Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 17/01, para você; ouça

Thomaz Molina

Do UOL, em São Paulo

Estados querem ajuda

Em meio ao agravamento da crise nos presídios brasileiros, com 134 mortes de detentos em 15 dias, Amazonas, Roraima e Rio Grande do Norte, os três Estados que tiveram massacres neste ano, decidiram pedir uma ação mais ampla do governo federal para controlar a situação, resultado da disputa entre facções criminosas.

A principal reivindicação é a liberação para que a Força Nacional atue diretamente dentro das prisões, e não só do lado externo. Hoje, o presidente Michel Temer se reúne com órgãos de inteligência para tentar combater o crime organizado.

Leia mais

 

Juiz alertou 

O juiz da Vara de Execuções Penais de Natal, Henrique Baltazar, afirmou ao UOL que alertou, em fevereiro de 2015, sobre a situação de superlotação e riscos na penitenciária de Alcaçuz, onde 26 presos foram mortos em rebelião no último sábado (14).

A reunião foi realizada no dia 13 de fevereiro, 44 dias depois de Robison Faria (PSD) tomar posse como governador. A reunião foi noticiada, inclusive, no site do governo do Estado, com a confirmação do alerta de medidas 'urgente' feito ao governador. O juiz Henrique Baltazar afirma que o problema é antigo e foi herdado de outras gestões.

Leia mais

 

Problemas em SP

Inspeções realizadas desde agosto em presídios paulistas constataram, a partir do relato dos detentos, que racionamento de alimentos nas principais refeições do dia e jejuns que podem durar de 12 a 14 horas têm sido problemas tão comuns quanto a superlotação e a falta de médicos nas unidades.

A informação é do Núcleo Especializado de Situação Carcerária da Defensoria Pública do Estado, responsável pelas inspeções. O grupo classificou os problemas como 'barbárie' e os condicionou a um potencial risco de rebeliões nesses locais.

Leia mais

 

Greve de policiais no RJ

Policiais civis do Rio de Janeiro decidiram paralisar o funcionamento de todas as delegacias distritais, delegacias especializadas, unidades administrativas e postos regionais de Polícia Técnica por 72 horas a partir de hoje.

A decisão inclui ainda a decretação de estado de greve durante esse período até o pagamento integral do salário de dezembro, do 13° salário e outros benefícios aos servidores ativos, inativos e pensionistas. Em comunicado, os sindicatos das categorias informam que, caso a reivindicação não seja atendida nesse período, irão decretar greve, com manutenção de apenas 30% do efetivo para realização de serviços essenciais.

Leia mais

 

Restaurante japonês suspeito

A cadeia de restaurantes japoneses Manekineko se tornou alvo de investigações da operação Calicute. O grupo é suspeito de ter participado da rede de lavagem de dinheiro usada, segundo o Ministério Público Federal, pelo ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

A empresa fez, em 2014 e 2015, transferências milionárias para o escritório de advocacia da ex-primeira-dama Adriana Ancelmo, acusado de ser o responsável por lavar parte da propina. Em outra ponta, relatório do Coaf detectou que sócios e funcionários do restaurante foram beneficiários de depósitos em dinheiro feitos por uma das secretárias da ex-primeira-dama. A rede de restaurantes não quis comentar a investigação.

Leia mais

 

Enem mais cedo 

Os estudantes que fizeram o Enem de 2016 vão conhecer o resultado um pouco mais cedo. O Inep, instituto que aplica a prova, antecipou a divulgação para esta quarta-feira. A data inicial estava prevista para a quinta.

Está agendada para o mesmo dia uma coletiva de imprensa, na qual o Ministério da Educação vai divulgar o calendário e as regras do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. O sistema seleciona estudantes para vagas em universidades públicas com base na nota do exame.

Leia mais

 

Corinthians nas quartas da Copinha 

O Corinthians venceu o Internacional por 3 a 1 e está nas quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O time agora tem chance de se vingar da final da edição passada do torneio, já que vai jogar contra o Flamengo.

A partida está marcada para a próxima quinta-feira, às 19h30, e você pode acompanhar pelo aplicativo Placar UOL ou pelo site uol.com.br.

Leia mais

 

Rogerinho avança na Austrália

O brasileiro Rogério Dutra Silva, o Rogerinho, venceu o norte-americano Jared Donaldson de virada por 3 sets a 2 e avançou à segunda rodada do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam do ano.

O tenista, que é o único representante brasileiro na chave de simples, agora vai encarar o francês Gilles Simon. O espanhol Rafael Nadal também estreou com vitória ao bater o alemão Florian Mayer por 3 sets a 0. Na chave feminina, Serena Willians não teve trabalho para eliminar a suíça Belinda Bencic em dois sets.

Leia mais 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos