Topo

Giro UOL traz os destaques da noite desta segunda, 16/01, para você; ouça

Vinícius Garcia

Do UOL, em São Paulo

16/01/2017 20h12

Tentativa de retomada

O Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio Grande do Norte entrou no presídio de Alcaçuz para tentar retomar o controle do local. A situação continua indefinida e boa parte dos presos ainda está livre dentro de um dos pavilhões da unidade.

Desde a manhã de hoje, existe um clima tenso na penitenciária entre as facções Sindicado do RN e PCC. Os detentos chegaram a ocupar os telhados do presídio.

Leia mais
 

Remédio à base de maconha

A Anvisa aprovou o registro do primeiro remédio à base de maconha no Brasil. É o Mevatyl, indicado para o tratamento de rigidez excessiva dos músculos, relacionada à esclerose múltipla.

O medicamento contém os dois princípios ativos da planta usados medicinalmente. O Mevatyl vai ser vendido com tarja preta e apenas para maiores de 18 anos.

Leia mais
 

Concentração financeira

O Banco do Brasil, o Itaú, a Caixa e o Bradesco têm 72,4% dos recursos das instituições financeiras do país. Em 2000, estes mesmos bancos tinham participação de 50,4%.

O aumento significativo é explicado por operações como a incorporação do HSBC pelo Bradesco e da Nossa Caixa pelo Banco do Brasil. Os dados são relativos a setembro do ano passado e foram divulgados pelo Banco Central.

Leia mais
 

Previsão de queda

Economistas consultados pelo Banco Central reduziram a previsão para a taxa básica de juros, a Selic, para 9,75% no final de 2017.

Já a previsão da inflação caiu de 4,81% para 4,8%. O objetivo do governo é manter a inflação em 4,5% ao ano, mas existe uma tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Leia mais
 

Expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional revisou para baixo as perspectivas para a economia brasileira neste ano. Um dos principais motivos é a incerteza política associada a Donald Trump, que vai assumir a Presidência nos EUA.

O fundo prevê crescimento de 0,2% da economia do país em 2017. A projeção anterior era de 0,5%. A previsão de fechamento do PIB do Brasil em 2016 foi de retração de 3,3% para 3,5%. Os dados oficiais do Produto Interno Bruto ainda não foram divulgados pelo IBGE.

Leia mais
 

Mercado em movimento

A Bovespa fechou em alta de 0,28%, com 63.831,28 pontos. O avanço foi influenciado pela valorização das ações da Vale, da Petrobras e das metalúrgicas e siderúrgicas.

No mercado de câmbio, o dólar teve alta de 0,52%, cotado em R$ 3,238. Este é o segundo avanço seguido da moeda, que subiu 1,45% na última sexta-feira.

Leia mais
 

Ataque no México

Pelo menos cinco pessoas morreram no ataque a uma boate onde acontecia um festival de música em Playa del Carmen, no México.

De acordo com Cristina Torres, prefeita de Solidaridad, cidade à qual pertence Playa del Carmen, um homem armado abriu fogo na discoteca. Quatro pessoas foram presas, mas ainda não é certo se o atirador está entre elas.

Leia mais
 

O retorno de Massa

Durou pouco a aposentadoria de Felipe Massa. Apenas um mês após deixar a Fórmula 1, o brasileiro foi anunciado pela Williams como piloto para a temporada 2017.

A equipe também divulgou a saída de Valtteri Bottas para a Mercedes.

Leia mais
 

Aquarius leva prêmio

A Associação Brasileira de Críticos de Cinema, a Abraccine, anunciou os melhores filmes de 2016. Aquarius, de Kleber Mendonça Filho, ficou com o prêmio de melhor filme nacional.

Já Estado Itinerante, de Ana Carolina Soares, levou a premiação de melhor curta-metragem. Na categoria melhor filme estrangeiro, o vencedor foi Elle, de Paul Verhoeven.
 

Leia mais