Topo

Giro UOL traz os destaques da noite desta quinta, 26/01, para você; ouça

Do UOL, em São Paulo

26/01/2017 20h13

Eike na lista da Interpol

O nome de Eike Batista foi incluído na lista de criminosos mais procurados do mundo da Interpol (Polícia Internacional). O empresário teve a prisão preventiva decretada na operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato, mas não foi encontrado na manhã de hoje. O advogado de Eike disse que ele estava viajando e que se entregaria, mas a Polícia Federal o declarou formalmente como foragido.

Além de Eike, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e mais sete pessoas tiveram prisão preventiva decretada pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio. Eles são acusados de integrar um esquema de corrupção durante o governo de Cabral.

Leia mais


Fim de Alcaçuz

O governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, disse que a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal, vai ser desativada “em breve”. Segundo ele, o fechamento depende da construção de novas prisões nos municípios de Ceará-Mirim, Afonso-Bezerra e Mossoró.

O presídio de Alcaçuz foi palco de uma rebelião no último dia 14 que deixou 26 presos mortos e pelo menos 56 foragidos.

Leia mais


Falha na saúde

Cidades de Minas Gerais que estão há quase uma década na área onde a vacinação contra a febre amarela é recomendada pelo Ministério da Saúde ignoraram evidências sobre o avanço da doença no país e deixaram metade da população do Estado exposta ao vírus. Só 49,7% da população do Estado foi imunizada nos últimos dez anos, período de validade da vacina.

O alto índice de pessoas suscetíveis à doença é uma das explicações para o surto no Estado, que tem a maior parte dos registros de febre amarela no Brasil. Desde o início deste ano, são 69 casos e 38 mortes em 18 municípios. Existem ainda 397 pacientes sendo analisados.

Leia mais


Mercado financeiro

A Bolsa emendou a quarta alta seguida e fechou com valorização de 0,53%, com 66.190,62 pontos. Esse é o maior nível de fechamento desde 26 de março de 2012. O avanço foi influenciado, principalmente, pelo desempenho positivo dos bancos. Só a ação do Banco do Brasil saltou mais de 6%. Já as ações da Petrobras e da mineradora Vale caíram.

O dólar subiu 0,28%, cotado em R$ 3,18. O dia foi marcado por nova atuação do BC brasileiro no mercado de câmbio e pelo avanço da moeda no exterior.

Leia mais


Mudança no rotativo

O Conselho Monetário Nacional divulgou novas regras para os juros do rotativo do cartão de crédito. Se o consumidor não pagar o valor total devido, depois de um mês, o banco deve apresentar uma proposta de parcelamento dessa dívida com condições mais vantajosas para o cliente. Os bancos e instituições financeiras têm até 3 de abril para se adequar às novas regras.

Atualmente, se o consumidor paga só uma parte do valor devido, o restante é jogado para o mês seguinte, com cobrança de juros altos. Isso acontece sucessivamente, com a cobrança de juros sobre juros, de modo que a dívida acaba virando uma "bola de neve". Em dezembro, a taxa de juros do rotativo do cartão de crédito subiu para 484,6% ao ano.

Leia mais


De olho na conta de telefone

As ligações feitas de telefone fixo para celulares vão ficar mais caras a partir da próxima semana. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) autorizou que as operadoras façam um reajuste médio de 1,33%.

As prestadoras são obrigadas a fazer uma grande divulgação do aumento nas cidades onde atuam pelo menos dois dias antes de aumentar a taxa.

Leia mais


Risco de calote

A agência de classificação de risco Fitch manteve a nota de crédito da Petrobras em "BB". Essa nota considera que existe risco de calote da empresa e, por isso, ela não recebe o selo de boa pagadora.

A agência também divulgou que a perspectiva é negativa, o que significa que a nota pode ser rebaixada ainda mais. A Petrobras perdeu grau de investimento da Fitch em dezembro de 2015.

Leia mais


Assentos livres

O número de passageiros transportados pelas companhias aéreas no país diminuiu 7,8% no ano passado na comparação com 2015, informou a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Ao todo, as empresas transportaram 88,7 milhões de passageiros, contra 96,2 milhões registrados em igual período do ano anterior. Essa é a primeira vez em dez anos que o país tem queda no número de passageiros em voos domésticos.

Leia mais


Tensão na fronteira

O presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, cancelou a visita que faria aos EUA, depois que o presidente Donald Trump anunciou a construção de um muro entre os dois países e disse que o México iria pagar por ele.

Trump havia dito no Twitter que Peña Nieto deveria cancelar a visita a Washington se não estivesse disposto a pagar pelo muro.

Leia mais
 

'Ele não vai nos dividir'

O ator americano Shia LaBeouf, astro da franquia Transformers, foi preso depois de se envolver em uma briga na frente do Museu da Cidade de Nova York. Ele protestava no local desde o dia da posse do presidente Donald Trump, dançando e cantando a frase "ele não vai nos dividir" diante de uma câmera que fazia transmissão ao vivo.

O ator planejava manter a performance durante os quatro anos de governo Trump nos EUA.

Leia mais


Decisão entre irmãs

A final feminina do Aberto da Austrália vai ser entre as irmãs Serena e Venus Williams. Com isso as tenistas americanas vão reeditar a final de 2003 do torneio australiano, que na ocasião foi vencido por Venus.

Vai ser a nona vez que as irmãs se enfrentam na final de um dos quatro torneios de Grand Slam. Desde 2009, em Wimbledon, que Serena e Venus não faziam uma decisão de torneio deste nível.

Leia mais