Veto a viagem pode até ser vitória de Bolsonaro, mas temporária
Citando declarações que o ex-presidente deu ao UOL, Alexandre de Moraes negou o pedido de Bolsonaro de ir à posse de Trump. Na entrevista e em outras ocasiões, o líder de extrema direita não descartou buscar refúgio em outro país.
Leonardo Sakamoto avalia que Bolsonaro apostou em um jogo em que qualquer solução o beneficia. "Se a resposta fosse um improvável sim, ele teria a chance de ir ao regabofe com a extrema direita global e, quem sabe, fugir de uma provável condenação no Brasil. Se fosse um não, como de fato ocorreu, poderia apelar ao vitimismo para tachar de perseguição o seu indiciamento por tentativa de golpe de Estado, como está fazendo", escreve.
Apesar dessa vantagem momentânea, convém atentar para o diagnóstico de Josias de Souza, que vê na decisão do ministro (e no parecer também contrário emitido pela PGR) um prenúncio de condenação: "O que o magistrado e procurador-geral disseram, com outras palavras, é que não convém fornecer material para a fuga de um ex-presidente da República que frequenta o inquérito do golpe como uma condenação criminal esperando na fila para acontecer. Bolsonaro pode dispensar o Viagra, como disse ao The New York Times. Mas talvez precise buscar a receita de um bom calmante".
- Leonardo Sakamoto: Para ver Trump, Bolsonaro deveria ter tido sucesso na eleição ou no golpe
- Josias de Souza: Veto à ida de Bolsonaro aos EUA é um prenúncio de condenação

Outros olhares
Flavia Guerra
David Lynch: cineasta das águas profundas e de ideias como peixes bizarros Leia mais
Ricardo Kotscho
Aprovação de reforma é 'verdadeiro milagre' e entra para história Leia mais
Alicia Klein
Faniquito de Zubeldía e a árbitra que riu dele Leia mais
Alexandre Cossenza
Na derrota, João Fonseca também foi grande Leia mais
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.