Topo

Martinho da Vila é homenageado com samba enredo pela Unidos de Vila Isabel

Martinho da Vila - Leo Aversa/Divulgação
Martinho da Vila Imagem: Leo Aversa/Divulgação

Do Núcleo de Diversidade

22/04/2022 10h00

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (22/04) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

O carnaval deste ano será muito especial para o cantor e compositor Martinho da Vila. Com o samba enredo "Canta, Canta, Minha Gente! a Vila é de Martinho!", do carnavalesco Edson Pereira, a escola Unidos de Vila Isabel presta sua homenagem ao sambista no encerramento dos desfiles do grupo Especial na Sapucaí, no domingo (24).

Vai ser engraçado cantar um samba que fala de mim mesmo. Eu não costumo ser ansioso, mas confesso que o coração está batendo mais apertado. Acho que no dia estarei ainda mais. Quero que chegue logo. Sem superstição, sem nada. Quero entrar, sorrir para as pessoas, desfilar e depois abraçar todo mundo".
Martinho da Vila, cantor, compositor e escritor

***

CARNAVAL... A história da passista que ficou famosa nas redes sociais pelas lentes do fotógrafo Rafael Catarcione ao sambar sozinha na Sapucaí teve um final de conto de fadas. A catadora de materiais recicláveis, Adriana Salles, 36, mãe de três filhos e moradora do Morro da Providência, no Centro do Rio, foi convidada pela Império da Tijuca para desfilar no setor que exalta a presença negra na cultura e na arte brasileira.

CARNAVAL II... Rainha de bateria da Viradouro, a atriz Erika Januza anseia representar "várias mulheres negras" na Sapucaí. A atriz falou ao Universa sobre sua relação com o corpo, como demorou para aceitar seus cabelos naturais e autoestima.

***

ATO HERÓICO... O bodyboarder Renan Souza, conhecido como o Biruleibe da Rocinha, ganhou fama de "herói", depois de resgatar um salva-vidas do Corpo de Bombeiros. O caso ocorreu após o salva-vidas 'Bigodinho' ficar preso embaixo da água durante uma competição em uma praia no Rio de Janeiro. Souza viu o profissional se afogando e imediatamente correu para a água para salvá-lo. O episódio foi gravado por testemunhas e compartilhado em redes sociais.

***
EQUIDADE RACIAL..
.A Amazon passará por auditoria racial liderada pela ex-procuradora dos EUA, Loretta Lynch. A multinacional de tecnologia concordou em passar por revisão independente de equidade racial para verificar se seus negócios causam e perpetuam discriminação. A inspeção medirá quaisquer impactos raciais díspares nos funcionários horistas da empresa nos Estados Unidos, resultantes de políticas, programas e práticas.

***
CRÍTICA...
O comediante Paulo Vieira ironizou a falta de diversidade no quadro de diretores da Globo em seu quadro "Big Terapia", no BBB 22. Ele comparou a casa do reality à direção da emissora por ser composta só por homens mas, em seguida, diferenciou os ambientes ao apontar também a falta de negros na alta cúpula do canal. "E esse 'Big Brother agora? Tá parecendo reunião de diretores da Globo, só tem homem. Se bem que a gente sabe que não é, porque no 'Big Brother' ainda tem dois pretos", concluiu.

***

DANDO A LETRA

Cris Guterres - NathalieBohm/TV Cultura - NathalieBohm/TV Cultura
A empreendedora Cris Guterres, colunista de Universa.
Imagem: NathalieBohm/TV Cultura

O filme [Medida Provisória] é inundado de referências históricas e coloca a população negra em um papel que sempre lhe foi negado nos livros de história que disciplinam nossas crianças nas salas de aula, o de resistente".
Cris Guterres, jornalista

Em Universa, Cris Guterres analisa o filme Medida Provisória e questiona se é mesmo apenas na ficção que o governo obriga negros a voltarem para a África.

Em Viva Bem, Larissa Cassiano discute a possibilidade de um parto humanizado e com respeito com uma equipe de plantão.

E em Ecoa, Eduardo Carvalho nos convida a pensar que projeto de cidade estamos propondo.

Já em Notícias, Ronilso Pacheco relata que pastores atentam contra Jesus ao ignorar defesa de tortura por Bolsonaro. E Chico Alves aponta que o antipetismo fez o Brasil normalizar um presidente que defende a tortura.

Em Tilt, Akin Abaz ensina o passo a passo de como proteger e ocultar arquivos no Windows.

***

PEGA A VISÃO

Jorge Amarelloh - Ricardo Borges/UOL - Ricardo Borges/UOL
Jorge Amarelloh, rei da bateria da escola Em Cima da Hora.
Imagem: Ricardo Borges/UOL

É uma mistura de euforia com realização. No mundo do samba, já fui da comissão de frente, destaque de alegoria, passista... E por mais que eu sonhasse com a possibilidade, não sabia que podia ir além".
Jorge Amarelloh, professor de dança e rei da escola Em Cima da Hora

Pela 1ª vez, três reis de bateria desfilam na Sapucaí. Após o hiato de dois fevereiros sem desfiles, devido à pandemia, coube a um homem a tarefa de conduzir a primeira bateria a atravessar a Marquês de Sapucaí. Jorge Amarelloh estreou como rei da escola Em Cima da Hora, que abriu o desfile do Grupo de Acesso na quarta-feira (20). Posto cobiçado por atrizes, aspirantes a celebridade e musas fitness, o cargo passou a ser disputado por homens. Pela primeira vez, a avenida assistiu a desfiles de três agremiações com reis de bateria à frente dos seus ritmistas. Além de Jorge, Johnatan Avelino esteve à frente da bateria da Lins Imperial, e Juarez Souza na Acadêmicos do Sos.

***

SELO PLURAL

papo preto - Arte/UOL - Arte/UOL
Podcast Papo Preto 2022
Imagem: Arte/UOL

No episódio #75 de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues conversa com o historiador e músico Tarso Oliveira, que levou a música para as salas de aula da rede pública de ensino para promover a identificação de seus alunos na diversidade musical, introduzindo e dando visibilidade para as produções da cena preta, principalmente do Rap nacional.