Topo

Alexandre de Moraes breca investigações contra institutos de pesquisa

Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE - Antonio Augusto/Secom/TSE
Ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE Imagem: Antonio Augusto/Secom/TSE

Do UOL

14/10/2022 06h34

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (14). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Alexandre de Moraes mandou a Polícia Federal e o Cade pararem de investigar institutos de pesquisas, dizendo que há "indicativos de abuso de poder político e desvio de finalidade" nas iniciativas. Segundo o presidente do TSE, as medidas "parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral" de Bolsonaro. A decisão de Moraes deixou Bolsonaro revoltado, relata Josias de Souza.

******************
LEGISLATIVO
Faltando poucos meses para terminar sua gestão como presidente do Senado, Rodrigo Pacheco disse que a Casa não vai referendar qualquer projeto apenas porque é de interesse do governo Bolsonaro. E há propostas, segundo ele, inconsistentes, que enfrentam dificuldades por falta de consenso no Congresso. A lista de prioridades bolsonaristas travadas no Senado inclui o PL do Veneno, que flexibiliza o uso de agrotóxicos, a regulamentação do homeschooling e a proibição à saída temporária de presos.

******************
PRA FICAR DE OLHO
O Datafolha solta hoje nova pesquisa de intenção de voto para presidente. O resultado será comentado no programa Análise de Pesquisas, que ontem dissecou os números de levantamento da Quaest (Lula 49% X 41% Bolsonaro). José Roberto de Toledo disse que a eleição ainda está aberta.

******************
CORRIDA ELEITORAL

O STJ manteve o afastamento de Paulo Dantas, governador de Alagoas. Lula defendeu seu aliado: "Jamais deixarei um companheiro".
..........................
Está feio o assédio eleitoral (tentativa de empregador de coagir o funcionário para votar ou deixar de votar em determinado candidato), com pelo menos 236 casos relatados ao Ministério Público do Trabalho. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, disse que haverá atuação mais efetiva e rápida contra o crime.
..........................
Apesar da repercussão negativa, a campanha de Bolsonaro acha que ele saiu ganhando com a ida a Aparecida (SP).
..........................
"Como católica, me doeu ver o que Bolsonaro fez em Aparecida", disse a deputada federal Tabata Amaral no UOL Entrevista.
..........................
Tarcísio de Freitas não vai debater hoje com Fernando Haddad no SBT. Também não participará do programa Roda Viva na segunda-feira, mas deve estar em debate na Globo dia 27. Até lá, prioriza atos na capital.
..........................
O candidato bolsonarista ao governo gaúcho, Onyx Lorenzoni, partiu para a baixaria homofóbica em sua campanha. Na propaganda eleitoral, disse que "os gaúchos e as gaúchas" vão ter "um governador e uma primeira-dama de verdade", referência à homossexualidade de Eduardo Leite, seu adversário.

******************
Wesley Safadão é cortejado por Bolsonaro, em tentativa de conseguir votos no Nordeste.

******************
CERCADINHO

Fica cada vez mais mal contada a história contada em detalhes por Damares Alves sobre sequestro e exploração sexual de crianças da ilha de Marajó (PA). O Ministério Público Federal não localizou denúncias, e a ex-ministra disse que ouviu falar nas ruas. O STF enviou para a Justiça do Pará uma notícia-crime contra a ex-ministra.
..........................
A Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil) entrou com uma representação junto ao TSE por causa de um vídeo em que Bolsonaro diz que ianomâmis praticam canibalismo.
..........................
A imagem de um homem lambendo o cano de um fuzil viralizou alguns dias atrás. Depois ele foi preso. E antes, segundo um delegado, ele aterrorizava sua cidade, Artur Nogueira (SP).

******************
DIREITOS HUMANOS

A reportagem Mortes invisíveis, do núcleo investigativo do UOL, foi a vencedora da categoria multimídia da 44ª edição do Prêmio Vladimir Herzog. Com foco em direitos humanos, é uma das principais premiações de jornalismo no Brasil.

******************
ABORTO
Carolina Brígido
conta que o STF tende a não descriminalizar o aborto em julgamento esperado para 2023.

******************
SEU BOLSO

"Em seis anos, economizei R$ 65 mil de gasolina", diz dono de carro elétrico.

******************
NA NEWSLETTER CRISE CLIMÁTICA

A edição desta semana destaca o crescimento na geração de energia elétrica de fonte solar e eólica no primeiro semestre deste ano, que evitou o avanço previsto nos combustíveis fósseis. O boletim sai toda quinta. Para receber em seu email, cadastre-se.

******************
NA NEWSLETTER NA SUA TELA

O Dia do Professor, 15 de outubro, inspira a seleção de filmes sobre educação, alunos e professores. O boletim também lista as principais estreias da semana no cinema, como Halloween Ends, e no streaming, como Rosalina. Inscreva-se para ter às quintas dicas do que ver na telinha e na telona.

******************

Mundial de Vôlei

volei - Rene Nijhuis/Orange Pictures/BSR Agency/Getty Images - Rene Nijhuis/Orange Pictures/BSR Agency/Getty Images
Gabi, do Brasil, em jogo contra a Itália pela semifinal do Mundial de Vôlei
Imagem: Rene Nijhuis/Orange Pictures/BSR Agency/Getty Images

A seleção brasileira venceu a italiana (3 sets a 1) e faz a final do Mundial de Vôlei Feminino amanhã, às 15h, contra a Sérvia.

******************
MUNDO DA BOLA

Na Libertadores feminina, o Deportivo Cali venceu de virada (2 a 1) o Corinthians.
..........................
Para falar de futebol, brasileiro prefere Galvão Bueno a influenciadores.
..........................
Os resultados da rodada.

******************
PELO MUNDO

O Comitê da Câmara dos EUA que investiga a invasão ao Capitólio decidiu intimar o ex-presidente Donald Trump.
..........................
Mais um caso de tigre matador de gente na Índia, mas dessa vez o animal foi capturado com vida.
..........................
Não era dia da caça nem do caçador: na Argentina, um búfalo atingido por um tiro conseguiu chifrar e matar o caçador. Depois foi abatido.

******************
INVASÃO DA UCRÂNIA

A União Europeia resolveu falar grosso com Vladimir Putin: ameaçou "aniquilar" o Exército da Rússia se o país usar armas nucleares na Ucrânia.

******************
VIVABEM

Dez erros que muita gente comete ao tentar curar uma gripe ou um resfriado.

******************

Telinha

ss - Divulgação/Star+ - Divulgação/Star+
Mariano Mattos Martins interpreta Silvio Santos jovem em 'O Rei da TV'
Imagem: Divulgação/Star+

Ambição e trapaças: série mostra Silvio Santos diferente do que reina na TV.
..........................
Netflix anuncia plano mais barato com anúncios para novembro; veja o preço.

******************
NEGÓCIO DA CHINA

Felipe Zmoginski conta quais são os cinco setores que parecem mais promissores na China.

******************