Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta segunda, 16/01, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

16/01/2017 07h40

Mais mortes em presídios

O secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Walber Virgulino, diz ser ‘muito difícil o Estado evitar’ mortes de detentos em presídios. A declaração foi feita depois do motim na penitenciária de Alcaçuz, a maior do Estado, durante o fim de semana. O governo estadual confirmou que 26 presos morreram na rebelião.

Nas duas primeiras semanas deste ano o total de assassinatos em presídios pelo Brasil chega a 134 e já equivalem a 36% do total registrado no ano passado.

Leia mais

 

Transferências preventivas 

Depois do motim no Rio Grande do Norte, o governo de Alagoas decidiu transferir 600 detentos para novas penitenciárias. Dos presos transferidos, 500 foram para a nova penitenciária de segurança máxima de Alagoas.

Autoridades alegam que a medida é preventiva e foi tomada após terem identificado ‘anormalidades’ em presídios, mas negam a existência de planos de rebelião.

Leia mais

 

Senadores dobram gastos

Apesar de o Brasil enfrentar uma grave recessão, os senadores dobraram os gastos dos gabinetes em Brasília com combustível, viagens, alimentação e Correios entre 2014 e 2016.

O levantamento foi feito pela própria Casa a pedido da Folha e revela um salto de R$ 2,4 milhões, em 2014, para R$ 4,8 milhões, em 2016.

Leia mais

 

Balanço da Lava Jato

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região, responsável por julgar os recursos de decisões do juiz Sergio Moro na Lava Jato, manteve ou endureceu as penas dos réus em 70% dos casos.

Até o momento, Moro condenou 83 pessoas. Destes, o TRF-4 analisou as apelações referentes a 23 condenados. De acordo com levantamento do jornal Folha de S.Paulo, oito tiveram as penas mantidas, e outros oito, endurecidas. Outros quatro condenados acabaram absolvidos pelo tribunal, enquanto três tiveram as penas diminuídas.

Leia mais

 

Chuva causa morte em SP 

A forte chuva que caiu na região metropolitana de São Paulo no fim da noite de ontem e na madrugada de hoje deixou uma morte e várias áreas alagadas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a morte foi de uma mulher, que teve o carro arrastado pela enxurrada, caindo em um córrego no cruzamento na Rua do Araújo com a avenida Martins Junior Morros, em Guarulhos (SP).

Leia mais

 

Rodízio volta em SP 

O rodízio municipal de veículos na cidade de São Paulo volta a valer a partir desta segunda-feira. Hoje, os carros com placas final 1 e 2 ficam impedidos de trafegar pelo centro expandido da capital paulista entre 7h e 10h, e entre 17h e 20h.

Implementado desde 1997, o rodízio atinge o centro expandido da cidade, região compreendida entre as marginais Pinheiros e Tietê, à oeste e ao norte, e as avenidas Salim Farah Maluf e dos Bandeirantes, à leste e ao sul da cidade.

Leia mais

 

Bellucci fora do Australian Open

O brasileiro Thomaz Bellucci foi eliminado logo na estreia do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano.

O tenista número 1 do Brasil perdeu para o australiano Bernard Tomic, cabeça de chave número 27 do torneio, por 3 sets a 0, parciais de 6-2, 6-1 e 6-4.

Leia mais

 

O fim de uma história 

Depois de 146 anos, o circo Ringling Brothers, o mais antigo em atividade no mundo, vai fechar as portas. De acordo com a empresa responsável pelo circo, a decisão se deve à diminuição da venda de ingressos, somada ao aumento dos custos para manutenção do espetáculo.

O circo norte-americano ainda vai cumprir agenda de apresentações até maio.

Leia mais