Topo

Giro UOL traz os destaques da manhã desta terça, 31/01, para você; ouça

Ligia Gauri

Do UOL, em São Paulo

31/01/2017 08h01

Rumos da Lava Jato

E depois da homologação do acordo de delação da Odebrecht, quais os próximos passos da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal? A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, quer fazer um sorteio entre os ministros para decidir quem vai assumir a relatoria da investigação.

E esse relator vai poder escolher entre manter ou não o sigilo dos depoimentos dos 77 executivos e ex-executivos da empresa. A retirada do sigilo já gera medo no Planalto e no Congresso Nacional porque pode citar vários políticos. Os nomes que podem ser escolhidos como relator são os dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello.

Leia mais

 

Eleição no Senado nesta quarta

E hoje vai acontecer a eleição para o cargo de presidente do Senado Federal. Apoiado pelo governo e até pela oposição, o senador Eunício Oliveira é o favorito. Se ele for eleito, o PMDB vai completar 12 anos no comando da Casa.

A principal razão para o monopólio do partido na chefia do Senado é o fato de o PMDB ter a maior bancada, com 19 senadores, seguido do PSDB, com 11, e do PT, com 10.

Leia mais

 

Trump no poder

O presidente norte-americano, Donald Trump, demitiu na noite de ontem a procuradora-geral interina, Sally Yates. Ela declarou que o Departamento de Justiça não defenderia a proibição da entrada de refugiados e de pessoas de sete países de maioria muçulmana nos Estados Unidos.

Em nota oficial de tom agressivo, a Casa Branca afirma que a procuradora “traiu o Departamento de Justiça ao se recusar a garantir a aplicação da ordem legal para proteger os cidadãos dos Estados Unidos”.


Leia mais

 

Surto de febre amarela

O Brasil já soma 120 casos confirmados de febre amarela, incluindo 47 mortes, segundo dados do Ministério da Saúde. O número representa um aumento de 19% em relação à última semana, que teve 101 registros da doença.

Até agora, quatro estados tiveram casos suspeitos: Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e São Paulo.

Leia mais

 

Pedido de liberdade

Um advogado de Caruaru (PE) entrou com um pedido de habeas corpus ontem (30) em favor do empresário Eike Batista, que foi preso pela Polícia Federal. O pedido foi encaminhado à 7ª Vara Federal Criminal do Rio e ainda não foi analisado.

 José Antonildo Alves de Oliveira não representa o empresário nem o conhece pessoalmente, apenas teve contato com ele por Twitter. Segundo o advogado, o pedido foi feito após uma "análise técnica" sobre a decisão de prisão de Eike.

Leia mais

 

Prisões prorrogadas

A Justiça do Rio de Janeiro prorrogou por mais 30 dias as prisões temporárias de Françoise de Souza Oliveira, Sérgio Gomes Moreira Filho e Eduardo Moreira Tedeshi.

Os três foram indiciados pela morte do embaixador grego no Brasil, Kyriakos Amiridis, no fim do ano passado. O crime ocorreu na noite do dia 26 de dezembro, na casa da vítima, em Nova Iguaçu (RJ).

Leia mais

 

São Paulo vende revelação

O São Paulo acertou a venda do atacante David Neres ao Ajax, da Holanda, por 15 milhões de euros. Na negociação, o clube paulista ainda ficará com 20% dos direitos do jogador.

Destaque da base, Neres foi promovido ao elenco profissional no ano passado, mas não chegou a treinar com o time em 2017 por estar com a seleção brasileira que disputa o Sul-Americano Sub-20, no Equador.

Leia mais

 

Filmes brasileiros em alta

Os brasileiros viram mais filmes nacionais em 2016 em relação ao ano anterior. A venda de ingressos para estas produções subiu para 16,5% do total contra os 13% de 2015. As informações são da Ancine.

O total de ingressos vendidos para títulos brasileiros atingiu a marca de 30,4 milhões. Este é o melhor resultado desde 1984.

Leia mais

 

Receba o Giro UOL por e-mail

Em duas edições diárias, um resumo das notícias mais importantes para começar e terminar o seu dia. É grátis!

Envie um e-mail para uolnoticias@uolrelacionamento.com.br com a frase Quero receber o Giro UOL no campo Assunto/Subject e pronto!