EUA arreganham os dentes para Moraes

Um comitê do Congresso dos EUA propôs uma lei que cria sanções contra Alexandre de Moraes. Em seguida, o próprio governo Trump foi ao X mandar um recado ao Brasil: "O respeito à soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, incluindo o Brasil. Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar indivíduos que lá vivem é incompatível com os valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão."
A temperatura subiu, mas, por enquanto, o entrevero ainda é retórico, e o governo brasileiro deve continuar reagindo pragmaticamente. Raquel Landim avalia, porém, que "se o governo Trump aplicar sobretaxas contra produtos brasileiros ou realmente tirar o visto de Moraes, haverá medidas proporcionais do Brasil".
De todo modo, bolsonaristas se animaram com o movimento dos EUA. Para Leonardo Sakamoto, à toa. "Esse negócio contra o Xandão serve para animar público bolsonarista no Brasil, animar o Musk, mas, do ponto de vista do julgamento do Bolsonaro, tem efeito prático zero. Não vai mudar voto do Supremo e não vai trazer voto de ninguém em 2026 para além dos que a extrema direita já têm garantidos. Pelo contrário: a depender dessa aliança do golpismo norte-americano com o golpismo brasileiro, isso pode gerar até uma identidade reativa nesse processo", disse ao UOL News.
Wálter Maierovitch ainda vê espaço para uma aproximação entre Lula e Trump baseada na exploração de matérias-primas. A coluna na íntegra está aqui.
E, como estamos falando do governo dos EUA, recomendo a leitura de coluna de Maria Hermínia Tavares, da Folha, em que a pesquisa avalia o impacto das ações de Trump na democracia norte-americana.
- Raquel Landim: Disputa com EUA ainda é retórica, mas isso vai mudar se Moraes for atingido
- Leonardo Sakamoto: Bolsonaristas sonham com intervenção dos EUA sobre o Brasil
- Wálter Maierovitch: Terras raras e matérias-primas críticas podem aproximar Trump de Lula
- Maria Hermínia Tavares: A democracia na mira sob Trump
Outros olhares
Conrado Hübner Mendes
Compilar pensamento dos presidentes do TJ-SP ajuda a compreender descalabro Leia mais
Reinaldo Azevedo
Defesa de Bolsonaro tem de peticionar em tribunal que seu cliente despreza Leia mais
Josias de Souza
Antilulismo é um espaço vazio à espera de um líder que o ocupe Leia mais
Ronilso Pacheco
Papa divulgar boletim tem peso político e é freio contra fake news Leia mais
Juca Kfouri
Nem Vini nem Rodrygo: Endrick! Leia mais
Tony Marlon
Neste Carnaval, cuide de quem trabalha enquanto você brinca Leia mais
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.