Topo

Mulheres negras lideram projetos de acolhimento e amparo

A manicure Ivoni Campos, 44 - Zo Guimaraes/UOL
A manicure Ivoni Campos, 44 Imagem: Zo Guimaraes/UOL

Colaboração para o UOL

08/07/2022 09h00

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (8/7) da newsletter Nós Negros. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

********

A comunidade negra costuma considerar que julho é o "mês das mulheres negras". Isso porque no dia 25 se comemora o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, desde 2014, também se comemora a data como Dia Nacional de Tereza de Benguela, considerada uma heroína quilombola.

Nesta toada, Nós Negros destaca as histórias de Evelyn Daisy de Carvalho e Ivoni Campos, duas mulheres negras que, cada uma a sua maneira, têm feito a diferença no mundo ao seu redor.

No Rio de Janeiro, a manicure Ivoni Campos, 44, passou a acolher pessoas trans e suas famílias após o suicídio do filho Demétrio, um homem trans e negro retinto. Com a morte dele, Ivoni assumiu suas redes sociais e, aos poucos, entre publicações e lives, passou a receber pedidos de ajuda. Hoje, ela articula ações com entidades LGBTQIA+ para ajudar outros jovens.

Quando eu vejo um homem preto, trans, periférico, rindo e sorrindo, é ali que eu vejo o rosto do meu filho
Ivoni Campos, manicure

Evelyn é coordenadora do projeto TrançAmor, que nasceu para amparar mulheres negras em processo de transição capilar. Mas a iniciativa acabou se transformando em um mutirão de combate à fome na periferia de São Paulo quando ela percebeu que outras mulheres tinham necessidades além da estética: precisavam suprir a alimentação do lar. Ela passou a coordenar voluntários no preparo de mais de 1,5 mil marmitas orgânicas e na distribuição de cestas básicas. Os atendimentos priorizam as mães e avós solos, dependentes químicos e pessoas em situação de rua.

***
MANDATO RECUPERADO...
A Justiça do Paraná suspendeu a sessão da Câmara Municipal de Curitiba que decidiu pela cassação do mandato do vereador Renato Freitas (PT). Freitas virou alvo de um processo por quebra de decoro parlamentar após participar de uma manifestação pelo assassinato de Moïse em uma igreja católica.

***
MACUMBA NÃO?
Localizado nos Arcos da Lapa na cidade do Rio de Janeiro, o santuário de Zé Pelintra, ícone da umbanda, é alvo de ataques desde que foi construído. Segundo reportagem do UOL, o espaço já sofreu 22 ataques em quatro anos. Recentemente, o programa Preto no Branco também abordou sobre intolerância religiosa.

***
PAPO E MÚSICA?
Zeca Pagodinho foi o convidado do último episódio da segunda temporada do podcast "Mano a Mano", comandado pelo rapper Mano Brown. Em papo com o rapper, o sambista falou sobre o começo na música.

***
BARRA FUNDERS?
Um dos redutos do samba em São Paulo, o bairro da Barra Funda está se elitizando. O UOL conversou com sambistas da Camisa Verde e Branco, escola que fez história na região. Os novos moradores estão sendo chamados de Barra Funders, assim como os Santa Ceciliers.

***

DANDO A LETRA

Edu Carvalho, colunista de Ecoa - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Edu Carvalho, colunista de Ecoa
Imagem: Arquivo pessoal

Eu só queria ter dinheiro pra comer" era o que um deles ostentava em um dos pedaços de papelão. Não inteiro, mas rasgado. Não era só de fome que ele precisava, mas de acesso à sala de aula, onde talvez nunca tenha posto os pés
Eduardo Carvalho, colunista do UOL

Em Ecoa, Eduardo Carvalho traz uma crônica sobre jovens pedindo dinheiro no Rio de Janeiro para criticar a visão romanceada da vida carioca pintada em texto assinado por Washington Olivetto, colunista do O Globo.

Em Notícias, André Santana também repercute o texto de Olivetto e analisa trecho em que o colunista se refere à babá do filho como "quase da família". Na opinião dos colaboradores do UOL, Washington traz narrativa que ignora o contexto econômico atual.

Em Universa, Cris Guterres afirma que se surpreende com as mulheres assumidamente bolsonaristas na dianteira das mobilizações a favor do candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro.

Em VivaBem, Larissa Cassiano tira dúvidas sobre a cesárea e parto vaginal para ajudar a escolher o mais adequado.

***

PEGA A VISÃO

Mari Santos, uma das autoras do livro "Manual de Penteados para Crianças Negras" - Acervo pessoal - Acervo pessoal
Mari Santos, uma das autoras do livro "Manual de Penteados para Crianças Negras"
Imagem: Acervo pessoal

Tenho muitas crianças pretas no meu convívio, sobrinha, filhos dos meus primos, de amigos. Vejo uma geração que é um reflexo dos pais, que estavam na mesma busca de encontrar suas raízes, saber de onde vem, encontrar sua negritude. Estamos buscando, aos tropeções, saber onde está a nossa história
Mari Santos, uma das autoras do livro "Manual de Penteados para Crianças Negras"

Com lançamento marcado para este sábado (9), na Bienal do Livro de São Paulo, o livro "Manual de Penteados para Crianças Negras" reúne penteados para meninos e meninas com cabelo crespo. Além de representar um resgate à liberdade para as crianças negras, a obra também é dedicada para os cuidadores com o objetivo de romper com a lógica de alisar o cabelo em busca de "praticidade".

***

SELO PLURAL

Podcast Papo Preto - Arte UOL - Arte UOL
Podcast Papo Preto
Imagem: Arte UOL

No episódio #86 de Papo Preto, o apresentador Yago Rodrigues recebe o artista e intérprete de Libras, Efraim Couto. Ele atua na interpretação das linguagens artísticas em Libras e fala da diversidade dentro da comunidade surda, que implica em diferentes formas de comunicação.