UOL Notícias Notícias
 

13/11/2002 - 16h21

Lula vai se encontrar com Bush em Washington no dia 10

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva irá se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, no dia 10 de dezembro em Washington. Antes de viajar aos EUA, Lula ainda irá à Argentina e ao Chile.

Também está sendo estudada uma visita à Europa, com possibilidade de encontro com um representante da Comunidade Européia em Bruxelas.

O porta-voz do presidente eleito, André Singer, disse nesta quarta-feira que o critério para a escolha dos locais a serem visitados por Lula antes da posse seguiu as possibilidades da agenda e a importância de cada país no relacionamento com o Brasil.

Os Estados Unidos, segundo Singer, são o principal parceiro comercial do Brasil. "Gostaríamos de estabelecer com os Estados Unidos as melhores relações possíveis", afirmou o porta-voz a jornalistas.

"O presidente eleito agradeceu e aceitou o convite do presidente Bush para um primeiro encontro para um começo de conversa sobre os vários assuntos que nós temos em comum com os EUA", acrescentou.

O porta-voz não informou se as visitas serão feitas de uma só vez, nem quem acompanhará o presidente eleito no exterior e com quem ele irá se encontrar na Argentina e no Chile. As viagens para esses dois países serão feitas entre 25 de novembro e 10 de dezembro.

De acordo com Singer, a visita de Lula à Argentina, "parceiro fundamental" do Brasil no Mercosul, tem como intenção promover a reconstrução do bloco econômico, formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

O Mercosul também estará nas pauta das conversações no Chile, país que participa atualmente apenas como observador do bloco. "O governo Lula gostaria de trazer o Chile como membro pleno do Mercosul", afirmou Singer.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,48
    3,144
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -0,53
    75.604,34
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host