Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 24/01, para você; ouça
Gravações do avião de Teori
A gravação de áudio do avião em que voava o ministro Teori Zavascki indica, segundo peritos da Aeronáutica, que não houve relato de problemas na aeronave antes da queda em Paraty. Em uma conversa, o piloto diz que vai esperar a chuva diminuir antes de pousar. Pouco depois, a gravação teria sido interrompida, segundo análises preliminares.
O conteúdo da gravação ainda não foi divulgado. A Justiça Federal decretou sigilo sobre as investigações.
Futuro da Lava Jato
Cármen Lúcia, presidente do STF, começou ontem a consultar os demais ministros do tribunal sobre a definição do novo relator da Lava Jato.
Além disso, Cármen Lúcia também se reuniu com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Oficialmente, ele foi "prestar condolências" à presidente da Corte. Nos bastidores, Janot tem revelado preocupação com o futuro da operação Lava Jato.
Tentando controlar Alcaçuz
Após dez dias de conflitos entre facções, o governo do Rio Grande do Norte anunciou ontem o reforço de 70 agentes penitenciários no presídio de Alcaçuz. Os detentos continuam sem controle dentro da penitenciária. No dia 14 de janeiro houve um massacre com pelo menos 26 presos mortos.
O governo informou que vai terminar a construção de um muro no pavilhão 5 para separar facções. Também disse que será construída uma cerca com sistema de alarme para evitar a entrada de armas.
Voos mais baratos
O ministro dos Transportes, Portos e Aviação, Maurício Quintella, afirmou em entrevista ao UOL que as novas regras para o transporte aéreo poderão ser revistas se os preços das passagens não caírem. Entre as novas normas está o fim da franquia obrigatória de bagagem. A medida abre caminho para as companhias aéreas cobrarem pelas malas despachadas.
O ministro afirmou que a medida faz parte de um pacote de ações para aumentar a concorrência entre as empresas.
Luz no fim do túnel
Depois de dois anos no negativo, os reajustes salariais deverão voltar a levar vantagem sobre a inflação em 2017, preveem economistas.
A melhora começou em 2016 e deve se estabilizar neste ano. No início de 2016, 7 em cada 10 categorias tiveram reajustes abaixo da inflação. Já em novembro, 3 em cada 10 categorias não tinham aumentos reais (acima da inflação).
Reajuste para alguns professores
Para se adequar à Lei do Piso dos Professores, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou um reajuste salarial a 18,3 mil professores que recebiam abaixo do que manda a legislação federal.
Esses professores representam 8,5% do total de profissionais do Estado. A categoria está sem reajuste salarial desde 2014.
Novo chefão da F-1
Após a confirmação da saída de Bernie Ecclestone depois de mais de 40 anos como o chefão da Fórmula 1, os novos donos da categoria confirmaram o nome de Ross Brawn como sucessor.
O ex-dirigente de Benetton, Ferrari, Honda, Brawn GP e Mercedes, contudo, não será tão poderoso quanto o britânico e dividirá o comando da categoria com Sean Bratches.
Os piores do cinema
Zoolander 2, com nove indicações, e Batman vs Superman: A Origem da Justiça, com oito, chegam como favoritos para a 37ª edição dos prêmios Framboesa de Ouro, o "anti-Oscar" de Hollywood.
Os "vencedores" das categorias de piores do ano serão divulgados em 25 de fevereiro, o dia anterior à cerimônia do Oscar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.