Topo

Cartas e manifestações pró-democracia tentam barrar golpe

Pátio das Arcadas da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), no centro de São Paulo Imagem: Bruno Rocha/Estadão Conteúdo

Do UOL

11/08/2022 06h26Atualizada em 11/08/2022 06h26

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia, o seu resumo com as principais notícias do dia que foi enviado hoje cedo (11). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, diariamente? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

****

Relacionadas

É dia de leitura do manifesto da Fiesp (a partir de 9h30) e da carta da Faculdade de Direito da USP (11h30) em defesa da democracia. O UOL vai transmitir. Também estão previstas manifestações em todos os estados e no Distrito Federal.
..........................
Para Kennedy Alencar, com carta e manifesto, a elite dá sonoro não a Bolsonaro e barra golpismo. Wálter Maierovitch fala em sufocamento do golpismo. Casagrande vê Bolsonaro nas cordas depois das cartas. Camilo Vannuchi compara a carta pela democracia a um risco no chão: daqui não pode passar. Os manifestos são preparação da resistência contra o golpe, segundo José Carlos Dias, orador do ato pela democracia na Faculdade de Direito da USP.
..........................
Isabela Del Monde convida a assinar a carta e diz que o Brasil e a democracia valem a pena.

******************
CORRIDA ELEITORAL

Alexandre de Moraes entregou pessoalmente a Bolsonaro o convite para sua posse como presidente do TSE. Bolsonaro disse que vai e deu ao ministro uma camisa do Corinthians.
..........................
Aperitivo da batalha eleitoral em torno de vídeos: o YouTube removeu a live de Bolsonaro feita no encontro com embaixadores no Palácio do Planalto em que o presidente fez ataques ao processo eleitoral brasileiro. E o TSE mandou o YouTube remover vídeos em que Lula chama Bolsonaro de genocida.
..........................
A reunião de Bolsonaro com embaixadores também levou o Ministério Público Eleitoral a pedir ao TSE que multe o presidente por propaganda eleitoral antecipada.
..........................
No Encontro Nacional do Agro, Bolsonaro xingou Lula e fez piada homofóbica contra ex-ministros da Defesa. O capitão, diz Ricardo Kotscho, partiu para a baixaria total.
..........................
A FRASE

Até pouco tempo tinha tudo quanto é tipo de gente lá, que não entendia nada, que nunca pegou numa pistola - que atira, vamos deixar bem claro - e foi ser ministro da Defesa. Ele pode ter pego em várias outras pistolas, nessa que atira não.
Bolsonaro, para uma plateia de empresários do agronegócio.
..........................
Propostas de militares para eleições estavam previstas antes mesmo de pedido, diz TSE.
..........................
O NÚMERO
R$ 142,7 bilhões

É o quanto falta no Orçamento de 2023 para bancar promessas de Bolsonaro. José Paulo Kufper acha que o programa de governo do presidente exagera na ficção.
..........................
Haddad tem 34% das intenções de voto para governador de São Paulo, mostra pesquisa Quaest/Genial. Tarcísio de Freitas e Rodrigo França empatam em segundo lugar, com 14% cada um.

******************
O BRASIL NA LONA

Pesquisa do Ipec em parceria com o Instituto Cidades Sustentáveis mostra que no Brasil 70,2 milhões de pessoas fazem trabalhos extras (bicos) para complementar a renda. Manutenção e faxina são as atividades mais comuns. Fazer comida em casa para vender vem em seguida.

******************
SALÁRIOS DO JUDICIÁRIO

O STF aprovou aumento de 18% para juízes e servidores do Judiciário.

******************
VIOLÊNCIA POLÍITICA

Vai ficar em prisão domiciliar o bolsonarista Jorge Guaranho, que matou no Paraná o petista Marcelo Arruda. Teve alta do hospital em que estava internado e esperava transferência para uma unidade penitenciária, que declarou à Justiça não ter capacidade para tratá-lo.

******************
MUNDO DO CRIME

Sol Poente, quadro de Tarsila do Amaral avaliado em R$ 250 milhões, é parte do que foi levado de uma mulher de 82 anos em um golpe aplicado pela filha.

******************
NA NEWSLETTER DO MAURICIO STYCER

A morte de Jô Soares é a deixa para lembrar que desde 2020 a Globo não produz programas de humor para a TV aberta. Para receber a newsletter toda quarta, por email, cadastre-se.

******************
NA NEWSLETTER DE UOL TAB

Entre os destaques da semana está a entrevista de Matheus Pichonelli com Walter Delgatti, mais conhecido como "hacker de Araraquara", responsável pelo vazamento de conversas no Telegram relacionadas à operação Lava Jato. O boletim é enviado às quartas. Inscreva-se.

******************

MUNDO DA BOLA

Jogadores do Palmeiras comemoram classificação sobre o Atlético-MG na Libertadores Imagem: Amanda Perobelli/Reuters

O Palmeiras sofreu para empatar com o Atlético-MG e depois conquistar nos pênaltis a vaga para as semifinais da Libertadores.
..........................
Na Sul-Americana, o São Paulo venceu nos pênaltis o Ceará e passou para as semifinais. Para Juca Kfouri, a camisa do São Paulo falou mais alto.
..........................
O Real Madrid venceu por 2 a 0 o Eintracht Frankfurt e ficou com a Supercopa da Uefa. Ampliou seu recorde de títulos internacionais, destaca Rodolfo Rodrigues.
..........................
Os resultados da rodada.
..........................
A CBF aceitou o cancelamento do jogo Brasil X Argentina, pelas eliminatórias da Copa. Seria realizado em setembro.
..........................
Willian deve sair do Corinthians.

******************

TELONA

Jenna Ortega no filme 'X - A Marca da Morte' Imagem: Divulgação/A24

X - A Marca da Morte, é uma das nove estreias da semana. No filme de terror, com Mia Goth e Jenna Ortega, atores gravando um filme erótico no interior do Texas passam a ser perseguidos e precisam lutar por suas vidas.
..........................
Outra novidade nos cinemas é Papai é Pop, comédia com Paolla Oliveira e Lázaro Ramos.

******************
FONES DE OUVIDO

Qual o melhor fone de ouvido para academia? Veja o campeão do Tilt Lab Day.

******************
VIVABEM

Cigarros eletrônicos viciam? "Fumei cigarro por 20 anos e a abstinência do vape tem sido muito pior", diz a empresária Simone Balestro.
..........................
Bebe pouca água? Veja dez alimentos ricos no líquido e que ajudam na hidratação.
..........................
Entenda por que dormir bem pode ajudar a emagrecer.

******************
PELO MUNDO

A China anunciou o fim de uma rodada de exercícios militares em torno de Taiwan e disse que manterá na região "treinamento e preparação para combate".
..........................
O ex-presidente dos EUA Donald Trump disse que se recusou a responder perguntas da Procuradoria-Geral do estado de Nova York durante uma audiência da investigação de suas empresas por suposta fraude fiscal.

******************
INVASÃO DA UCRÂNIA

Segundo reportagem da CNN, a Rússia oferece a liberdade a prisioneiros (incluindo assassinos) que aceitem combater a Ucrânia.
..........................
O G7, grupo das sete democracias mais industrializadas do mundo, acusa a Rússia de "colocar em risco" a região em torno da usina nuclear de Zaporizhzhia, ocupada por tropas russas, e exige a devolução da central à Ucrânia. Há risco de um acidente nuclear pior que a catástrofe de Chernobyl.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cartas e manifestações pró-democracia tentam barrar golpe - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Pra Começar o Dia