Veja o que foi notícia no Brasil e no mundo durante feriado de Páscoa

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Depoimento de Marcelo Odebrecht sobre como funcionava relação com políticos marcou o feriadão

    Depoimento de Marcelo Odebrecht sobre como funcionava relação com políticos marcou o feriadão

Se você viajou ou apenas "se desligou" do noticiário no feriado prolongado da Páscoa, talvez não tenha acompanhado, entre outras coisas, a grande repercussão da lista do relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, que levou até mesmo o presidente Michel Temer a se pronunciar sobre o assunto.

Além disso, a tensão internacional cresceu devido a um teste de mísseis (fracassado) na Coreia do Norte, um grande atentado na Síria e um disputado referendo na Turquia para a reforma que reforça os poderes do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan,. Veja abaixo um resumo destes e outros assuntos.

Lava Jato: Temer se defende, Odebrecht entrega papéis

WERTHER SANTANA/ESTADÃO CONTEÚDO

O presidente Michel Temer (PMDB) afirmou no sábado (15) que achou "desagradável" e "muito constrangedor" ter sido citado pelo ex-executivo da Odebrecht Rogério Santos de Araújo nas delações firmadas com a PGR (Procuradoria Geral da República) e das quais o sigilo foi levantado, esta semana, pelo relator dos processos da operação Lava Jato no STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Edson Fachin. Em paralelo, ex-executivos da Odebrecht apresentaram contratos fictícios, comprovantes de transferências, extratos bancários, registros telefônicos e outros documentos para corroborar parte das acusações feitas nos depoimentos prestados nos acordos de delação premiada. São citados na lista de Fachin oito ministros do governo Temer, 24 senadores, 39 deputados federais, um ministro do Tribunal de Contas da União, três governadores e 23 outros políticos e autoridades.

Homofobia em Curitiba

Arquivo pessoal

O casal João Pedro Schonarth e Bruno Banzato foi surpreendido na quinta-feira (13) por panfletos com mensagens homofóbicas espalhados pela vizinhança, inclusive divulgando o novo endereço do casal, em um bairro de Curitiba. Os folhetos, ilustrados com fotos genéricas de casais gays, anunciam que a rua será mais "alegre", que a visão do casal irá "inspirar e influenciar toda a vizinhança"  e "se fazem isso em público, imaginem o que fazem quando estão a sós". Em poucas horas, o relato viralizou e foi organizado um evento em solidariedade a eles na região, que ocorreu no sábado (15), com a presença de cerca de 300 pessoas. 

A "mãe de todas as bombas"

Eglin Air Force Base via AP

Um ataque realizado na quinta-feira (13) pelos Estados Unidos com a chamada "mãe de todas as bombas" matou 94 combatentes e destruiu uma base do grupo extremista Estado Islâmico no Afeganistão. Esta foi a primeira vez que esta arma foi usada em combate. Seu poder explosivo só fica atrás ao de uma bomba nuclear, como as usadas no Japão no fim da Segunda Guerra. O ministro da Defesa afegão disse que nenhum civil foi atingido pela explosão, que destruiu uma rede de túneis e cavernas de 300 metros de extensão e armamentos.

Coreia do Norte testa míssil

Ahn Young-joon/AP

A Coreia do Norte tentou testar, na manhã de sábado (15), um tipo de míssil não identificado a partir de Sinpo, na costa leste norte-coreana, mas o lançamento fracassou, segundo o Ministério da Defesa sul-coreano. A Coreia do Norte já conduziu cinco testes nucleares e uma série de lançamentos de mísseis. A análise de imagens de satélite sugere que o país pode estar se preparando para um sexto teste nuclear. O lançamento ocorre em meio a intensas trocas de farpas entre o regime norte-coreano e o governo dos EUA, com ameaças mútuas de ataques.

Modelo político da Turquia em jogo

Kayhan Ozer/Presidential Press Service, Pool Photo via AP

Os resultados parciais do referendo sobre a reforma que pode substituir o modelo parlamentar da Turquia por um presidencial com vastos poderes para o atual mandatário do país, o islamita Recep Tayyip Erdogan, davam neste domingo (16) a opção 'sim' como vencedora após uma disputa apertada. Depois da apuração de 99% das urnas, o 'sim' lidera com 51% a favor, frente a 49% para o 'não'. O resultado redefinirá as relações da Turquia com a UE (União Europeia). A oposição diz que contestará o resultado.

Morte de juiz no RS

Inácio do Canto/Arquivo/Secom-TRT4

O juiz do trabalho Cláudio Roberto Ost, 50, foi assassinado na manhã do sábado (15), em Porto Alegre, em frente ao filho de nove anos. Ost deixava a casa da namorada, uma jovem de 25 anos, no bairro Aberta dos Morros, na zona sul, quando recebeu cinco tiros. Segundo a polícia, o principal suspeito é um adolescente de 17 anos, ex-namorado da companheira do magistrado. A polícia busca o rapaz, que fugiu após o assassinato.

Morre a mais velha do mundo

Alessandro Garofalo/ Reuters

A italiana Emma Morano, a última sobrevivente conhecida dos anos 1800 e supostamente a mulher mais velha do mundo, morreu no sábado (15) em sua casa em Verbania, aos 117 anos, segundo a imprensa local. "Ela teve uma vida extraordinária e sempre nos recordaremos de sua força por seguir adiante", declarou o prefeito de Verbania, citado pela imprensa.

Ataque suicida na Síria

Sana Handout/LUSA

Ao menos 125 sírios, incluindo 68 crianças, que estavam sendo evacuados das localidades sitiadas e leais ao regime morreram e centenas ficaram feridos no atentado com uma caminhonete-bomba realizado no sábado (15) contra um comboio de ônibus, um dos ataques mais violentos em mais de seis anos de guerra no país. Um suicida explodiu sua caminhonete-bomba contra um comboio de ônibus que transportavam os habitantes retirados de Fua e Kafraya, localidades leais ao regime assediadas pelos rebeldes na província de Idlib.

Papa condena matança no Oriente Médio

Tiziana Fabi/AFP

O papa Francisco implorou pela paz no Oriente Médio e na Síria, onde "reinam o horror e a morte", em sua tradicional bênção "Urbi et Orbi" do domingo de Páscoa (16). Ante milhares de fiéis na praça de São Pedro do Vaticano, o papa rogou a Deus que "conceda a paz a todo o Oriente Médio" e ajude "a quem trabalha ativamente para levar alívio e consolo à população civil da Síria, vítima de uma guerra que não cessar de semear horror e morte". Francisco denunciou "o vil ataque" ocorrido no sábado contra civis.

População dos EUA pede imposto de renda de Trump

Kena Betancur/AFP

Milhares de pessoas saíram às ruas no sábado (15) para uma manifestação em diversas cidades nos EUA exigindo a divulgação das declarações de impostos do presidente Donald Trump, contestando a alegação de que o público não se importa com o assunto. Organizadores da "Marcha do Imposto" querem chamar a atenção para a recusa de Trump em revelar seu histórico fiscal, como seus predecessores da Casa Branca fizeram por mais de 40 anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos