Topo

A década das cotas

Estudantes negros, aluno negro, faculdade, universidade, ensino superior, lei de cotas - iStock
Estudantes negros, aluno negro, faculdade, universidade, ensino superior, lei de cotas Imagem: iStock

Do Núcleo de Diversidade

29/03/2022 10h00

Esta é a versão online para a edição desta terça-feira (29/03) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

A Lei 12.711/12, mais conhecida como Lei de Cotas, completa uma década neste ano. Desde 2013, ela tem estabelecido no Brasil a reserva de percentual de vagas em instituições de ensino federais para grupos historicamente excluídos desses espaços — candidatos negros, indígenas, estudantes de escola pública e pessoas com deficiência e de baixa renda.

Prestes a passar por revisão no Congresso, a lei é considerada entre seus defensores uma peça-chave na mudança do perfil de estudantes das universidades públicas brasileiras. Mas como ela funciona na prática? Qual o impacto da Lei de Cotas na educação? Ecoa conversou com especialistas para explicar essas e outras questões sobre o assunto.

***

PARA O MUNDO OUVIR... A coordenadora-geral da ONG Criola Lúcia Xavier participou da 49ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta segunda (28). O objetivo da ativista foi denunciar as condições da população negra no país, principalmente das mulheres negras. Além de Xavier, mais três ativistas participam da cerimônia, que escutou lideranças negras: o estadunidense Manjusha Kulkarni, o sul-africano May Kluk e o inglês Joshua Castellino.

***

AMEAÇA... O escritor Jeferson Tenório, vencedor do Prêmio Jabuti 2021 com "O Avesso da Pele", denunciou ataques e ameaças de morte que recebeu nas redes sociais depois de palestrar em uma escola de Salvador (BA). O escritor também informou que registrou boletins de ocorrência para a apuração do caso.

***

PROCON RACIAL... A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor paulista inaugurou na Universidade Zumbi dos Palmares o 1º posto físico do Procon Racial. A iniciativa receberá denúncias de clientes que tenham sido vítimas de discriminação racial em estabelecimentos comerciais, como abordagens e revistas indevidas, acusações de roubo ou intimidação e constrangimento. O projeto foi criado após uma série de repercussões de casos de discriminação racial pelo país.

***

EM CASA... A estudante Anna Beatriz Nascimento, que foi esfaqueada por um colega de sala dentro da escola particular em que estuda, na cidade de São Paulo, recebeu alta do hospital após dias internada. Em entrevista, ela disse que a situação vivida foi "desesperadora" e que não percebeu que tinha sido perfurada pelo objeto cortante na hora do ataque.

***

CARNAVAL... Thay Magalhães e Mayara Lima, rainha e princesa da Tuiuti, dizem não existir rivalidade entre elas e que o clima é de amizade. Mas, nas redes sociais, o assunto tem rendido muitos comentários depois de um vídeo publicado em que as duas aparecem em um dos ensaios da escola: a princesa foi aclamada rainha extraoficial pelos torcedores e, a rainha, acusada de comprar o posto que ocupa.

***

DANDO A LETRA

Anielle Franco - Divulgação - Divulgação
A jornalista Anielle Franco
Imagem: Divulgação

Temos a tarefa de estimular que a nossa juventude vá votar e esteja à frente dos processos de transformação para os próximos anos.

Anielle Franco, jornalista, escritora e diretora do Instituto Marielle Franco

Em Ecoa, Anielle Franco fala sobre a responsabilidade de incentivar a juventude a tirar o título de eleitor e Milo Araújodicas aos ciclistas iniciantes.

Em Notícias, André Santana analisa a batalha entre Anitta x Bolsonaro e questiona se este tipo de embate que se dá nas redes sociais vai engajar adolescentes em eleições. Ronilso Pacheco explica por que o ministro da Educação, Milton Ribeiro foi abandonado por correntes evangélicas em disputa. Já Chico Alves relata que ao seguir conselhos do Centrão, Bolsonaro diminui distância para Lula e que o atual presidente é rei da campanha antecipada.

Em TAB, Michel Alcoforado analisa o que a polêmica sobre o bloqueio do Telegram nos ensina sobre liberdade.

Em VivaBem, Alexandre da Silva questiona: Por que desaposentar? A condição de quem volta para o jogo do 'trabalho'.

Em Esporte, Tinga aponta que, cobiçado por gigantes europeus, Raphinha pode chegar ao ápice no Barça.

***

PEGA A VISÃO

Joice Berth - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Joice Berth é a terceira convidada desta temporada de "E Aí, Beleza". Arquiteta e pensadora do feminismo negro, ela fala de empoderamento
Imagem: Reprodução/Instagram

Temos que entender que não é a aparência que nos valida como ser humano produtivo ou capaz. A gente se empodera nas nossas possibilidades.

Joice Berth, arquiteta e autora do livro 'Empoderamento'

A pensadora contemporânea do feminismo negro Joice Berth, em entrevista à maquiadora Fabi Gomes, defende que o termo empoderamento tem uma conotação política e geralmente se refere a uma atitude individual que faz com que uma pessoa se 'desamarre' de um hábito ou pensamento para fortalecer a própria voz, imagem e ideia.

Para a autora, as estratégias de transformar o empoderamento feminino em um conceito ligado à imagem é algo proposto pelo mercado — que, ao mesmo tempo, oprime as mulheres com a ideia do "padrão de beleza".

***

SELO PLURAL

Papo Preto - Arte UOL - Arte UOL
podcast papo preto alma preta yago rodrigues imagem representativa
Imagem: Arte UOL

No episódio #36 do Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversou com a sócia e diretora do Alma Preta Jornalismo, Elaine Silva, e com o coordenador de comunicação, Vinícius de Araújo, para discutir a importância das cotas raciais.