Topo

A luta da viúva do jovem que morreu na ditadura e inspirou movimento negro

Sueli Alves da Luz, na cozinha de sua casa no bairro de Guaianases, na zona leste de São Paulo - Gsé Silva/UOL
Sueli Alves da Luz, na cozinha de sua casa no bairro de Guaianases, na zona leste de São Paulo Imagem: Gsé Silva/UOL

Do Núcleo de Diversidade

10/05/2022 10h00

Esta é a versão online para a edição desta terça-feira (10/05) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Sueli Alves da Luz, 64, é do tipo que fala, replica e ri dos próprios comentários. O bom humor, entretanto, encobre um passado dramático. Ela é viúva de Robson Silveira da Luz, jovem negro morto aos 21 anos, em 4 de maio de 1978, durante a ditadura militar. À época, o caso levantou debates sobre o tratamento policial a pessoas negras e pautou a criação do MNU (Movimento Negro Unificado), uma das principais entidades em defesa dos direitos da população negra no país.

Só 43 anos depois, Sueli conseguiu acesso aos arquivos do processo sobre a morte de Robson. O caso é conhecido e foi citado na Comissão Nacional da Verdade, mas o processo judicial continuava arquivado: a investigação de 11 volumes, e cerca de 3.400 páginas, estava guardada no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. Em conversa com o TAB, ela conta sobre o caso que expôs a violência policial contra pessoas negras no Brasil na época da ditadura.

***

CICATRIZES... Zagueiro do Corinthians, Raul Gustavo, 23, cogitou desistir de jogar após morte da irmã e perda do filho. Desde julho de 2019, ele é jogador do Corinthians e um dos nomes mais valorizados do elenco com um contrato válido até o fim de 2024. O UOL Esporte contou a história dele.

***

MATERNIDADE REAL... Na semana em que celebramos o Dia das Mães, Universa traz uma seleção com cinco perfis de "influenciadoras da maternidade", mostrando o mundo real de quem tem filhos, as dores, os desafios e as transformações que enfrentam. São mães "de carne e osso", que trazem um olhar não romantizado sobre a vivência materna.

***

SOLIDARIEDADE... O casal de haitianos que teve cerca de 13,5 mil roubados conseguiu recuperar o valor graças a uma vaquinha online. Donald Jean Jacques e a esposa Marie Yvrose Fils, que moram no Brasil, estavam juntando o dinheiro havia 4 anos para trazerem as filhas de 7 e 8 anos para o país, mas o dinheiro foi levado antes que conseguissem comprar as passagens.

***

CASSAÇÃO... A bancada do PSOL na Câmara de São Paulo acionou a Corregedoria da Casa para pedir a cassação do mandato do vereador Camilo Cristófaro (sem partido), que usou a expressão racista "coisa de preto" durante uma sessão da CPI dos Aplicativos. A representante do PSOL na Corregedoria da Câmara é a vereadora negra Elaine do Quilombo Periférico, que também solicitou a abertura de inquérito contra Cristófaro na Delegacia de Crimes Raciais de São Paulo.

***

VEM AÍ... A cantora Iza fará sua estreia como atriz em 2023 com o musical 'Um Ano Inesquecível - Outono'. O longa-metragem faz parte de uma série de quatro filmes dirigidos por Lázaro Ramos e outros três diretores. O filme é inspirado em um conto de Babi Dewet, e o elenco conta com Gabz e Lucas Leto como protagonistas, além de atores como Larissa Luz, Bukassa Kabengele e Vitor Fernando. O musical já foi todo filmado e está na fase de edição.

***

DANDO A LETRA

André Santana - UOL - UOL
Andre Santana Facebook
Imagem: UOL

['Racistas, não passarão', gritava a multidão] Essa atitude da população demonstra que a rejeição ao racismo vem conquistando cada vez mais pessoas dispostas a agirem. Não basta se dizer antirracista, é necessário atuar contra o racismo".
André Santana, jornalista

No UOL Notícias: André Santana observa que a manifestação contra o racismo no metrô é reação a autoestima dos negros. E ao blog do Chico Alves, a deputada que criou a Lei Aldir Blanc diz por que o 'Veto de Bolsonaro ao projeto é ideológico'.

Em VivaBem: Elânia Francisca fala sobre os banheiros das escolas: eles são espaço para vivências e convivências de adolescentes? E Alexandre da Silva analisa o cotidiano em transformações constantes em territórios e para pessoas idosas.

Em Ecoa: Anielle Franco opina por que precisamos de mais mães na política. E M.M. Izidoro traz uma dose de afeto.

Em Universa: Ana Paula Xongani questiona o que é brasilidade.

E em Tilt: Akin Abaz te ajuda a saber se tem gente fuçando nas fotos e vídeos do seu celular.

***

PEGA A VISÃO

Alunos nas aulas presenciais do projeto, realizadas antes da pandemia - Divulgação - Divulgação
Alunos nas aulas presenciais do projeto, realizadas antes da pandemia
Imagem: Divulgação

Na escola nos esforçamos para ensinar habilidades que não façam a manutenção do status quo de pobreza, por isso ensinamos de línguas a linguagens de forma gratuita, com didática racializada, para que as populações preta e indígena tenham oportunidade de concorrer a vagas em estado de equidade".
Elaine Rosa, head da Escola da Ponte Para Pretxs

A Escola da Ponte Para Pretxs é um movimento de capacitação educacional e atualização profissional para pessoas negras e indígenas, criada em 2016 pelo cientista social e ativista carioca Vitor Del Rey. Atualmente, ela é uma das frentes do Instituto GUETTO, que busca combater iniquidades raciais e de gênero no ambiente institucional e oferece cursos gratuitos que geram habilidades importantes para que os alunos cresçam profissionalmente.

***

SELO PLURAL

PAPO PRETO - Arte/UOL - Arte/UOL
Podcast Papo Preto 2022
Imagem: Arte/UOL

Quem nunca ouviu que a primeira impressão é a que fica? No episódio #77 do Papo Preto, Yago Rodrigues recebe a consultora de imagem Janaína Souza para falar sobre como a forma de se vestir pode ser uma ferramenta de empoderamento para a população negra.