UOL Notícias Notícias
 

04/10/2002 - 20h14

Garotinho tenta neutralizar ofensiva de Serra em Minas

BELO HORIZONTE (Reuters) - Buscando neutralizar a ofensiva do candidato governista no segundo colégio eleitoral do país, o candidato do PSB à Presidência, Anthony Garotinho, visitou Belo Horizonte nesta sexta-feira, a segunda vez em apenas três dias, nesta reta final das eleições.

Até mesmo o presidente Fernando Henrique Cardoso esteve em Minas Gerais na última segunda-feira, participando de ato público com José Serra, numa espécie de socorro ao candidato tucano, em segundo lugar nas pesquisas mas bem atrás de Luiz Inácio Lula da Silva, favorito para vencer as eleições.

Garotinho, que tenta garantir a vaga para um segundo turno com o candidato da coligação liderada pelo PT, fez caminhada pelo Barro Preto, região que concentra lojas de confecções no centro da capital mineira.

Apesar de a militância anunciá-lo como "o vencedor do debate na TV Globo", Garotinho preferiu ser diplomático.

"Quem pode avaliar são os institutos de pesquisa", afirmou, ao ser perguntado sobre o resultado do debate dos presidenciáveis na Rede Globo na noite de quinta-feira.

Garotinho disse, mais uma vez, que vai haver uma "surpresa" na apuração da urnas no primeiro turno das eleições no domingo. Segundo ele, o PSB tem pesquisas mostrando números diferentes dos que estão sendo divulgados pelos principais institutos do país.

De acordo com essas sondagens, afirmou o candidato, Serra já teria sido ultrapassado há três semanas.

No Barro Preto, Garotinho foi questionado por um eleitor sobre sua posição em relação aos homossexuais. "Vou respeitar o direito de todos", respondeu o candidato.

O eleitor Jailson de Paula não considerou a resposta "convincente". Do Barro Preto, ele seguiu para o Barreiro, região industrial na periferia de Belo Horizonte. No sábado, o candidato deverá visitar a cidade de Curitiba.

(Por Eduardo Ferrari, especial para a Reuters)

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,67
    3,136
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,31
    75.990,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host