Giro UOL traz os destaques da noite desta sexta, 20/01, para você; ouça

Vinícius Garcia

Do UOL, em São Paulo

Posse de Trump

Donald Trump é oficialmente o 45º presidente da história dos Estados Unidos. O empresário tomou posse hoje e chegou até a elogiar o ex-presidente Obama ao discursar. Mas depois disse que a "carnificina americana termina agora".

A polícia de Washington informou que cerca de 90 pessoas foram presas nos protestos no dia da posse de Trump.

Leia mais

 

O substituto

Em busca de um substituto para o ministro Teori Zavascki, o presidente Michel Temer começou a avaliar nomes para o cargo que ficou vago no Supremo Tribunal Federal.

O peemedebista recebeu o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, e a ministra da Advocacia-Geral da União, Grace Mendonça. Os dois estão cotados para a posição.

Leia mais
 

Atraso na Lava Jato

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, reconheceu que a morte do relator do processo da Lava Jato, Teori Zavascki, deve atrasar as homologações das delações na operação.

Padilha disse que Michel Temer vai indicar um novo ministro com a "maior brevidade possível". Ele afirmou ainda que não vai haver constrangimento de Temer. Isso porque o presidente deve ser citado no processo.

Leia mais
 

As outras vítimas

Maria Hilda Panas Helatczuk, de 55 anos, e a filha dela, Maíra Panas, de 23, são as duas mulheres que morreram no voo que vitimou também o ministro do STF Teori Zavascki.

Ao todo, morreram cinco pessoas na tragédia que aconteceu na tarde de ontem em Paraty (RJ). Maíra trabalhava havia seis meses como massoterapeuta do empresário Carlos Alberto Filgueiras, dono do Hotel Emiliano, uma das vítimas do acidente.

Leia mais
 

Maia proibido

A Justiça de Brasília proibiu o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), de concorrer à reeleição ao mandato. Para a corte, Maia vai violar a Constituição caso se candidate a um segundo mandato consecutivo dentro da mesma legislatura.

O deputado criticou a decisão e disse que vai recorrer.

Leia mais
 

Desemprego em 2016

O Brasil fechou cerca de 1,3 milhão de vagas de trabalho com carteira assinada em 2016. Esse é o segundo ano de queda. Em 2015, 1,5 milhão de vagas foram perdidas.

No ano passado, em todos os meses o saldo de demissões foi maior que o de contratações. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

Leia mais
 

Balanço da semana

A Bovespa fechou em alta de 0,89%, com 64.521,18 pontos. A Bolsa encerra a semana com valorização de 1,37%.

E em dia de posse de Trump, o dólar teve queda de 0,55%, cotado em R$ 3,182. Essa é a segunda baixa seguida da moeda americana, que termina a semana com queda de 1,21%.

Leia mais

 

Liberação do FGTS

Os 10,1 milhões de trabalhadores que possuem saldo em contas inativas do FGTS vão poder sacar os recursos a partir de março. É o que informa o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha.

A ordem dos saques deve ser baseada no mês de aniversário do trabalhador. A Caixa propôs que a retirada seja feita até julho.

Leia mais
 

Check-in no Facebook

No dia 25 de janeiro, os museus de São Paulo que são administrados pelo governo do Estado vão participar de um esquema que libera a entrada em troca de um check-in no Facebook.

A promoção é válida para quem decidir passear por mais de um museu no dia em que se comemora o aniversário da capital paulista.

Leia mais
 

Oscar na NBA

Oscar Schmidt finalmente vai jogar na NBA. Não se sabe ainda o formato da homenagem, mas o astro do basquete brasileiro vai jogar cerca de 5 a 10 minutos com o Brooklyn Nets antes da partida contra o Cleveland Cavaliers.

A partida vai acontecer no próximo dia 27. A informação é do blog Bala na Cesta, do UOL.

Leia mais
 

Polêmica no cinema

A Universal Pictures anunciou que a pré-estreia do filme Quatro Vidas de Um Cachorro foi cancelada. Um vídeo das filmagens que vazou na internet mostra um cachorro sendo forçado a entrar na água.

A pré-estreia aconteceria em Los Angeles. A estreia do filme continua marcada para o dia 27 de janeiro, nos EUA.

Leia mais

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos