 anos registrado como demandante de asilo, foi liberado na ontem à noite por falta de evidências contra ele, o que aumentou o alerta no país.

Leia mais

 

Auxílio aos Estados não atende

Do jeito que foi aprovado ontem pela Câmara, o programa de auxílio aos Estados em calamidade financeira não atende à emergência de curto prazo de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, de acordo com especialistas consultados pela Folha.

Sem caixa para garantir pagamento de funcionários, Rio e Rio Grande do Sul não informaram quando pagarão o 13º de servidores. Minas já anunciou que terá dinheiro para pagar só metade neste ano. A expectativa é que os três deixem boa parte das dívidas com fornecedores para 2017.

Leia mais

 

Presentes pela metade

O ano de 2016 pode entrar para a história por muita coisa, mas o presente de Natal não deve ser uma delas. Em vez de grandes embrulhos, os pés das árvores do brasileiro neste ano estarão cheios de 'lembrancinhas'.

Na área da rua 25 de Março, em São Paulo, um dos maiores centros de comércio popular do país, o gasto do consumidor caiu pela metade em relação ao ano passado. De acordo com a entidade que representa os lojistas da região, o gasto médio caiu de R$ 300 para R$ 150.

Leia mais

 

Lindbergh cassado de novo

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) teve os direitos políticos cassados pela segunda vez em menos de uma semana por decisão do mesmo juiz. O titular da 7ª Vara Cível da Comarca de Nova Iguaçu-Mesquita, na Baixada Fluminense, Gustavo Quintanilha Telles de Menezes, determinou a suspensão do petista por cinco anos.

O senador e ex-prefeito de Nova Iguaçu (RJ) é acusado de improbidade administrativa. Em outra decisão, o juiz cassou os direitos políticos do petista por quatro anos. Lindbergh foi condenado por ter permitido o uso promocional da própria imagem, em dezembro de 2007 e no primeiro semestre de 2008, quando ocupava o cargo de prefeito de Nova Iguaçu (RJ).

Leia mais

 

Para acabar com a boataria 

O Google anunciou que está trabalhando para refinar o algoritmo para eliminar informações 'não confiáveis', depois que uma matéria britânica mostrou que um site de negação do Holocausto apareceu no topo dos resultados de uma consulta ao gigante da internet.

O Google afirma que o objetivo é fornecer 'resultados confiáveis' para as pesquisas, oferecendo 'uma amplitude de conteúdos diversos de fontes variadas'.

Leia mais

 

Rap no rock 

O rapper Tupac Shakur vai ser incluído no Hall da Fama do Rock and Roll, informaram os organizadores. O reconhecimento é um reflexo da influência dele 25 anos após a morte e da aceitação crescente do hip-hop na música comercial.

A cantora de folk Joan Baez, a banda britânica de rock progressivo Yes, os grupos norte-americanos Pearl Jam e Journey e a banda de rock inglesa Electric Light Orchestra completaram os homenageados em 2017.

Leia mais 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos