Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 10/01, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

Crise no sistema prisional

O número de integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) cresceu 1.900% em Roraima em apenas três anos. É o que aponta a Secretaria de Justiça e Cidadania em relatório do dia 4 de janeiro, apenas dois dias antes da chacina que deixou 33 mortos em Boa Vista.

De acordo com o governo, o massacre foi ordenado pelo PCC e oito presos foram identificados como autores da ordem para a chacina. A facção começou a agir no Estado em 2013, com 50 homens. O número saltou para mil em 2016.

Leia mais

 

Disputa pela chefia da Câmara

Adversários de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na disputa pela presidência da Câmara, os deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e Jovair Arantes (PTB-GO) não descartam se unir em torno de uma única candidatura. A eleição vai ser no dia 2 de fevereiro.

Essa seria a estratégia para barrar o crescimento de Maia, favorito inclusive para vencer em primeiro turno. Para evitar a candidatura de Jovair e facilitar a vitória de Maia, o governo federal avalia oferecer a ele o Ministério do Trabalho, atualmente sob o comando de Ronaldo Nogueira (PTB-RS).

Leia mais

 

Falência no Brasil

O número de pedidos de falência no país cresceu 12,2% em 2016. É o segundo ano consecutivo com uma alta de dois dígitos, indica o SCPC Boa Vista. Em 2015, a taxa foi de 16,4%.

Também ocorreu um crescimento de 14,7% nas falências decretadas e de 49,4% nos pedidos de recuperação judicial. O maior número de pedidos de falência no ano passado aconteceu no setor de serviços, com alta de 39%.

Leia mais

 

Frio intenso na Europa

A onda de frio intenso que atinge a Europa desde o fim de semana causou pelo menos 38 mortes, a maioria na Polônia. O país registrou temperaturas de -20°C em algumas regiões.  

Na Sérvia, a temperatura mais baixa foi registrada no domingo, na cidade de Sjenica, com -33°C. A navegação nos rios Danúbio e Sava foi interrompida. Na Turquia, mais de 277 voos foram cancelados ontem no aeroporto de Istambul por causa da neve.

Leia mais

 

Alerta em MG

O Ministério da Saúde anunciou que vai enviar equipes para investigar um aumento de casos de febre amarela em municípios do interior de Minas Gerais.

Em pouco mais de uma semana, 23 casos suspeitos foram notificados em dez cidades do Estado, com 14 mortes registradas. Do total de casos suspeitos, 16 tiveram resultado positivo para a doença.

Leia mais

 

Aumento continua

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) se recusou a receber a notificação de decisão judicial que barra o aumento da tarifa da integração entre ônibus e trilhos em São Paulo.

O governo manteve o reajuste de 14,8% entre ônibus e trens da CPTM e ônibus-metrô. As integrações aumentaram de R$ 5,92 para R$ 6,80, valor acima dos 6,4% da inflação (IPCA) projetada para o ano.

Leia mais

 

Inscrições abertas                                              

A Prefeitura de São Paulo abriu inscrições para quem quiser se apresentar na Virada Cultural de 2017 no site do evento.

As propostas vão ser avaliadas pelos curadores do evento, que está programado para acontecer entre os dias 20 e 21 maio. Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo informou que pretende reservar 70% da programação deste ano a atrações inscritas pelo formulário na internet.

Leia mais

 

Artilheiro fica

O presidente da Ponte Preta, Vanderlei Pereira, frustrou os planos do Corinthians em contar com William Pottker ao recusar uma proposta de 2 milhões de euros feita pelo atacante.

Pereira disse que o jogador só deixa a Ponte com o valor integral da multa, que é de 4 milhões de euros. Ele ainda afirmou que a proposta do Corinthians não é interessante para o clube.

Leia mais

 

 

 

 

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Assine e receba em seu e-mail em dois boletins diários, as principais notícias do dia

UOL Cursos Online

Todos os cursos