UOL Notícias Notícias
 

28/03/2003 - 21h58

ATUALIZA-Míssil iraquiano cai perto de shopping no Kuweit

KUWEIT, 28 de março (Reuters) - Um míssil iraquiano caiu perto de um shopping center na Cidade do Kuweit na madrugada de sábado (noite de sexta-feira no Brasil), mas não houve vítimas, disseram autoridades kuweitianas.

Correspondentes da Reuters no local viram destroços espalhados pela área, inclusive o que parecia ser parte de um míssil. Havia um forte cheiro de fumaça no ar.

Uma autoridade de segurança disse que o míssil devia ser um míssil terra-terra que teria sido lançado das redondezas da península Faw no Iraque e havia deslizado baixo sobre o mar, por isso não fora detectado pelo radar.

O incidente marcou a primeira vez que um míssil caiu tão perto da Cidade do Kuweit desde o início da guerra liderada pelos Estados Unidos contra o Iraque. Outros mísseis disparados contra o Kuweit foram interceptados por baterias Patriot.

Uma equipe de militares tchecos especialistas em armas químicas usando roupa de proteção e máscaras de gás estavam no local do incidente, junto com uma multidão de curiosos.

"Nós queremos garantir a todo mundo que não houve vítimas e apenas danos materiais mínimos (foram verificados)", disse o major general Ahmed al-Rageeb à rede de TV estatal kuweitiana.

"Nós esperamos que todos tomem precauções e prestem atenção ao fato de que este regime (iraquiano) é traiçoeiro e não vai desistir de prejudicar o Kuweit".

O correspondente da Reuters William Maclean disse que o cinema Al-Sharqiah, no shopping center defronte a praia, no distrito de Souq Sharq, apresentava danos em sua fachada e no teto, mas ainda não estava confirmado se os estragos haviam sido causados pelo míssil.

Um policial presente no local do ataque disse a Reuters ter visto um míssil caindo no mar. Outras testemunhas afirmaram ter presenciado o míssil sobrevoando o mar a partir da península de Faw.

O kuweitiano Mohammed al-Misfir, que estava presente na hora da explosão, disse: "Tivemos muita sorte. Normalmente neste hora o cinema está aberto, mas por causa da guerra ele estava fechado, por isso ninguém se machucou"

Barcos de patrulha marinha vasculharam as águas na região do shopping, aparentemente procurando por fragmentos do míssil.

Vários foguetes têm sido lançados do Kuweit em direção ao Iraque, desde que os Estados Unidos iniciaram a campanha militar contra o país do presidente Saddam Hussein. Autoridades do Kuweit afirmaram que mísseis lançados do país anteriormente haviam sido interceptados por mísseis Patriot ou aterrissados em áreas despovoadas.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,21
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h35

    0,04
    76.004,15
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host