Vaticano encerra luto pelo papa Francisco e prepara o conclave

O Vaticano encerrou ontem o período de nove dias de luto decretados pelo papa Francisco com uma missa em homenagem à sua "intensa vida pastoral" e deu início aos preparativos do conclave, que começa na quarta-feira. A última celebração dos Novendiais, como é chamado esse período, foi oficiada pelo cardeal francês Dominique Mamberti, que é quem irá pronunciar a famosa e esperada frase em latim "Habemus papam" depois que o sucessor de Francisco for eleito. Hoje devem chegar ao Vaticano os últimos cardeais que faltam para a eleição. Segundo a Vatican News, 131 dos 133 que estão aptos a votar já se encontravam em Roma ontem. A agência oficial de notícias do Vaticano informou também que as obras para a acomodação de todos os cardeais a Casa Santa Marta estão em ritmo acelerado e devem ser concluídas hoje para que eles se acomodem até a noite de terça e fiquem em clausura para o início do conclave. Saiba como será o processo.

STF começa a julgar denúncia contra 'núcleo 4' do golpe. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal se reúne amanhã e quarta para analisar a denúncia da PGR contra sete acusados de integrar o chamado núcleo 4 da tentativa de golpe. De acordo com a denúncia, esse grupo articulou uma operação de desinformação, disseminando conteúdo falso, ataque às urnas eletrônicas e pressionando as Forças Armadas para aderirem ao plano de manter Jair Bolsonaro no poder. Os denunciados são: os majores da reserva Ailton Gonçalves Moraes Barros e Ângelo Martins Denicoli; o engenheiro e presidente do Instituto Voto Legal, Carlos Cesar Moretzsohn Rocha; o subtenente do Exército Giancarlo Gomes Rodrigues; o tenente-coronel do Exército Guilherme Marques de Almeida; o agente da Polícia Federal e ex-integrante da Abin Marcelo Araújo Bormevet; e o coronel do Exército Reginaldo Vieira de Abreu.

Polícia do Rio diz ter impedido ataque a bomba no show da Lady Gaga. Uma operação conjunta da Polícia Civil do Rio de Janeiro e do Ministério da Justiça e Segurança Pública identificou um plano de ataque a bomba no show da Lady Gaga, que aconteceu na noite de sábado na praia de Copacabana. Em entrevista coletiva concedida ontem, o secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, disse que um grupo de pelo menos oito pessoas disseminava discurso de ódio nas redes sociais e preparava um ataque contra crianças, adolescentes e público LGBTQIA+. Um homem apontado como líder foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo no Rio Grande do Sul e um adolescente foi apreendido por armazenamento de pornografia infantil no Rio. A investigação mostrou que o grupo estava promovendo um "desafio coletivo" e recrutando adolescentes para promover ataques com explosivos improvisados em mochilas e coquetéis molotov durante o show da cantora norte-americana. Saiba mais.

Haddad se reúne com secretário do Tesouro de Trump em meio a crise das tarifas. O ministro da Fazenda se encontrou ontem com Scott Bessent na Califórnia, onde se encontra para participar de um evento. Foi a primeira reunião presencial entre autoridades do alto escalão dos dois países desde que Donald Trump tomou posse, em 20 de janeiro. Na semana passada, Haddad havia falado sobre a possibilidade da reunião e adiantou que as tarifas de 10% impostas pelos EUA ao Brasil iriam ser o tema da conversa, mas ressaltou que a negociação sobre o assunto está sendo tocada pelo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Haddad está nos EUA para apresentar o novo plano do governo brasileiro de investimento em datas centers e tem reuniões marcadas com executivos de Google, Amazon e Nvidia.

Portugal vai notificar mais de 4.500 estrangeiros para que deixem o país. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil informou ontem que está "acompanhando de perto" a situação dos brasileiros em Portugal, após o governo local anunciar que notificará 4.574 estrangeiros em situação irregular para que deixem o país. O ministro da presidência português anunciou a medida no sábado. Os estrangeiros terão 20 dias para sair a partir do envio da notificação e, caso isso não aconteça, poderão ser expulsos. A situação deve impactar especialmente brasileiros. Só em 2024, 1470 brasileiros tiveram a entrada negada em Portugal. O número é 721% maior em comparação a 2023, quando foram registradas 179 recusas. O Brasil lidera o ranking de recusas portuguesas.

Bolsonaro recebe alta após 23 dias internado. O ex-presidente deixou o Hospital DF Star, em Brasília, na manhã de ontem acompanhado da mulher Michelle e de assessores. Ele estava internado em um quarto após deixar a UTI na quarta-feira. Bolsonaro estava com a voz fraca e inicialmente disse que apenas os médicos falariam. Mas, terminadas as explicações clínicas, ele acabou fazendo um breve pronunciamento, criticou o ministro do STF Alexandre de Moraes por ter autorizado a sua intimação enquanto estava internado, citou a anistia e abraçou apoiadores. Além de fazer fisioterapia, os médicos recomendaram que o ex-presidente não participe de aglomerações para evitar contaminações e infecções. Veja o vídeo.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.