PUBLICIDADE
Topo

Soa na ONU alerta sobre eleição brasileira

Michelle Bachelet, alta comissária da ONU para Direitos Humanos - Jamil Chade
Michelle Bachelet, alta comissária da ONU para Direitos Humanos Imagem: Jamil Chade

Do UOL

13/06/2022 06h34Atualizada em 13/06/2022 06h34

Esta é a versão online para a edição desta segunda-feira (13/6) da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia. Para receber esta e outras newsletters diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

O Brasil foi parar na lista, apresentada ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, de 30 países considerados "preocupantes" em relação às violações de direitos humanos. O relatório, preparado por Michelle Bachelet, alta comissária de Direitos Humanos da ONU, cobra independência das instituições brasileiras na eleição e alerta para a violência contra mulheres, negros e representantes do movimento LGBTI+ candidatos este ano. Ela criticou também a situação do racismo e da violência policial no país.
..........................
A FRASE

No Brasil, estou alarmada com as ameaças contra os defensores dos direitos humanos ambientais e os povos indígenas, incluindo a exposição à contaminação por mineração ilegal de ouro.

Michelle Bachelet, em informe para a ONU

******************
DESAPARECIDOS NO AMAZONAS
Mergulhadores do Corpo de Bombeiros encontraram uma mochila e objetos pessoais amarrados em uma árvore submersa em área às margens do rio Itaquaí, onde estão concentradas as buscas pelo jornalista inglês Dom Phillips e pelo indigenista Bruno Araújo Pereira. Segundo a Polícia Federal, de Pereira havia um cartão de saúde, um chinelo, uma calça e um par de botas. De Phillips, botas, uma mochila e roupas.
..........................
A luta contra invasões de terras e desmatamento na Amazônia custa aos defensores da floresta nível crescente de ameaças, ataques - dos tradicionais, à mão armada, aos online - e assassinatos. Também são submetidos a monitoramento e tentativa de criminalização.

******************
LAVA JATO

Alexandrino Alencar, ex-executivo da Odebrecht, disse no documentário Amigo Secreto que foi pressionado na Lava Jato para comprometer Lula.

******************
CORRIDA ELEITORAL

Vazou suposto trecho da conversa reservada entre Bolsonaro e Biden. O brasileiro teria pedido ao norte-americano "ajuda" contra Lula nas eleições. O senador Randolfe Rodrigues disse que é caso de impeachment. Jamil Chade conta que o Itamaraty e alguns dos principais diplomatas brasileiros falam em constrangimento e vergonha pela atitude de Bolsonaro.

******************
CERCADINHO

Demorou quase o mandato inteiro de Bolsonaro para sair a primeira grande privatização - a da Eletrobras. A venda de ações começa hoje.
..........................
Rodrigo Ratier
conta que a falta de familiaridade de participantes com o mundo digital pode ser o motivo da proliferação em grupos bolsonaristas de ataques de golpe do pix, notas falsas e "gatonet".

******************
LISTA DA ANS

Pegou mal no Congresso a decisão do STJ sobre a lista de tratamentos que os planos de saúde são obrigados a cobrir. Deputados e senadores propõem projetos de lei para reverter a limitação.

******************
PREVISÃO DO TEMPO

Na semana, o Sudeste terá frio intenso, e o Sul, temperaturas mais baixas ainda; chove forte no Nordeste.

******************
NA NEWSLETTER DO JAMIL CHADE

O colunista escreveu carta para a cantora Anitta: "Desafiadora, você deslocou o imaginário coletivo num país machista e que sequer sabe ainda pronunciar a palavra misógino. Sem fazer concessões, você declara abertamente sua oposição à opressão. Todas elas." Na versão enviada por email, Chade conta também como o agronegócio e os bancos estão afinados com a política externa brasileira, a proposta do Brasil para que países não ampliem subsídios para agricultura e a demora na decisão sobre as patentes das vacinas contra a covid-19. Para receber o boletim, clique aqui.

******************
NA NEWSLETTER DE TILT

O boletim de tecnologia do UOL destaca o crescimento do mercado de critptomoedas no Brasil e fala de uma nova tendência, as stablecoins, emitidas por Bancos Centrais (no Brasil, o Real Digital deve ter projeto piloto no segundo semestre). Cadastre-se para receber toda sexta.

******************

INVASÃO DA UCRÂNIA

O Brasil não assinou declaração de 50 países na OMC de apoio ao governo da Ucrânia.
..........................
MUNDO DO CRIME

Foram 284 as denúncias de valas ligadas ao tráfico e 116 à milícia em quatro anos no Rio de Janeiro.
..........................
CASO HENRY
Dr. Jairinho deve tentar em seu depoimento, hoje, contestar a investigação policial e os laudos periciais. O ex-vereador é acusado, junto com a mãe da criança, Monique Medeiros, do assassinato de Henry Borel, de quatro anos, seu enteado.

******************
SEU BOLSO

O Inmetro divulgou a lista dos cinco carros econômicos mais baratos do Brasil.

******************
SANTO ANTÔNIO

É hoje o dia de Santo Antônio. De onde vem a fama de casamenteiro?

******************

MUNDO DA BOLA

Rony - Robson Mafra/AGIF - Robson Mafra/AGIF
Rony, do Palmeiras, comemora com salto mortal gol contra o Coritiba, pelo Brasileirão
Imagem: Robson Mafra/AGIF

O Palmeiras fez 2 a 0 (gols de Dudu e Rony) no Coritiba e tirou do Corinthians o primeiro lugar no Brasileirão. Milly Lacombe crava que o time atual vai ser a terceira academia do Palmeiras.
..........................
O São Paulo venceu por 1 a 0 o América-MG. Foi a maior injustiça do ano, diz Juca Kfouri.
..........................
A defesa do Athletico não deixou passar nada do Fortaleza. Empate em 0 a 0.
..........................
Na Liga das Nacões, a Espanha fez 2 a 0 na República Tcheca. A Suíça derrotou Portugal (1 a 0).
..........................
Os resultados da rodada.

******************
FÓRMULA 1

Deu Verstappen, de novo. Venceu o GP do Azerbaijão, em dobradinha da Red Bull com Sergio Perez.
******************
TÊNIS

Bia Haddad venceu o torneio de Nottingham (Inglaterra), competição da elite do tênis. É a primeira brasileira a vencer um torneio profissional na grama desde Maria Esther Bueno, em 1968. Para Alexandre Cossenza, o resultado mostra maturidade da jogadora.

******************

VIVABEM

ageless - Arte/UOL - Arte/UOL
Ageless Talks 2022
Imagem: Arte/UOL

Prepare-se: vem aí o Ageless Talks 2022 (A Revolução da Maturidade). Abordará saúde, beleza, sexo e representatividade na maturidade.

******************
BOA NOTÍCIA

Gabriel Santos criou projeto para preservação do rio Xingu, em Altamira.

******************
PARA PENSAR

A fome nos animaliza. A fome nos faz perder a dignidade. A fome nos precariza enquanto pessoas. A fome tem cor e para mim ela é verde e amarela. A fome tem ideologia: ela é fascista. A fome é também um projeto da necropolítica bolsonarista. 33 milhões de pessoas passando fome não é força do acaso.
Jeferson Tenório, comentando como o discurso de que é preciso empreender foi utilizado pelo governo Bolsonaro para suprir a falta de emprego.

******************
TELINHA

William Bonner deixará de apresentar o Jornal Nacional em 2023, mas seguirá na Globo.

******************
GAMES

PlayStation Plus vira "Netflix de jogos"; entenda os novos pacotes e preços.

******************
TRUQUE PARA O CELULAR

Alguém pediu emprestado seu aparelho? A dica é passar para o modo convidado.