Giro UOL traz os destaques da noite desta quarta, 18/01, para você; ouça

Vinícius Garcia

Do UOL, em São Paulo

Forças Armadas liberadas

Decreto do presidente Michel Temer libera as Forças Armadas para "garantir a lei e a ordem" no sistema penitenciário brasileiro por doze meses. O documento foi publicado hoje no Diário Oficial.

De acordo com o texto, as Forças Armadas vão executar atividades em todos os presídios brasileiros para detectar armas, celulares, drogas e outros materiais ilícitos ou proibidos.

Leia mais
 

Ousadia, diz Temer

O presidente Michel Temer disse hoje que o uso das Forças Armadas para a vistoria de presídios estaduais é "uma ousadia, mas é uma ousadia que o Brasil necessita e que dá certo".

Temer também afirmou que as "Forças Armadas se dispuseram" a fazer o trabalho de varredura no sistema penitenciário.

Leia mais
 

Apartando facções

Policiais da Tropa de Choque entraram hoje na penitenciária de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, para transferir alguns presos. O governo não confirma qual facção vai ser transferida, mas informações extraoficiais apontam para a Sindicato do Crime.

O PCC e o Sindicato do Crime estão em clima de guerra e tomam conta do presídio desde o último sábado.

Leia mais
 

Notas do Enem no ar

O Inep liberou o acesso às notas individuais dos candidatos que fizeram as provas do Enem 2016.

A consulta deve ser realizada no site do Inep, no endereço enem.inep.gov.br. Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição.

Leia mais
 

Ritmo de juros

O Banco Central entrou em um novo ritmo de corte de juros. Foi o que disse o presidente do BC, Ilan Goldfajn. Ele destacou que a redução de 0,75 ponto percentual adotada na última reunião do Copom representa um novo padrão.

Por outro lado, Goldfajn disse que a intensidade dos cortes nos juros básicos pode mudar em função de fatores como expectativas de inflação, projeções e nível da atividade econômica.

Leia mais
 

Mercado financeiro

A Bovespa fechou em queda de 0,32%, com 64.149,57 pontos, depois de duas altas seguidas. A desvalorização de hoje foi influenciada, principalmente, pela queda nas ações da Petrobras e dos bancos.

Já o dólar teve alta de 0,2%, cotado em R$ 3,219. Ontem, a moeda americana caiu 0,81%. A sessão de hoje foi marcada pela atuação do Banco Central no mercado de câmbio.

Leia mais
 

O culpado

O mecânico Erwin Tumiri, um dos seis sobreviventes do voo da Chapecoense, apontou o piloto Miguel Quiroga como o responsável pelo acidente que matou 71 pessoas.

Tumiri disse que a queda foi por falta de combustível e que o capitão é quem se encarrega dessas decisões. Ainda de acordo com o mecânico, ele apenas cumpriu as ordens que foram impostas na hora de encher o tanque de combustível do avião.

Leia mais
 

4G instável

Um relatório da consultoria OpenSignal confirma o que já é conhecido dos brasileiros que usam a internet 4G. O relatório aponta que a rede 4G é conectada em apenas metade das vezes que o usuário tenta navegar na internet.

De acordo com a consultoria, a TIM oferece a melhor rede, com acesso em 59,2% das tentativas de acesso. Em velocidade, a Claro está na primeira posição com média de 19,7 Mbps.

Leia mais
 

Seleção na Arena Corinthians

A CBF divulgou que o jogo entre Brasil e Paraguai pelas Eliminatórias da Copa vai acontecer na Arena Corinthians. A partida está marcada para o dia 28 de março.

Os detalhes sobre a venda de ingressos devem ser divulgados pela CBF nas próximas semanas.

Leia mais
 

Murray avança

Andy Murray, o tenista número 1 do mundo, não teve trabalho para se garantir na terceira rodada do Aberto da Austrália. Ele venceu o russo Andrey Rublev por 3 sets a 0.

O próximo adversário de Murray vai ser o norte-americano Sam Querrey.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos