UOL Notícias Notícias
 

09/04/2003 - 12h19

EUA ainda se preocupam com cidade natal de Saddam Hussein

AS SAYLIYA CAMP, Catar (Reuters) - As Forças Armadas dos EUA disseram na quarta-feira prever que a batalha para controlar Tikrit, cidade natal do presidente iraquiano, Saddam Hussein, não seja diferente das batalhas travadas até agora.

Oficiais dos EUA declararam ser cedo para falar sobre uma deposição de Saddam, apesar das cenas de comemoração em áreas de Bagdá enquanto as forças norte-americanas entravam na cidade.

O brigadeiro-general norte-americano Vincent Brooks afirmou que os EUA haviam notado uma concentração de forças ao redor da cidade natal de Saddam, Tikrit, possivelmente como resultado do avanço das forças invasoras rumo à capital do país.

"Vimos algumas unidades militares estacionadas dentro e ao redor de Tikrit. Muitas delas chegaram à região enquanto avançávamos no sudoeste e no sudeste de Bagdá" declarou.

"Parece haver algumas tentativas para reforçar as defesas iniciais da cidade. Ainda não sabemos exatamente qual a quantidade de soldados ainda presentes em Tikrit. Prevemos que qualquer combate travado ali, caso ocorra, seja similar aos que vimos em outras áreas do país".

Enquanto o Exército e os fuzileiros reforçavam suas posições ao redor e dentro de Bagdá, circulavam boatos de que Saddam possa tentar se refugiar em Tikrit.

"Acho prematuro falarmos sobre o final da guerra neste momento", declarou o capitão norte-americano Frank Thorp. "Podem acontecer mais combates intensos nos dias que estão por vir."

Thorp ressaltou que metade do norte do Iraque não havia ainda sido ocupado pelas forças norte-americanas. Nessa área está Tikrit.

"Continuamos a bombardear Tikrit e outras cidades da região como fizemos em Bagdá e no sul, em Basra, Nassiriya, Najaf e outras cidades", afirmou.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host