Topo

Violência atinge 48% dos alunos da rede estadual de SP, mostra pesquisa

Policiais em frente à escola Thomázia Montoro na Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo - Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Policiais em frente à escola Thomázia Montoro na Vila Sônia, na zona oeste de São Paulo Imagem: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL

29/03/2023 06h29Atualizada em 29/03/2023 06h29

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia enviada hoje (29). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Levantamento na rede estadual de São Paulo feito de 30 de janeiro a 21 de fevereiro mostra que 48% dos alunos já sofreram algum tipo de violência nas dependências das escolas em que estão matriculados, e que 71% já souberam de casos de violência. Outro problema apontado é a piora das condições de saúde mental nas escolas. Para 95% dos estudantes e de seus familiares e 91% dos professores, questões como esgotamento e ansiedade têm se tornado mais frequentes.
..........................
Brigas e respostas vagas: o que se sabe sobre o aluno que matou professora em escola estadual de São Paulo. Estudantes, relatam rotina de violência no local.

******************
VITRINE
Carros da Jaguar e da BMW, peças da Louis Vuitton, gasto milionário no cartão de crédito e apartamento de mais de R$ 20 milhões em Miami fazem parte da vida de ostentação do governador do Acre, Gladson Cameli. A Polícia Federal suspeitou, começou a investigar e já entregou ao STJ um relatório com o que considera sinais de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro.

******************
JUROS DA DISCÓRDIA

José Paulo Kupfer leu na ata da reunião do Banco Central que manteve a Selic em 13,75% ao ano um reforço do tom de disputa política com o governo Lula.
..........................
Em outra taxa de juros que andou dando dor de cabeça no governo, a dos empréstimos consignados atrelados a benefícios do INSS, saiu um número que destravou a concessão de crédito: 1,97% ao mês.

******************
SOB NOVA DIREÇÃO

Pode sair hoje, depois de reunião de Lula com Fernando Haddad (Fazenda) e Rui Costa (Casa Civil), a proposta de nova regra de gastos do governo. Mariana Londres destaca o tratamento especial que o presidente quer dar às áreas de saúde e educação.
..........................
Haddad disse que a reforma tributária defendida pelo governo Lula pode levar a crescimento adicional de 10% do PIB em 15 anos.
..........................
A FRASE

Esta reforma tributária é, como diz na minha terra, a salvação da lavoura. Digo mais: é a única bala de prata que nós temos. E nós só temos uma janela.
Simone Tebet, ministra do Planejamento e Orçamento, durante evento, ao lado de Haddad.
..........................
Rodrigo Pacheco não topou a proposta de Arthur Lira de dar maior peso para a Câmara nas comissões mistas que analisam medidas provisórias. Tales Faria conta que a disputa em torno das MPs e o surgimento de um novo bloco na Câmara estão esvaziando o poder de Lira.
..........................
O ministro Flávio Dino (Justiça) passou quatro horas na Câmara dando respostas bem-humoradas e irônicas a perguntas de deputados bolsonaristas que incluíam fake news.
..........................
A deputada Tabata Amaral disse que a bancada da educação será "mais agressiva" em temas bolsonaristas, enfrentando o homeschooling, os cortes na educação superior e as denúncias de corrupção.
..........................
A bancada da bala pediu, e o governo aceitou: proprietários de armas ganharam mais 30 dias para fazer o recadastramento.

******************
JOIAS DAS ARÁBIAS

Depois da notícia de que Bolsonaro embolsou também um Rolex cravejado de diamantes e outras joias, a defesa do ex-presidente disse que as peças foram registradas e incluídas no acervo da Presidência.
.........................
O "motorista" de Bolsonaro, o ex-piloto Nelson Piquet, guardou joias e presentes do ex-presidente, segundo o Estadão. Pode ser cúmplice de eventuais crimes, diz Wálter Maierovitch.

******************
O NÚMERO
700 mil

É o total de mortos pela covid no Brasil.

******************
REGULAÇÃO DAS REDES

Primeiro round da audiência pública promovida pelo STF sobre responsabilidade de provedores de redes sociais e de ferramentas de internet pelo conteúdo gerado pelos usuários: ministros do Supremo defenderam a regulação; Facebook e Google se defenderam dizendo que não se omitem no combate a conteúdos ilegais e de desinformação e na remoção de publicações que violam as políticas das plataformas.

******************
NA NEWSLETTER NÓS NEGROS

O boletim desta semana destaca a história de Manoel José Rodrigues, que se dedicou aos estudos e foi de servente de uma usina de açúcar e álcool a gestor escolar. Inscreva-se para receber a newsletter toda terça.

******************
NA NEWSLETTER A COMPANHIA

A empresa analisada esta semana é a Multiplan, administradora de shoppings e empreendimentos imobiliários que teve crescimento de 70% no lucro no ano passado. O boletim sai toda terça. Inscreva-se.

******************

Mundo da bola

escócia - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images - Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images
Scott McTominay celebra gol da Escócia contra a Espanha pelas eliminatórias da Eurocopa
Imagem: Robbie Jay Barratt - AMA/Getty Images

Nas eliminatórias da Eurocopa a Escócia venceu a Espanha por 2 a 0.
..........................
Em amistoso, a Bélgica derrotou a Alemanha: 3 a 2.
..........................
Saíram as datas da fase de grupos da Libertadores. Flamengo, Fluminense e Palmeiras estreiam dia 5 de abril, e o Corinthians, dia 6. Também foi divulgado quem transmite cada partida.
..........................
Os resultados da rodada.

******************

Pelo mundo

paris - Thomas Samson/AFP - Thomas Samson/AFP
Os arredores da Torre Eiffel tomados por lixo
Imagem: Thomas Samson/AFP

Alívio em Paris: depois de três semanas de greve, os funcionários do setor de limpeza pública anunciaram que voltam ao trabalho hoje.

******************
INVASÃO DA UCRÂNIA

Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia anunciaram a unificação de suas Forças Aéreas.

******************
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Papa de jaquetona acolchoada e Donald Trump preso: aprenda a identificar fotos criadas por inteligência artificial.

******************
BOAS INICIATIVAS

Você comeria carne de mamute, uma espécie já extinta? Uma empresa recriou a carne para mostrar que é possível consumir proteína animal sem abater nenhum bicho.

******************
ÁGUA NA BOCA

A picanha brasileira só perde para a parrilla (churrasco argentino) entre os melhores pratos das Américas, segundo o ranking da enciclopédia gastronômica TasteAtlas.

******************
ÁGUA NA BOCA?

Você tem nojo de quê? Sopa de cobra de Hong Kong expõe preconceitos à mesa.

******************

BBB 23

bbb - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
BBB 23: Gabriel eliminado
Imagem: Reprodução/Globoplay

Gabriel Santana está fora. Foi eliminado com 56,45% dos votos. Quem é o favorito para ganhar?