Topo

Ela criou 1ª escola afro-brasileira do país para ajudar na criação do filho

Do Núcleo de Diversidade

13/05/2022 10h00

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (13/05) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Quando revê seu álbum de escola, a produtora cultural e empresária Maju Passos quase não se reconhece. Com cabelos alisados ao redor de colegas majoritariamente brancos nos colégios particulares em que estudou, a baiana de 37 anos demorou a perceber que o racismo sempre esteve presente em sua vida — e desde a primeira infância. Além de suas bonecas serem brancas e de as apresentadoras dos programas infantis, loiras, Maju nunca teve contato com escritores e heróis negros em sua trajetória escolar. A única imagem de africanos que recebia dos livros era a de escravos.

Após tornar-se mãe, ela decidiu, ao lado da amiga Bárbara Carine, investir na primeira escola afro-brasileira do país. A Escolinha Maria Felipa fica no bairro de Federação, em Salvador, e tem como mote uma educação escolar fora dos marcadores eurocêntricos, desenvolvendo uma série de atividades vinculadas às práticas antirracistas. A instituição é trilíngue, em português, inglês e libras, e é inspirada em Maria Felipa, mulher negra ícone da independência do Brasil na Bahia.

Assim como os brancos, nós, pessoas negras, também tivemos nossa ancestralidade, cientistas, reis e rainhas. A premissa é ter uma perspectiva fora do olhar colonizador, que comunique que nenhum povo é centro do mundo e celebre a diversidade de múltiplas existências".
Maju Passos, produtora cultural e empresária

***

FACHADA... Heads e consultoras de diversidade de grandes empresas contam o que têm feito para combater práticas das tais promessas de diversidade e de inclusão de minorias que não se traduzem em ações efetivas para mudar a cultura das empresas.

***

ARQUIVAMENTO... O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, arquivou o inquérito contra a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) por suposto crime de racismo. Em 2020, a parlamentar bolsonarista escureceu a pele dos ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta numa publicação em seu perfil no Twitter, na qual criticava o processo seletivo de um programa de trainee exclusivo para pessoas negras.

***

CASSAÇÃO... O Conselho de Ética da Câmara Municipal de Curitiba aprovou o parecer pela cassação do vereador Renato Freitas (PT/PR). O petista virou alvo de um processo por quebra de decoro parlamentar após participar de uma manifestação contra os assassinatos de Moïse Kabagambe e Durval Teófilo Filho, organizada pelo Coletivo Núcleo Periférico, na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. O vereador também foi alvo de mensagens racistas durante o processo.

***

DANOS MORAIS... A Caixa Econômica Federal deverá pagar indenização por danos morais a um homem de 28 anos, residente de Cidreira (RS). Ele, que é babalorixá — sacerdote de religiões afro-brasileiras, também conhecido como pai de santo — foi vítima de intolerância religiosa por um atendente da instituição. A Caixa terá que pagar o valor de R$ 10 mil.

***

DANDO A LETRA

ANA PAULA XONGANI - Alile Dara/UOL - Alile Dara/UOL
Especial Consciência Negra Universa. Na foto, Ana Paula Xongani
Imagem: Alile Dara/UOL

A gente constrói uma ideia que romantiza a maternidade, e em muitos níveis gera culpa, de que quando chega aquela criança, automaticamente nasce o maior amor do mundo, que vamos automaticamente ficar inebriadas pelo cheirinho do bebê e tudo mais".
Ana Paula Xongani, apresentadora

Em Universa, Ana Paula Xongani reflete sobre maternidade, e Cris Guterres cede o espaço de sua coluna para Janaina Bernardino, que traz a reflexão: por que mulheres negras precisam umas das outras.

Em Ecoa, Eduardo Carvalho expõe algumas visões sobre o debate da segurança pública no país, assunto que tomará mais destaque com a aproximação das eleições.

E em VivaBem, Larissa Cassiano orienta sobre a nova caderneta da gestante, que defende episiotomia e cesariana a pedido.

***

PEGA A VISÃO

TIANE GLEASON - arquivo pessoal - arquivo pessoal
Tiane Gleason e a filha
Imagem: arquivo pessoal

Meu marido é branco, judeu e já chegamos a ouvir que ele não deveria ficar comigo porque sou negra".
Tiane Gleason, assistente jurídica

Vivendo há quase cinco anos nos Estados Unidos, a assistente jurídica Tiane Gleason, de 34 anos, compartilha a rotina de uma imigrante negra em Los Angeles, na Califórnia. Na internet, ela dá dicas de como se mudar para o país de forma legal. Ano passado nasceu sua primeira filha, Eleanor. A menina é muito parecida com o pai, o advogado Bryan, e tem a pele branca. Por causa disso, Tiane começou a receber mais comentários racistas e chegou a ouvir que seria demitida por expor um bebê que não era dela.

***

SELO PLURAL

PAPO PRETO - Arte/UOL - Arte/UOL
Podcast Papo Preto 2022
Imagem: Arte/UOL

Nascido e criado na periferia de Goiânia, Thiago Jamelão está envolvido com a música desde a sua infância. No episódio #78 de Papo Preto ele fala ao apresentador Yago Rodrigues como encontrou na música motivos para acreditar na vida depois de ter tido uma infância tão sofrida. No último dia 5 de maio ele lançou o EP 'Sóis', com parceria de Emicida e participação da Drika Barbosa.