Topo

Giro UOL traz os destaques da noite desta terça, 10/01, para você; ouça

Lucas Menegale

Do UOL, em São Paulo

10/01/2017 19h36

Diretor afastado

O governo do Estado do Amazonas decidiu afastar o diretor interino do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, José Carvalho da Silva.

Ele foi acusado por dois presos que morreram no massacre do último dia 1º de receber dinheiro da facção criminosa Família do Norte para facilitar a entrada de drogas, armas e telefones celulares na penitenciária. Uma sindicância deve ser aberta para esclarecer o caso.

Leia mais

 

Planalto sem senha

As senhas de todas as redes sociais administradas pelo Planalto foram vazadas acidentalmente no Twitter. O erro aconteceu no perfil Portal Brasil, que postou um link onde estavam as senhas de redes sociais do governo como Facebook, Twitter e Instagram.

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência confirmou que foi erro humano, e não ataque por hackers. Todas as senhas já foram trocadas.

Leia mais

 

Alerta para a saúde

O tabagismo deve matar 8 milhões de pessoas até 2030. O alerta faz parte de um estudo publicado pela Organização Mundial de Saúde.

Cerca de 80% dessas mortes vão acontecer em países de baixa e média renda. Especialistas dizem que o cigarro é a maior causa evitável de morte no mundo.

Leia mais

 

Mercado financeiro

A Bolsa fechou em alta de 0,7%, com 62.131,8 pontos. A alta desta sessão foi influenciada, principalmente, pelo salto de mais de 7% das ações da mineradora Vale.

Já no mercado de câmbio, o dólar ficou quase estável, com leve alta de 0,06%, e está cotado em R$ 3,199.

Leia mais

 

Vendas no varejo

Depois de quatro quedas, as vendas no varejo cresceram 2% em novembro na comparação com outubro. Só que em relação ao mesmo mês de 2015, a taxa caiu 3,5%. As informações são do IBGE.

Para os especialistas, o crescimento foi por causa da antecipação das compras de Natal e deve ser apenas pontual.

Leia mais

 

Atenção ao IPVA

Os donos de carros registrados no Estado de São Paulo já começaram a pagar o IPVA de 2017. Para os veículos com placa de final 2, termina hoje o prazo para pagar a primeira parcela, ou o valor integral com desconto de 3%.

Amanhã é o prazo final para os carros com placar final 3. Na quinta são as placas final 4, e assim sucessivamente.

Leia mais

 

Bom para trabalhar

E a Suíça foi eleita o melhor país para estrangeiro trabalhar. O estudo foi feito pelo banco HSBC.

O ranking mostra que o país vence disparado no quesito salário, oferecendo quase o dobro da média mundial. Em segundo lugar aparece Hong Kong e em terceiro a Índia.

Leia mais

 

Barrados na fronteira

O número de brasileiros detidos pela polícia ao tentarem entrar ilegalmente nos Estados Unidos aumentou depois de Donald Trump vencer a eleição presidencial do país.

Nos últimos dois meses do ano passado, 940 brasileiros foram pegos, uma média de 15,4 detenções por dia. Isso representa um crescimento de 73% em relação ao restante do ano. Os números são da Patrulha da Fronteira dos EUA.

Leia mais

 

Copa do Mundo com 48 seleções

A Fifa oficializou que a Copa do Mundo de 2026 vai ter 48 seleções, e não mais 32. Vão ser 16 grupos com três times cada.

Ainda não foi definido como vai ser feita a divisão das 16 vagas extras entre os continentes.

Leia mais

 

Premiação do cinema

O musical La La Land: Cantando Estações é o grande favorito do Prêmio Bafta, da Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão. A obra tem 11 indicações, incluindo para melhor filme e melhor diretor.

A produção já foi destaque do Globo de Ouro e ganhou sete estatuetas na premiação. O Bafta, que é considerado uma prévia do Oscar, vai acontecer no dia 12 de fevereiro, em Londres.

Leia mais