UOL Notícias Notícias
 

04/04/2003 - 13h02

EUA devem criar em breve governo interino para Iraque

WASHINGTON (Reuters) - Os Estados Unidos estudam a instalação de um governo interino no Iraque para as áreas já controladas pelas forças invasoras enquanto o governo em Bagdá (capital) é isolado do resto do país, conforme informaram autoridades norte-americanas na sexta-feira.

A instalação do governo no sul do Iraque antes de Saddam Hussein ser deposto em Bagdá pode ajudar a sufocar as acusações de que os militares norte-americanos pretendem assumir o controle total do país árabe por um longo período de tempo.

"Essa é certamente uma opção", disse uma autoridade dos EUA. "O controle de Saddam sobre o país está diminuindo gradualmente, e isso irá continuar."

O general Richard Myers, chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, estima que as forças lideradas pelos norte-americanos já controlam 45 por cento do território iraquiano.

O governo dos EUA, porém, continua dividido sobre que papel os exilados iraquianos devem desempenhar e sobre qual peso terá a Organização das Nações Unidas (ONU) na administração e reconstrução do Iraque.

Enquanto os militares planejam suas próximas ações nos campos de batalha, a Casa Branca advertia sobre as batalhas potencialmente violentas a serem travadas pelas forças invasoras à medida que se aproximam de Bagdá.

"Ainda quero avisar a todos. Ainda estamos no meio da guerra, uma guerra que continua produzindo baixas", disse uma alta do país.

Na quinta-feira, Myers descreveu um cenário segundo o qual Bagdá seria isolada do resto do país e essa fatia do território iraquiano seria administrada por um "governo interino".

O presidente norte-americano, George W. Bush, deve se reunir na sexta-feira com iraquianos xiitas, sunitas e cristãos que fugiram do Iraque e que vivem atualmente nos EUA.

O maior aliado dos norte-americanos, o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, prometeu na sexta-feira que o Iraque pós-guerra será administrado por iraquianos e que as forças da Grã-Bretanha não ficariam no país mais do que o necessário.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host