Tem como acabar com a farra dos supersalários?

Levantamento inédito do UOL revela que pelo menos 36 mil funcionários da elite do serviço público receberam, em 2024, supersalários, aqueles que superam o teto constitucional fixado na remuneração de um ministro do STF. E mais: 9 a cada 10 juízes ganharam mais que esse valor. A gastança se estende ao Ministério Público (e a outros setores do funcionalismo). É a primeira reportagem da série Brasil dos Privilégios.

Para colunistas do UOL, esse é um quadro difícil de ser superado. Leonardo Sakamoto, que conversou com magistrados e procuradores a respeito, não chegou a conclusões animadoras sobre como alterar esse quadro no curto prazo. "Por enquanto, seja por medo ou leniência, não são tomadas medidas mais duras para manter os pagamentos dentro do teto. A falta de um comportamento republicano e racional transforma tudo em um grande baile de dissimulação", escreve.

Josias de Souza conclui: "O Brasil da cobertura só costuma se preocupar com o julgamento do próprio espelho. E o espelho sempre tem uma justificativa para qualquer arranjo. Apenas o ronco da rua pode trincar a autoimagem da casta que ordenha o orçamento federal. O excesso de desfaçatez pode estimular a opinião pública a exercer sua importância em toda a plenitude. Depois do Carnaval, claro".

Outros olhares

Felipe Salto
A popularidade de Lula e a economia Leia mais

Joel Pinheiro da Fonseca
A queda na avaliação do governo Lula se explica apenas pela economia? Leia mais

Raquel Landim
Em baixa, Lula repete Bolsonaro ao atacar governadores por alta da gasolina Leia mais

Casagrande
Neymar marca, Hulk faz golaço, mas Fonseca foi o cara do final de semana Leia mais

Continua após a publicidade

Milly Lacombe
Devemos comemorar o sul-americano sub-20 do Brasil? Leia mais

Juca Kfouri
A seleção sub-20 campeã e a vergonha da Conmebol Leia mais

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.