UOL Notícias Notícias
 

05/11/2002 - 22h18

Lula encontra personalidades de esquerda no Rio

Por Fatima Cristina

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Em sua primeira viagem como presidente eleito ao Rio, Estado em que foi mais votado, Luiz Inácio Lula da Silva fez uma maratona de visitas nesta terça-feira a personalidades históricas da esquerda brasileira que apoiaram sua candidatura.

Além de companheiros de partido, como Apolônio de Carvalho, 91 anos, um dos fundadores do PT e veterano da Guerra Civil Espanhola, Lula encontrou-se com economistas, como Celso Furtado, e juristas, como Evandro Lins e Silva, em um gesto de agradecimento pela importância que tiveram em toda sua vida política e na construção da democracia no país.

"Eu fiz questão de dizer que a minha vitória nessas eleições não é uma vitória do Lula apenas, ou uma vitória do PT. Não foi uma vitória construída a partir da minha candidatura. Na verdade, foi uma vitória que começou a ser construída há muitos anos", disse Lula em um breve pronunciamento à imprensa, no Hotel Glória.

Ele classificou ainda a vitória como um "coroamento do êxito da luta" que essas pessoas começaram a fazer há muitos anos no país. Mostrando-se satisfeito por ter visitado "antigos, atuais e eternos companheiros da liberdade democrática", Lula aproveitou para convidá-los para sua posse em Brasília.

A pesada agenda do presidente eleito começou pela manhã na casa de Celso Furtado, onde também estava presente a economista Maria da Conceição Tavares. Durante quase duas horas, Lula discutiu temas sobre o desenvolvimento econômico e social.

"Ninguém falou sobre superávit fiscal, taxa de câmbio, juros... O que ele quis discutir conosco foram projetos sociais, de desenvolvimento e demonstrar que tanto ele quanto nós estamos otimistas," disse ela, após o encontro em Copacabana, zona sul do Rio.

A economista mostrou-se animada com a iniciativa de Lula de realizar um pacto social.

"Acho que ele vai conseguir se entender com os vários setores da sociedade", afirmou.

Na próxima quinta-feira, Lula reúne empresários, sindicalistas e representantes da sociedade civil para discutir as condições de preparação de um pacto social que poderá ter início já em janeiro.

RECEPÇÃO CALOROSA

Em mais uma prova de sua popularidade, Lula foi recebido calorosamente pelos cariocas, que não se importaram com a intermitente chuva que caiu durante todo o dia na cidade. Na saída da casa de Celso Furtado, o presidente eleito deu autógrafos, distribuiu abraços e foi aplaudido por moradores do prédio e populares.

A cena se repetiu mais de uma vez em todo o trajeto.

O economista e ex-ministro disse estar impressionado com o "ardor popular" e disse ser um alívio o que a eleição de Lula vem proporcionando a um grande número de brasileiros. Mas, ao falar com repórteres, Furtado reconheceu as dificuldades que o governo de Lula deverá enfrentar. Ele destacou que o próximo governo tem uma margem de manobra muito pequena por causa do que chamou de "constrangimentos sensíveis" da economia brasileira por conta de seu alto nível de endividamento.

Mesmo assim, Furtado ressaltou a grande capacidade de mobilização de Lula para vencer esses desafios.

Lula, que está acompanhado pelo secretário-geral do PT, Luiz Dulci, almoçou no hotel Copacabana Palace com Maria da Conceição Tavares e o ex-presidente de Portugal Mario Soares, hospedado no hotel.

O presidente eleito encontrou-se também com Maria Amélia Buarque de Holanda --viúva do historiador Sérgio Buarque, um dos fundadores do PT, e mãe do compositor Chico Buarque-- e visitou o jurista Raymundo Faoro, que está internado no hospital Copa D'or, há cerca de um mês com enfizema pulmonar.

O último compromisso do presidente eleito na cidade foi um encontro com a governadora do Rio, Benedita da Silva. Na quarta-feira, Lula irá a Brasília para cuidar da transição de governo.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -1,22
    3,142
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    0,67
    70.477,63
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host