Topo

Arsenal de armas de caça se multiplica no Brasil

Bolsonaro faz gesto imitando "arminhas" durante evento em Brasília - REUTERS/Andressa Anholete
Bolsonaro faz gesto imitando "arminhas" durante evento em Brasília Imagem: REUTERS/Andressa Anholete

Do UOL

22/06/2022 06h41Atualizada em 22/06/2022 06h41

Esta é a versão online para a edição desta quarta-feira (22/6) da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia. Para receber esta e outras newsletters diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

Desde o início do governo Bolsonaro, foram registradas no Brasil 51.117 armas de caça, como a usada para matar o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips. É 44,8% mais que o total registrado nos 16 anos anteriores. Só em 2021 foram 29.555 registros. E 138 mil pessoas pediram o registro de caçadores.

******************
COMBUSTÍVEIS

Novas iniciativas do governo e do Congresso para enfrentar a alta dos combustíveis: aumento do valor do Auxílio Gás (não se sabe para quanto) e criação de um auxílio para caminhoneiros (não se sabe de quanto). Custo? Não divulgado. Caminhoneiros chamaram de "esmola" a proposta, diz Chico Alves.
..........................
Na energia elétrica, a novidade é o aumento, de até 63,7%, das tarifas extras (as bandeiras tarifárias) em caso de elevação do custo de geração.

******************
VIOLÊNCIA NA AMAZÔNIA

Bruno Pereira atirou cinco vezes contra seus assassinos depois de ser atingido pelo primeiro disparo, segundo a Polícia Federal.
..........................
A CNN divulgou um áudio em que o indigenista Bruno Pereira se diz perseguido pela Funai: "Foi tomada".
..........................
A Univaja (União dos Povos do Vale do Javari) produziu relatórios que mostram a atuação de seis grupos de invasores armados, ligados à caça e à pesca ilegal, na Terra Indígena Vale do Javari, contrariando tese da Polícia Federal de ausência de mandante ou de organização criminosa ligada ao assassinato de Pereira e Phillips.

******************
INFÂNCIA SEQUESTRADA

A juíza Joana Ribeiro Zimmer, que negou o aborto para uma menina de 11 anos e a afastou da família, foi promovida e transferida na sexta-feira e deixou de cuidar do processo, antes da divulgação do caso, feita na segunda-feira. A menina foi liberada ontem para voltar para casa. Ainda não se sabe se o aborto será feito. Para Ricardo Kotscho, é caso de prisão, não de promoção da juíza. Isabela Del Monde explica a sequência de ilegalidades do caso.
..........................
O governo Bolsonaro tenta impedir que uma resolução contra discriminação das mulheres, em discussão na ONU, mencione direitos reprodutivos e sexuais. Jamil Chade conta que grupos ultraconservadores temem que o termo sirva como porta de entrada para a discussão internacional sobre o aborto.

******************
LEI DE COTAS
Perguntas e respostas sobre a revisão das regras, que deve ser feita em agosto.

******************
MUNDO DO CRIME

Segundo a Polícia Federal, foi preso na Hungria Sérgio Roberto de Carvalho, o Major Carvalho, também conhecido na Europa como Escobar Brasileiro. É considerado um dos maiores traficantes do mundo.

******************
PRA FICAR DE OLHO

A Receita Federal deve liberar amanhã consulta ao segundo lote de restituições do IR 2022.

******************
CORRIDA ELEITORAL

Deputados aumentaram em 20% o gasto com divulgação de seus mandatos de janeiro a maio deste ano em relação ao mesmo período de 2021.
..........................
Thaís Oyama contou no videocast UOL nas Eleições que o deputado bolsonarista Cabo Bebeto vazou informações sobre a movimentação de Lula em Maceió. Ex-PM, pode ter sido avisado por policiais envolvidos no esquema de escolta do candidato.
..........................
Ontem, novo problema levou a equipe de Lula a planejar reforços na segurança do pré-candidato. No ato de lançamento das diretrizes do programa de governo da chapa Lula-Alckmin, o discurso de Lula foi interrompido pelo protesto de um bolsonarista. O evento era só para convidados.
..........................
Também Eduardo Suplicy apareceu sem ser convidado. O vereador protestou por não estar nas diretrizes sua proposta de renda básica de cidadania. Depois recebeu um elogio de Lula.
..........................
O núcleo político da pré-campanha de Bolsonaro disse ao presidente que pode ser um tiro pela culatra continuar atacando a urna eletrônica. Segundo Carla Araújo, pesquisas mostram que os eleitores veem os ataques como "discurso de derrotado".

******************
NA NEWSLETTER A COMPANHIA

A SLC Agrícola é a empresa analisada pelo boletim nesta semana. Suas ações passaram a integrar o Ibovespa, sinal de liquidez, e seu envolvimento no setor de commodities agrícolas, beneficiado pelo choque de oferta provocado pela invasão da Ucrânia, é ponto a favor. Inscreva-se para receber a newsletter toda terça.

******************
NA NEWSLETTER NÓS NEGROS

Os dez anos da Lei de Cotas são o principal destaque desta edição do boletim, que também tem link para o perfil de Francia Márquez, primeira mulher negra eleita para o cargo de vice-presidente da Colômbia. Clique aqui para se cadastrar e receber às terças e sextas.

******************

GILBERTO GIL

Gilberto Gil - Raquel Arriola / UOL - Raquel Arriola / UOL
Origens: Gilberto Gil
Imagem: Raquel Arriola / UOL

"Ninguém volta igual da África": Gilberto Gil fala sobre o DNA da família. Ele, sua mulher, Flora Gil, e os filhos Nara, Bela e José participam de um vídeo da série Origens que retrata a ancestralidade, a cultura negra e como a música surgiu e se perpetuou por várias gerações entre os Gil. Os cinco fizeram o teste de DNA, que mostra suas origens geográficas, e contam o que sentiram ao saber o resultado.

******************

MUNDO DA BOLA
A Chapecoense continua sem conseguir vencer em casa. Perdeu de 2 a 1 do CRB, de virada, na Série B do Brasileirão.
..........................
No primeiro jogo da final do Brasileirão Sub-17, o Palmeiras venceu o Vasco por 4 a 1.
..........................
Na Copa do Brasil, hoje:

  • Atlético-GO X Goiás, às 19h
  • Bahia X Athletico, às 19h30
  • Fortaleza X Ceará, às 20h
  • Corinthians X Santos, às 21h30
  • Atlético-MG X Flamengo, às 21h30

******************
SURFE

Gabriel Medina tenta sua primeira vitória no Brasil, na mesma praia em que sua irmã, Sophia, já foi campeã.

******************

TELINHA

umbrella - Christos Kalohoridis/Netflix - Christos Kalohoridis/Netflix
Elliot Page é Viktor Hargreeves na terceira temporada de 'The Umbrella Academy', da Netflix
Imagem: Christos Kalohoridis/Netflix

Conheça Viktor: como The Umbrella Academy aborda transição de Elliot Page.
..........................
Lembra Simone e Simaria? Rensga Hits, série da Globo, terá na trama rompimento público de irmãos sertanejos.
..........................
Como é a primeira vez de Juma e Jove em Pantanal?
..........................
"As mulheres mostram seus desejos e se divertem", diz Paula Barbosa, a Zefa, de Pantanal.

******************

PELO ESPAÇO

superterras - Divulgação/Pat Brennan/NASA's Exoplanet Exploration Program - Divulgação/Pat Brennan/NASA's Exoplanet Exploration Program
Apesar de parecidos com a Terra, planetas são considerados inabitáveis por causa das altas temperaturas
Imagem: Divulgação/Pat Brennan/NASA's Exoplanet Exploration Program

A Nasa identificou dois planetas rochosos (como a Terra) na órbita de uma mesma estrela, a 33 anos-luz de distância da Terra.

******************
PELO MUNDO

Pelo menos 950 pessoas morreram por causa de um terremoto no Afeganistão.

******************
TILT

Pai processa TikTok na Justiça por burlar o Estatuto da Criança e do Adolescente, em ação que pode afetar outras redes.
..........................
Pedro e Paulo Markun destacam cinco trechos da conversa do programa de inteligência artificial do Google com humanos que "fazem repensar tudo".
..........................
Novo iPad Air quase convence a substituir PC; confira prós e contras.