UOL TAB é premiado por reportagens sobre tortura e exclusão alimentar

Duas reportagens publicadas pelo UOL TAB foram premiadas em novembro e dezembro em diferentes segmentos jornalísticos.
A reportagem “O Mapa da Morte” ficou em primeiro lugar no Prêmio Direitos Humanos em Jornalismo na Categoria Especial. O prêmio é concedido pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Seção Rio Grande do Sul e pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos. O conteúdo foi produzido pela agência Eder Content e editado e finalizado em parceria com o UOL TAB, que o publicou em janeiro de 2017.
Formatada como uma série de três capítulos, a reportagem foi ao ar entre os dias 16 e 18 de janeiro de 2017. A edição revela cárceres clandestinos usados pela repressão durante a ditadura no Brasil para interrogar, torturar e assassinar opositores do regime militar. São locais cujos endereços ficaram ocultos por décadas e que não fazem parte dos registros oficiais de prisão e morte de presos políticos.
A produção levou um ano e envolveu uma equipe de mais de 10 pessoas entre jornalistas, designers e videomakers que recuperaram balanços, endereços, imagens, testemunhos e depoimentos de sobreviventes de tortura nesses aparelhos, além de produzirem e editarem vídeos e infográficos.
Outra edição condecorada foi a reportagem “Deserto Alimentar”, que levou Menção Honrosa na 20º Troféu São Paulo Capital da Gastronomia na categoria Reportagem de Gastronomia Publicada na Internet. O prêmio é concedido pela Câmara Municipal de São Paulo para discutir e incentivar a gastronomia paulistana.
“Deserto Alimentar” foi uma coprodução do UOL TAB e da agência Énois Inteligência Jovem. A reportagem, publicada em 15 de maio de 2017, fala sobre a falta de acesso à comida saudável que atinge a população residente em áreas mais pobres de São Paulo – além de possíveis questões econômicas, a distância geográfica de pontos de venda de alimentos frescos é também mais uma barreira imposta pela desigualdade social brasileira.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.