Topo

Governo Castro tem 3 das 5 chacinas mais letais do Rio

Moradores do Complexo do Alemão usaram Kombi para levar corpos até hospital - Reginaldo Pimenta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Moradores do Complexo do Alemão usaram Kombi para levar corpos até hospital Imagem: Reginaldo Pimenta/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL

22/07/2022 06h32Atualizada em 22/07/2022 06h32

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (22/7) da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia. Para receber esta e outras newsletters diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

Em pouco mais de um ano, o governo Cláudio Castro acumula 3 das 5 chacinas mais mortíferas do Rio de Janeiro - incluindo uma ontem, no Complexo do Alemão (leia adiante sobre a operação policial que resultou em 18 mortes). Castro sustenta que os mortos são criminosos, apesar de constantes denúncias de assassinato de inocentes e de suspeitos que não resistiam.
..........................
O NÚMERO
28
É o total de mortos na chacina do Jacarezinho, a mais letal do Rio de Janeiro, em maio de 2021, pouco mais de um mês depois da efetivação de Castro no governo.
..........................
Também no Rio de Janeiro de Castro: fundação com cargos secretos faz concursos sem divulgar nomes de aprovados. A prática dificulta a fiscalização.

******************
POLÍCIA QUE MATA

Nova operação no Complexo do Alemão, no Rio, deixou pelo menos 18 mortos - entre eles, um cabo da PM (homenageado por Bolsonaro, que não citou as outras mortes) e uma mulher que estava em um carro. Na conta inicial da PM, eram cinco vítimas; depois o número foi atualizado.
..........................
Leonardo Sakamoto diz que Witzel prometeu "tiro na cabecinha", mas Castro é quem aperta o gatilho. Milly Lacombe pergunta: por que aceitamos que a polícia entre atirando em favelas e periferias?

******************
CORRIDA ELEITORAL

Está oficializada, pelo PT e pela federação partidária que inclui também PC do B e PV, a candidatura da chapa Lula-Alckmin.
..........................
Anitta fez bem para a popularidade de Lula nas redes sociais. Bolsonaro fez mal para Bolsonaro, com seus ataques ao sistema eleitoral diante de uma plateia de embaixadores estrangeiros.
..........................
Não deve rolar a reunião sobre as eleições que o Ministério da Defesa insiste em tentar marcar com o TSE. Carolina Brígido conta que o presidente do tribunal, Edson Fachin, não pretende aceitar o pedido.
..........................
No UOL Entrevista, o ex-presidente Michel Temer disse que Dilma Rousseff "é honestíssima" e sofreu impeachment porque "teve dificuldades de relacionamento com a sociedade e com o Congresso Nacional".
..........................
No Rio de Janeiro, Marcelo Freixo está tecnicamente empatado com Cláudio Castro na disputa pelo governo do estado, segundo pesquisa Ipec.

******************
CERCADINHO

Antes, Bolsonaro dizia que não havia corrupção em seu governo. Ontem, disse que se forem procurar, acham alguma coisa.

******************
VIOLÊNCIA POLÍTICA

Depoimento de atirador, suicídio e laudos: promotor detalha investigação em Foz do Iguaçu sobre o assassinato de Marcelo Arruda. O acusado, Jorge Guaranho, foi intimado a apresentar defesa.

******************
CERCADINHO

O tempo pode fechar para Bolsonaro, se não se reeleger. Sem foro privilegiado, poderá ser julgado pela Justiça comum, o que eleva as possibilidades de responsabilização penal. Casos que foram arquivados podem ser reabertos.
..........................
O presidente da Funai, Marcelo Xavier, foi chamado de miliciano por um ex-funcionário do órgão durante um evento na Espanha sobre a situação indígena. Xavier saiu da reunião.

******************
PREVISÃO DO TEMPO

O fim de semana será quente e seco nas capitais do Sudeste e no Centro-Oeste. Para Norte e Nordeste, a previsão é de chuva.

******************
SEU BOLSO

Veja cinco profissões que pagam um bom salário sem precisar de faculdade.

******************
NA NEWSLETTER NA SUA TELA

O filme O Telefone Preto, que estreou ontem nos cinemas, inspirou o boletim a apresentar uma seleção de filmes de terror sobrenatural. No streaming, o destaque é O Agente Oculto, com Ryan Gosling, disponível a partir de hoje na Netflix. Quer receber às quintas-feiras a newsletter? Inscreva-se.

******************
NA NEWSLETTER DO TRAJANO

Em tom de desabafo, o colunista cobra cobertura mais abrangente do esporte olímpico brasileiro - fora dos grandes eventos, como Olimpíadas e Mundiais. "Quero mais, muito mais. Não basta transmitir e depois não acompanhar a batalha, o dia a dia, a perseverança, o suor dos nossos atletas." Quer ler o Trajano em seu email? Cadastre-se.

******************

MUNDO DA BOLA

Palmeiras - Alessandra Torres/AGIF - Alessandra Torres/AGIF
Scarpa abre o placar para o Palmeiras contra o América-MG, pelo Brasileirão
Imagem: Alessandra Torres/AGIF

O Palmeiras venceu o América-MG (1 a 0), abriu vantagem na liderança e não pode ser alcançado no primeiro turno do Brasileirão. Foi um golaço de Gustavo Scarpa, jogador que, diz Juca Kfouri, vai deixar saudade.
..........................
Também pelo Brasileirão, o Atlético-MG empatou com o Cuiabá (1 a 1).
..........................
Na Copa América feminina, o Brasil fez 6 a 0 no Peru.
..........................
Os resultados da rodada.
..........................
Novidade hoje no Cartão Vermelho: Casagrande estreia, ao lado de José Trajano e Juca Kfouri.

******************

PELO ESPAÇO

Webb - Imagem: WikiImages/ Pixabay - Imagem: WikiImages/ Pixabay
Imagem: Imagem: WikiImages/ Pixabay

Em apenas uma semana de trabalho "pra valer", o Telescópio Espacial James Webb pode ter registrado a galáxia mais antiga e distante já identificada, a GLASS-z13, de cerca de 13,5 bilhões de anos.

******************
PELO MUNDO

O relatório preliminar da Câmara dos EUA sobre a invasão do Capitólio aponta que o ex-presidente Donald Trump foi negligente e omisso e poderia ter evitado a violência e a proporção do ataque, em que morreram cinco pessoas.
..........................
O presidente da Itália, Sergio Mattarella, dissolveu o Parlamento, o que automaticamente exige a realização de eleições antecipadas.
..........................
Um tubarão arrancou parte do dedo mindinho de um pescador que tentou agarrá-lo. A cena foi filmada (tem sangue...).

******************
INVASÃO DA UCRÂNIA

Segundo a Turquia, Rússia e Ucrânia assinam hoje acordo que libera a exportação de grãos pelo Mar Negro.
..........................
A Rússia disse que as novas sanções contra o país anunciadas pela União Europeia não levarão a uma mudança de comportamento.
..........................
Um raríssimo ovo Fabergé, joia que pode valer milhões de dólares, foi encontrado no iate apreendido de um magnata russo.

******************
NOVOS TEMPOS

Sexoterapia #76: "Viciada em dar match" - as mudanças na vida das solteiras.

******************
VIVABEM

Adesivos para os pés prometem tirar toxinas do corpo. Funcionam?
..........................
Pandemia, desabastecimento e fake news ajudam a explicar por que a vacinação em crianças está tão baixa, o que traz o risco da volta de doenças como a pólio.

******************
MUNDO DA MÚSICA

Cantora mais ouvida do Brasil no Spotify, Ana Castela tem 18 anos, pilota trator e nunca viu Anitta.

******************
TILT

Quer dar um tempo no Instagram (ou sair de vez)? É fácil.

******************
ÁGUA NA BOCA

Duas sorveterias brasileiras estão entre as 50 melhores do mundo (uma em Belém do Pará e a outra em São Paulo).