UOL Notícias Notícias
 

03/09/2002 - 20h04

Melhor nas pesquisas, Serra deve ser bem acolhido em Recife

RECIFE (Reuters) - O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, deve ser melhor acolhido na visita que fará a Recife na quarta-feira, menos de um mês após a inauguração de seu comitê na cidade.

Sinais nesse sentido partem da agenda repleta e da confirmação de políticos em eventos, que incluem de gravações para o programa eleitoral em pontos turísticos pernambucanos até um showmício em Paulista, na região metropolitana da capital.

"A programação de Serra em Pernambuco na quarta-feira está confirmadíssima", disse um dos principais assessores de campanha no Estado, acrescentando que líderes locais "de peso" querem espaço na programação do candidato. "A reunião da tarde deve atender a esta demanda", disse, referindo-se a um encontro com empresários, deputados e vereadores.

Pela manhã, Serra grava imagens em locais de grande incidência turística em Pernambuco -- como o centro tombado de Olinda e a praia de Porto de Galinhas -, que serão usadas como propaganda de sua principal bandeira. "A geração de empregos é a grande meta de Serra e o turismo vai ao encontro disso", afirmou o assessor.

Participam das gravações o governador e candidato à reeleição Jarbas Vasconcelos (PMDB) e os concorrentes ao Senado Marco Maciel (PFL) e Sérgio Guerra (PSDB). O grupo deve se juntar a uma comitiva de políticos para almoço em lugar que não foi divulgado. Por volta das 15h, está marcada uma entrevista à imprensa. A reunião com lideranças deve acontecer depois das 16h, conforme a agenda.

Em meados de agosto, o tucano estava em situação menos favorável nas pesquisas de intenções de voto e poucos líderes de Pernambuco -- segundo maior colégio eleitoral do Nordeste, atrás da Bahia -- prestigiaram a inauguração de seu comitê.

Nessa fase, Serra estava atrás de Ciro Gomes (PPS) nos levantamentos de opinião pública, em contraposição a dados mais recentes, que mostram um empate técnico com Ciro em segundo lugar.

Também havia uma "saia-justa" com o governador, favorito para a reeleição no Estado pela chapa União por Pernambuco (PMDB-PSDB-PFL) e até cogitado no início do ano para ser vice na chapa de Serra.

Na ocasião, frente a uma adesão de prefeitos locais à candidatura de Ciro, horas antes da chegada de Serra a Recife, Jarbas havia dito que não poderia ir ao sertão ou ao agreste para controlar palanques. A posição causou mal-estar.

Ao que tudo indica, os embaraços devem ficar de lado desta vez. Os eleitores de Paulista, da região metropolitana do Recife, aguardam com ansiedade o showmício, com a presença de bandas locais.

A estudante e estagiária Bernadete de Lira Souza, de 18 anos e moradora de Paulista, pretende faltar à aula para comparecer ao evento. "Pra presidente ainda não escolhi, mas só sei que (o show) vai ser demais. Dançar forró é bom, mas brega é melhor ainda", disse, referindo-se ao ritmo musical popular na região Norte e Nordeste.

(Por Fabíola Girardin, especial para a Reuters)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host