Topo

Negro não pode ser turista? Essas iniciativas mostram que pode, sim

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do Núcleo de Diversidade

09/08/2022 09h00

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (9). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail, na semana que vem? Cadastre-se aqui.

***

Episódios como o caso de racismo sofrido por Titi e Bless, filhos de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso, não são raros em Portugal. Nesta semana, a colunista de Universa Tatiana Vasconcellos mostrou histórias de mulheres que já passaram pelo país e relatam experiências conturbadas, entre elas, ouvir ofensas como "volte para sua terra" ou "aqui não é lugar para vocês".

Na contramão das experiências nada agradáveis, iniciativas de turismo encabeçadas por pessoas negras têm tentado provar que a população negra pode estar em todos os lugares. O afroturismo, como é chamado, também preza por destinos ou tours que contam a história de locais pela perspectiva negra.

Nessa linha, a Brafrika Viagens é uma agência que proporciona roteiros que conectam seus clientes com a sua ancestralidade. Entre os destinos mais interessantes está o Quilombo dos Palmares, em Maceió (AL), o único parque temático dedicado à cultura afro-brasileira. Já a Bitonga Travel é um coletivo onde mulheres negras compartilham histórias e roteiros de viagem. Por falar nisso, a Nataly Castro quer ser a 1ª mulher negra a viajar o mundo todo e já encarou até o talibã para cumprir esta meta.

Para viagens mais locais, as iniciativas Guia Negro e Sampa Negra têm roteiros e visitas guiadas pelo Pelourinho, em Salvador (BA), e no Bixiga, em São Paulo (SP).

"O turismo ainda é um lugar de privilégio. Quando a gente viaja, muitas vezes somos os únicos corpos pretos dos lugares. O trabalho do afroturismo é, além de conectar as pessoas com a história negra, incentivar com que mais pessoas negras viagem"
Guilherme Soares Dias, fundador do Guia Negro, em entrevista a Nós Negros

Também vale a pena conferir os episódios do podcast Papo Preto que abordaram sobre como o racismo tenta tirar do negro o direito a viajar e sobre como é preciso colocar a racialização do debate migratório.

***

NAS TELAS... A série sobre a história do boxeador Mike Tyson estreia em 25 de agosto. De título de campeão peso-pesado mais novo do mundo, para uma condenação de estupro, os produtores de "Mike" contam que apostaram em uma narrativa não polarizada: "nem herói e nem vilão".

***

NA MÚSICA... A cantora Ludmilla anunciou o adiamento de "Insônia", sua música inédita feita com Marília Mendonça. O motivo: não ofuscar o lançamento do álbum póstumo da cantora sertaneja, disponível desde 21 de julho.

***

DANDO A LETRA

Jeferson Tenório - Carlos Macedo - Carlos Macedo
Imagem: Carlos Macedo

O mandato do vereador Renato Freitas (PT) foi cassado na última sexta-feira pela Câmara Municipal de Curitiba, no Paraná. (...) A cassação é tão absurda, mesmo num país racista como o Brasil"
Jefferson Tenório, escritor e colunista do UOL

Em Notícias, Jeferson Tenório comenta a cassação do mandato de Renato Freitas, após ter participado de um protesto em uma igreja pedindo justiça nos casos de assassinatos do congolês Moïse Kabagambe e Duval Teófilo Filho.

Chico Alves conta que a prefeitura do Rio alegou não ter recebido pedido da presidência para transferir o desfile de 7 de setembro para a Praia de Copacabana, conforme o presidente Jair Bolsonaro havia anunciado.

Cínthia Leone, da coluna Crise Climática, comenta sobre uma matéria do New York Times que revela a perda do controle do espaço aéreo das fronteiras na Amazônia para o crime organizado.

Por trás do apresentador e humorista, existia José Eugênio Soares, um homem sensível e ligado às mais diversas formas de arte. Era essa sensibilidade que fazia Jô Soares transformar o papo com qualquer pessoa em algo interessante"
Aline Ramos, colunista do UOL

Em Splash, Aline Ramos analisa que o bom humor e carisma de Jô Soares o fizeram uma figura insubstituível na televisão brasileira.

Em Viva Bem, Elâina Francisca argumenta que a cultura do estupro influencia a forma como as crianças e adolescentes são expostos à sexualidade, e Alexandre da Silva cita um caso de impaciência de Roberto Carlos em um show e reflete sobre o envelhecimento do artista.

***

PEGA A VISÃO

Sofro ameaça de morte todo dia, palavras de ódio, racismo, homofobia. Pessoas subestimam meu trabalho. Até hoje, enxergo Cristo como um mensageiro de amor para todos, não só para as pessoas que a Igreja prega"
Jotta A, cantor

Jotta A chegou a ser indicado ao Grammy Latino aos 16 anos - Andres Salazar - Andres Salazar
Imagem: Andres Salazar

Apesar dos milhares de discos e indicação ao Grammy Latino pela carreira gospel, o cantor Jotta A precisou mudar de rumo após assumir a bissexualidade. Em entrevista a Splash, o cantor conta como a definição da sua sexualidade causou problemas no meio religioso.

***

SELO PLURAL

Podcast Papo Preto 2022 - Arte/UOL - Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

No episódio #90 de Papo Preto, o apresentador Yago Gomes recebe a pesquisadora de comunicação e tecnologia Mariana Gomes para falar sobre os desafios das novas tecnologias para a população negra.