Giro UOL traz os destaques da noite desta terça, 17/01, para você; ouça

Do UOL, em São Paulo

Intervenção militar em presídios

O governo Michel Temer reconheceu que a crise carcerária no Norte do país atingiu dimensão nacional, e anunciou que vai disponibilizar as Forças Armadas para atuarem dentro dos presídios estaduais.

Segundo o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, o controle foi delegado ao Ministério da Defesa e cada governador precisa solicitar formalmente uma intervenção federal. O ministério vai analisar cada caso.

Leia mais


O muro de Natal

O governo do Rio Grande do Norte anunciou que vai reformar o presídio de Alcaçuz para construir um muro separando as duas facções criminosas que controlam o local: o PCC e o Sindicato do Crime.

De acordo com Wallber Virgulino, secretário de Justiça e Cidadania do Estado, com a superlotação e a atual crise, não é possível fechar uma unidade prisional no Estado.

Leia mais


Boulos preso

A Polícia de São Paulo prendeu na manhã de hoje o coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, Guilherme Boulos. Ele dava apoio a cerca de 700 famílias que foram alvo de uma reintegração de posse de um terreno em São Mateus, na zona leste da capital paulista.

De acordo com a polícia, Boulos foi detido por 'incitação à violência'. O Coordenador do MTST disse que a prisão foi política, e que a polícia agiu de forma violenta na operação.

Leia mais


Bolsa sobe, dólar cai

A Bolsa fechou em alta de 0,82%, com 64.354,65 pontos, o maior nível de fechamento desde 31 de outubro. A alta de hoje foi puxada pelo avanço de mais de 2% das ações do Bradesco e do Itaú Unibanco, além do desempenho positivo dos papéis do Banco do Brasil, da Ambev e de parte das ações da Petrobras e Vale.

O dólar caiu 0,81%, cotado em R$ 3,212, após duas altas seguidas. A sessão foi influenciada pela atuação do Banco Central no mercado de câmbio e também pela queda da moeda americana no exterior.

Leia mais


Pela retomada do crescimento

Em ata do Copom divulgada hoje, o Banco Central declarou que a redução mais intensa na taxa básica de juros deve ajudar na estabilização e retomada da atividade econômica.

Na semana passada, o BC cortou a Selic em 0,75 ponto percentual, para 13% ao ano.  A queda da taxa é vista por economistas como uma das únicas ferramentas do governo para impulsionar a economia.

Leia mais


Seguro-desemprego liberado

O governo anunciou que o dinheiro do seguro-desemprego, que estava atrasado desde o dia 11, foi transferido para a Caixa. Só que o pagamento do benefício vai ser feito de forma escalonada, pelo número do PIS do trabalhador, para evitar filas nas agências.

O governo não informou quantos trabalhadores foram afetados pelo atraso. O motivo da demora alegado pelo Ministério do Trabalho foi o cálculo do reajuste do seguro-desemprego, acompanhando o aumento do salário mínimo.

Leia mais


Brexit confirmado

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou o plano de saída do Reino Unido da União Europeia, seguindo o resultado do referendo feito no ano passado no país.

May confirmou que o Reino Unido vai deixar o mercado único da União Europeia e vai buscar um "ambicioso" acordo de livre comércio com o bloco. Na opinião dela, continuar no bloco deixaria o Reino Unido sujeito às leis da União Europeia, o que impediria o grupo de buscar os próprios acordos comerciais.

Leia mais


A volta do Atari

Lembra da fabricante de videogames Atari? A empresa planeja voltar ao mercado com o lançamento de um novo aparelho em 1º de fevereiro. A marca já tinha anunciado que pretendia voltar à cena com um investimento ligado ao conceito de "internet das coisas".

De acordo com o site oficial, a nova tecnologia vai se chamar GameBand e vai permitir jogar os clássicos jogos de Atari de uma forma diferente. O nome sugere que o aparelho seja um tipo de pulseira inteligente, mas só esperando para saber.

Leia mais


Estava em motel

A Polícia Militar do Estado de Goiás confirmou que o técnico do Atlético Goianiense, Marcelo Cabo, foi encontrado em um motel próximo a uma estrada em Aparecida de Goiânia e não foi vítima de nenhum crime.

Marcelo Cabo foi dado como desaparecido na manhã da última segunda-feira, depois de não aparecer no treino do Atlético-GO. A polícia conseguiu encontrar o treinador graças às informações do taxista que o levou até o motel.

Leia mais


Beleza suspeita

O Brasil pode ficar fora da próxima edição do concurso de beleza Miss Universo. Isso por causa de um processo movido por um casal contra o Grupo Bandeirantes. O cineasta Bruno Azevedo, namorado da candidata Camila Dias Mol, que concorreu ao Miss Sergipe dois anos atrás, acusa o organizador do evento de pedir R$ 10 mil para garantir a vitória de Camila.

A suspeita de um esquema de corrupção fez a Band, que possuía os direitos do Miss Brasil e controlava os concursos estaduais na ocasião, cancelar o resultado e realizar outro concurso no Estado. Mas isso não impediu o casal de procurar a Justiça. Segundo Azevedo, o processo chegou à Justiça americana e a organização do Miss Universo já foi notificada.

Leia mais


Mudança no Barão Vermelho

Roberto Frejat, vocalista e um dos fundadores do Barão Vermelho, anunciou hoje a saída da banda e deve se dedicar à carreira solo.

Quem assume o lugar é o cantor Rodrigo Suricato, da banda Suricato, finalista da primeira temporada do programa Superstar, da TV Globo. A estreia dele nos palcos deve ser em maio.

Leia mais


Quico aposentado?

Carlos Villagrán, o Quico do seriado Chaves, desmentiu os rumores de que deixaria de interpretar o famoso personagem que o tornou conhecido na América Latina.

O sobrinho do ator, Ángel Villagrán, em entrevista para a agência de notícias mexicana Notimex, disse que o tio não passava mais veracidade para as crianças, já que na série ele é um menino e na vida real o ator já está com 73 anos. Mas, na realidade, Carlos Villagrán anunciou que se prepara para o início da turnê El Circo de Kiko.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos