UOL Notícias Notícias
 

16/02/2006 - 12h52

Abusos de Abu Ghraib violam lei internacional, diz Cruz Vermelha

GENEBRA (Reuters) - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) disse nesta quinta-feira que as últimas imagens sobre o abuso de detentos iraquianos na prisão de Abu Ghraib mostraram claras violações da lei humanitária internacional.

Uma emissora de televisão australiana mostrou na quarta-feira o que disse ser imagens não-publicadas do abuso de prisioneiros iraquianos na cadeia, causando fúria de árabes contra os Estados Unidos.

"Estamos chocados e assombrados com os maus-tratos e abusos mostrados nessas imagens", afirmou à Reuters a porta-voz do CICV, Dorothea Krimitsas, em Genebra.

"O tipo de tratamento nessas imagens claramente viola as leis humanitárias internacionais, que são designadas para proteger pessoas detidas em conflitos armados", acrescentou.

As últimas fotografias e imagens de vídeo divulgadas mostraram prisioneiros, alguns sangrando e encapuzados, amarrados a camas e portas, às vezes com um sorridente soldado norte-americano ao lado.

Elas incluem dois homens nus algemados um ao outro, cinco detidos nus fotografados pelas costas e um cachorro com uma coleira próximo ao rosto de um homem agachado.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    -0,26
    4,154
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h26

    0,46
    104.817,40
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host