Topo

Com câmeras nos uniformes, PMs matam 80% menos

Policiais militares mostram câmeras instaladas nos uniformes, em São Paulo - Rubens Cavallari/Folhapress
Policiais militares mostram câmeras instaladas nos uniformes, em São Paulo Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Do UOL

Do UOL

05/07/2022 06h24Atualizada em 05/07/2022 06h24

Esta é a versão online para a edição desta terça-feira (5/7) da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia. Para receber esta e outras newsletters diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

Em 19 batalhões da PM de São Paulo que adotaram câmeras nos uniformes, o número de mortes por policiais militares caiu 80% em um ano (de 207 para 41). Nas lesões corporais durante operações da polícia, a redução foi de 28%.

******************
PEC KAMIKAZE

Mais uma ideia para criar despesas burlando a proibição em época pré-eleitoral: o vale-Uber, para ajudar motoristas de aplicativos. Com isso e outras coisinhas, o rombo, que estava em R$ 41,25 bilhões na proposta aprovada pelo Senado, sobe para R$ 50 bilhões na Câmara. Tales Faria explica o drible no Regimento que está sendo ensaiado para permitir mudanças no texto. Para Cleveland Prates, a PEC é a maior compra de votos da história.

******************
ESCÂNDALO NA CAIXA

Depois que puxaram o fio, não para de sair linha do novelo de assédio sexual e moral na Caixa. Segundo uma funcionária que está há 11 anos no banco e há sete é gerente de uma agência, "existem Pedros Guimarães" em cada agência, gerenciando mulheres de "maneira sórdida".
..........................
Só para lembrar, Pedro Guimarães é o ex-presidente da Caixa que se demitiu depois que surgiram as denúncias de assédio.
..........................
Daniella Marques, nova presidente do banco, disse que vai criar um canal de atendimento para ser usado por mulheres. E afastou o chefe de gabinete da presidência da Caixa, o vice-presidente de logística e mais cinco consultores estratégicos.
..........................
O Ministério Público do Trabalho também entrou na investigação do caso.

******************
ESCÂNDALO(S) NO MEC

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, deve autorizar hoje a instalação da CPI do MEC. Se não houver desistência de senadores que assinaram o pedido, o trabalho deve começar em agosto, depois que os líderes partidários indicarem os integrantes da comissão.
..........................
A FRASE

A CPI não pode convocar o presidente da República, mas eu tenho certeza que no curso da investigação nós chegaremos até ele.
Randolfe Rodrigues, líder da oposição no Senado.

******************
MUNDO DO CRIME

Como o PCC se instalou no Paraguai e passou a usar o país como fornecedor de maconha e armas e rota de transporte de cocaína da Bolívia, para ser enviada à Europa.
..........................
O golpe do boleto falso pega muita gente. É bom saber como funciona e como se proteger.
..........................
Problema que afeta o Brasil desde o tempo de colônia, a biopirataria continua a toda, indo de bichos ostentação ao contrabando da cultura de cacau, levado do Brasil para a Ásia e a África, e à patente japonesa do cupuaçu.

******************
CERCADINHO

A Procuradoria Geral da República pediu ao STF para ouvir Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras, sobre mensagens que supostamente incriminam Bolsonaro.

******************
LUTO NA DEMOCRACIA

Morreu dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo e de Fortaleza. Tinha 87 anos e uma longa história de atuação em causas políticas, indígenas e ambientais.
..........................
Para Leonardo Sakamoto, celebrar Cláudio Hummes é um ato de resistência no país da desigualdade social. Thiago Herdy conta como o brasileiro ajudou a eleger papa um argentino.

******************
CORRIDA ELEITORAL

Kennedy Alencar conta qual é o objeto do desejo de Lula: anunciar no sábado, durante um grande ato em Diadema, a aliança entre o PT e o PSB para disputar o governo de São Paulo, com Márcio França desistindo da disputa para apoiar Fernando Haddad.
..........................
Manifestação "pela liberdade" marcada para sábado, em Brasília, por um grupo pró-armas, é um "esquenta" para o 7 de Setembro, diz Ricardo Kotscho.
..........................
Marina Silva, no UOL Entrevista, sobre dizerem que ela anda "sumida": "É uma visão machista, racista, autoritária".

******************
PRA FICAR DE OLHO

O Congresso decide se mantém ou derruba vetos de Bolsonaro a propostas aprovadas por deputados e senadores - entre eles, o que derrubou a Lei Paulo Gustavo.

******************
NA NEWSLETTER DA THAÍS OYAMA

Está nas mãos dos ciristas "soft" (eleitores de Ciro Gomes antipetistas e antibolsonaristas) a definição sobre a realização do segundo turno na eleição presidencial, diz Thaís Oyama. No grupo, que corresponde a cerca de 4% dos eleitores, há rejeição mais alta a Bolsonaro que a Lula. A newsletter é enviada às segundas-feiras. Cadastre-se.

******************
NA NEWSLETTER OLHAR OLÍMPICO

Demétrio Vecchioli comenta o êxito do técnico José Roberto Guimarães em formar uma nova seleção feminina de vôlei, com 10 vitórias em 12 jogos na primeira fase da Liga das Nações. Outros temas são o desempenho brasileiro em saltos ornamentais no Mundial de Esportes Aquáticos e as perspectivas para o skate em Paris. Quer receber às segundas-feiras a newsletter? Inscreva-se.

******************

PELO MUNDO

4 de Julho - Jim Vondruska/Getty Images/Via AFP - Jim Vondruska/Getty Images/Via AFP
4.jul.2022 - Polícia trabalha na cena de um tiroteio em um desfile de 4 de julho em Highland Park
Imagem: Jim Vondruska/Getty Images/Via AFP

No Dia da Independência dos EUA, um atirador matou seis pessoas no desfile comemorativo em Highland Park, perto de Chicago. A polícia prendeu um suspeito, um homem de 22 anos de idade chamado Bobby Crimo. Depois do ataque, Joe Biden disse que manterá a luta contra as armas de fogo no país.
..........................
Carlos Juliano Barros explica por que a disparada da inflação e o aumento dos juros nos EUA podem significar o fim de uma era.
..........................
Aliada de Cristina Kirchner, a nova ministra da Economia da Argentina preocupa o mercado.
..........................
A torre Eiffel, de Paris, uma das atrações turísticas mais populares do mundo, está enferrujada e deveria passar por reforma total, mas em vez disso só vai receber nova pintura (parcial). Pelo menos é o que diz uma revista francesa, que teve acesso a relatórios confidenciais.

******************
INVASÃO DA UCRÂNIA

O presidente Volodymyr Zelenski disse que negocia com a Turquia e a ONU uma solução para permitir a exportação de grãos produzidos na Ucrânia.

******************
LEI DE COTAS

O curso Intelectuais Negras: escritas de si, saberes transgressores e práticas educativas de mulheres negras, ministrado desde 2015, é um "abrigo" de cotistas na UFRJ.

******************

MUNDO DA BOLA

Botafogo - Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/AGIF
Vinícius Lopes comemora gol do Botafogo contra o Bragantino, pelo Brasileirão
Imagem: Diogo Reis/AGIF

O Botafogo venceu o Bragantino por 1 a 0, pelo Brasileirão.
..........................
Rodada quente na Libertadores hoje:

  • Atlético-MG X Emelec, às 19h15
  • Boca Juniors X Corinthians, às 21h30
  • Libertad X Athletico, às 21h30

..........................
Enquanto Roque brilha no Athletico-PR, o Cruzeiro tenta na Justiça receber mais que o valor calculado para a transferência do jogador.
..........................
Terminadas as férias, Neymar disse que agora o foco é a Copa do Qatar.
..........................
Aniversário para não comemorar: há 40 anos o Brasil, conduzido por Telê Santana, perdeu da Itália e foi eliminado da Copa da Espanha.
..........................
Confirmada a ida de Gabriel Jesus para o Arsenal.

******************
VIVABEM

Dá para diferenciar a dengue de gripe, resfriado e covid?

******************
TELINHA

Por que o nome de Manoel Soares não aparece como apresentador do Encontro, da Globo.