Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 09/01, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Violência nos presídios

A empresa que administra o presídio onde aconteceu o massacre de 56 presos no Amazonas, a Umanizzare Gestão Prisional, é ligada ao Grupo Coral, conglomerado que faliu em 2015 e acumula dívidas estimadas em R$ 200 milhões.

Se por um lado este grupo acumula essa dívida milionária, por outro, a Umanizzare ampliou o faturamento entre 2013 e 2016 no Amazonas e recebeu R$ 651 milhões para administrar cinco prisões. O Ministério Público de Contas do Amazonas pediu a suspensão dos contratos da empresa com o governo do Estado por suspeitas de superfaturamento e gestão ineficaz.

Leia mais

 

Mais mortes em presídios

Quatro pessoas morreram em uma rebelião na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, em Manaus, na madrugada de domingo. O local, que ficou fechado por três meses, recebeu detentos depois dos massacres que deixaram 60 mortos em dois presídios.

No total, 284 presos foram transferidos de outras prisões do Estado para o local por medida de segurança.

Leia mais

 

Medidas contra a crise

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, vai se reunir no próximo dia 17 com secretários de Assuntos Penitenciários e de Segurança Pública de Estados e do Distrito Federal para discutir ações para conter a crise no sistema penitenciário do país.

O encontro vai debater medidas imediatas e também a implantação de ações previstas no Plano Nacional de Segurança.

Leia mais

 

Restituições regularizadas

A Receita Federal libera hoje a consulta a um lote de restituições do Imposto de Renda entre 2008 e 2016 de declarações que tinham caído na malha fina e foram regularizadas.

Para saber se teve a restituição liberada é preciso acessar o site da Receita ou o aplicativo para celular. Ainda também é possível fazer a consulta pelo Receitafone, pelo número 146.

Leia mais

 

Ano novo, imposto velho

O ano mal começou, mas já tem imposto para quitar. Quem tem veículos registrados no Estado de São Paulo deve começar hoje a pagar o IPVA de 2017. Os proprietários com placas de final 1 tem de fazer o pagamento da primeira parcela até hoje.

É possível pagar o valor integral, com desconto de 3%. Quem deixar para depois também pode efetuar o pagamento total do imposto sem desconto até 9 de fevereiro.

Leia mais

 

Agora é oficial

O Palmeiras anunciou ontem a contratação de Felipe Melo. O jogador, que estava na Inter de Milão, da Itália, assinou contrato de três anos com o clube.

Além do volante, o Palmeiras já anunciou a contratação de Keno, ex-Santa Cruz, Raphael Veiga, ex-Coritiba, Alejandro Guerra, ex-Atlético Nacional, Hyoran, ex-Chapecoense, e Michel Bastos, ex-São Paulo.

Leia mais

 

Premiados no Globo de Ouro

E La La Land: Cantando Estações bateu o recorde de filme que mais venceu prêmios no Globo de Ouro, com sete estatuetas. O longa venceu as categorias de filme de comédia ou musical, direção, roteiro, atriz, com Emma Stone, ator, com Ryan Gosling, canção original e trilha.

A premiação aconteceu ontem, na Califórnia, nos Estados Unidos. Nas categorias de TV, a Netflix superou a HBO com o prêmio de melhor série de drama para a produção The Crown. Claire Foy, que interpreta a rainha Elizabeth, levou como melhor atriz.

Leia mais

 

Discurso crítico a Trump

E durante o Globo de Ouro, coube a Meryl Streep, a homenageada da noite, dar algum valor histórico à edição 2017 da premiação.

Em discurso comovente, a atriz criticou a xenofobia e as atitudes do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, especificamente quando ridicularizou um jornalista deficiente em um comício. "Esse exemplo dado por uma pessoa tão poderosa dá permissão a outras pessoas para desrespeitar. A violência incita a violência. O desrespeito incita o desrespeito", disse a atriz.

Leia mais

 

 

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos