UOL Notícias Notícias
 

06/02/2006 - 09h45

No rádio, Lula liga biodiesel à geração de milhares de empregos

SÃO PAULO (Reuters) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou seu programa de rádio semanal para voltar a destacar a importância do biodiesel como combustível alternativo ao petróleo e as vantagens econômicas que sua produção trará ao país.

"A vantagem do biodiesel, além de ser uma coisa produzida pelo trabalhador brasileiro (...) é a ajuda substancial que vai dar ao pequeno agricultor brasileiro, ao assentado, aos trabalhadores sem terra, aos trabalhadores assalariados no campo", disse Lula no programa "Café com o presidente" desta segunda-feira.

Segundo Lula, com a assinatura na semana passada de contratos de compra de biodiesel pela Petrobras e com um leilão do produto marcado para abril será possível gerar "milhares de empregos".

"Vai ser uma revolução na geração de empregos, sobretudo para a agricultura familiar."

Na sexta-feira, ao participar da assinatura dos contratos de compra, Lula fez uma das mais enfáticas defesas do novo combustível e de sua importância para o mundo, uma vez que os estoques de petróleo não se renovam.

"O dia que alguém disser: não tem mais petróleo, nós estaremos dizendo: pois bem, nós temos alternativa, pode começar a comprar que é nosso. É tão nosso quanto foi o petróleo brasileiro com a famosa campanha 'O Petróleo é Nosso'. Nós hoje poderíamos dizer: o biocombustível é nosso", declarou Lula na sexta-feira, referindo-se à campanha dos anos 1950 pela produção de petróleo no país.

O programa prevê que até 2008 todos os veículos que utilizem óleo diesel tenham 2 por cento de biodiesel, percentual que seria ampliado para 5 por cento até 2013.

O biodiesel pode ser produzido a partir de gorduras animais ou óleos vegetais, como de mamona, de palma ou de soja.

PRÓXIMO PRESIDENTE

No final do programa, o presidente justificou sua quinta viagem a países africanos, nesta semana, e sugeriu que o próximo presidente mantenha a aproximação com aquele continente.

"É, possivelmente, a minha última viagem à África este ano, mas, se Deus quiser, eu fico torcendo para que quem vier a ser presidente da República depois de mim continue dando atenção à África porque a África merece o nosso respeito."

Lula viaja na terça-feira e visitará Argélia, Benin, Botsuana e África do Sul.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,59
    3,276
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h21

    -1,54
    61.673,49
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host