Topo

Líder de campanha que levou jovem à urna em 1989 vibra com título da filha

Manuela Pinho, 50 anos, líder do "Se liga, 16!" em 1989, posa ao lado da filha Helena, 15, que vai votar pela primeira vez em 2022 - Manuela Pinho/Arquivo Pessoal
Manuela Pinho, 50 anos, líder do "Se liga, 16!" em 1989, posa ao lado da filha Helena, 15, que vai votar pela primeira vez em 2022 Imagem: Manuela Pinho/Arquivo Pessoal

Do Núcleo de Diversidade

03/05/2022 10h00

Esta é a versão online para a edição desta terça-feira (03/05) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Trinta e três anos após liderar o movimento "Se liga, 16!", que buscava atrair a atenção de adolescentes para as eleições, a jornalista Manuela Pinho vê influenciadores e artistas se articulando para também atrair a atenção de jovens para que participem das eleições deste ano. As recentes ações provocaram um aumento de 45% no número de adolescentes com o título de eleitor, segundo o TSE. O prazo final para emitir o documento é 4 de maio.

É preciso dar centralidade às pautas da juventude: educação, cultura, acesso ao mercado de trabalho e à construção de políticas públicas. É isso o que atrai a juventude a votar e ter maior participação no processo eleitoral"
Manuela Pinho, líder do "Se liga, 16!", movimento para atrair os jovens para a política em 1989

***

REPRESENTATIVIDADE... Uma pesquisa feita pela ONU (Organização das Nações Unidas) para o Mapa das Mulheres na Política em 2020 mostrou que o Brasil ocupa a posição 142ª das 193 nações analisadas no quesito representatividade feminina no parlamento. No Brasil, apesar de representarem 52% da população nacional, as mulheres governam apenas para 9% da população. E esse número fica ainda pior quando é feito o recorte apenas das mulheres negras.

***

INJÚRIA RACIAL... O jovem Matheus Antunes Silva, de 26 anos, que foi alvo de injúria racial em Gama, no Distrito Federal, registrou denúncia contra as ofensas que recebeu. O caso foi registrado na 20ª Delegacia de Polícia e o jovem que se diz traumatizado com o ocorrido aguarda pela justiça.

***

RACISMO... A ex-BBB Jessilane Alves, de 26 anos, se manifestou em tom de revolta contra os ataques racistas e discursos de ódios recebidos nos últimos dias, após a exibição do especial "Big Brother Brasil Dia 101" (TV Globo). Ela informou que os casos estão sendo acompanhados por seus administradores e equipe jurídica. Veja outros participantes que também foram vítimas de ataques racistas.

***

DE BEM COM A VIDA... A idade do ator e cantor Tony Tornado deixou o público impressionado após apresentação no 'Caldeirão'. Aos 91 anos, ele é um homem lúcido e ativo e, no Twitter, internautas não pouparam elogios à vitalidade do artista.

***

SAMBA... A terceira temporada do "Botequim da Teresa" teve como primeiro convidado o criador da vinheta do carnaval da Globo: Jorge Aragão. Numa conversa regada a música à capela, ele contou detalhes de como foi de guitarrista de banda de baile a ícone do ritmo carioca, com direito a composições interpretadas por Elza Soares e Beth Carvalho.

***

DANDO A LETRA

Anielle Franco - Divulgação - Divulgação
A jornalista Anielle Franco
Imagem: Divulgação

Quem vai contar os corpos? Sempre me pergunto quem vai lidar com todas as dores que ficam depois que alguém é tirado de nossas vidas de uma maneira violenta".
Anielle Franco, jornalista e diretora do Instituto Marielle Franco

Em Ecoa, Anielle Franco pede por justiça para todo jovem morto pelo Estado. E Taina de Paula fala sobre um Plano Diretor que dialogue com uma perspectiva internacional de enfrentamento à crise alimentar e ao contexto pandêmico.

Em TAB, Michel Alcoforado mostra que o McDonald's está de volta à berlinda. Antes era minhoca, agora não tem picanha.

Já em Tilt a Quebrada Tech, relata que com as limitações digitais, time de jornalistas inova para informar a quebrada.

Em VivaBem, Elânia Francisca fala sobre uma escola que seja espaço para aprender a amar. E Alexandre da Silva orienta sobre o controle do próprio corpo na velhice.

Em Notícias, André Santana explica o que é o 'mar de dendê' no samba que exaltou Exu, na Grande Rio. E Chico Alves expõe a visão de líder secundarista que defende que a esquerda tem que apostar nos jovens.

***

PEGA A VISÃO

Luanda Pires, advogada - Imagem: Divulgação - Imagem: Divulgação
Luanda Pires, advogada
Imagem: Imagem: Divulgação

Os agentes públicos não recebem nenhuma capacitação sobre recortes de gênero, raça, sexualidade. Muitas vezes, é preciso dar praticamente uma aula para os servidores -- explicar que é crime, mencionar a decisão do STF e demonstrar porque aquele crime específico foi motivado por intolerância".
Luanda Pires, presidente da Associação Brasileira de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Transexuais e Intersexo.

Homofobia e transfobia são crimes reconhecidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal) há quase três anos, mas o desinteresse e atendimento falho dificultam o registro destes crimes no Brasil. A balconista Júlia Mendes passou por isto. Ela, que é lésbica, foi confundida com um homem por ter cabelos curtos e usar roupas largas — por isso, foi arrancada do local por seguranças. Quando ela foi à delegacia acompanhada de um advogado e de algumas testemunhas para prestar queixa, a polícia se recusou a tipificar o ato como homofobia.

***

SELO PLURAL

Damares Alves - FREDERICO BRASIL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - FREDERICO BRASIL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Damares Alves, ex-titular do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos
Imagem: FREDERICO BRASIL/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

A Gênero e Número analisou mais de 2.300 compromissos da agenda oficial de Damares Alves, ex-titular do ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos e os números mostram que mais de 70% de suas reuniões foram com homens. Em mais de três anos de gestão, Damares teve apenas 12 compromissos para tratar de assuntos relacionados à igualdade racial, sendo dois relacionados às comunidades quilombolas.