UOL Notícias Notícias
 

10/03/2006 - 15h41

PF desarticula quadrilha de diplomatas acusados de contrabando

BRASÍLIA (Reuters) - A Polícia Federal anunciou na sexta-feira o fim de uma quadrilha de contrabandistas de produtos de luxo, como perfumes e whisky, que contava com a participação de diplomatas de várias embaixadas, a maioria africanas, e de um funcionário do Itamaraty.

A quadrilha, desarticulada pela chamada "Operação Safari", abastecia a "alta sociedade de Brasília com produtos finos", segundo a PF.

Hamilton Ferreira dos Reis, do Departamento de Coordenação Geral de Privilégios e Imunidades, foi preso na sede do Itamaraty, disse um porta-voz policial à Reuters.

Segundo essa fonte, a PF não descarta que outros funcionários do ministério estejam envolvidos no esquema.

Em nota, o Itamaraty disse estar prestando todo o apoio à polícia para investigar os casos de contrabando.

Em outro comunicado, a PF disse que a quadrilha incluía "empregados de embaixadas com imunidade diplomática, empregados do Ministério de Relações Exteriores e uma das maiores empresas de produtos importados do país, além de quatro contrabandistas."

Entre os integrantes da quadrilha estavam funcionários das embaixadas de Angola, Congo, Gabão, Senegal, Síria e Iraque, segundo um porta-voz da PF.

Mas esses diplomatas não poderão ser detidos, por gozarem de imunidade. De acordo com a fonte da PF, os países dos diplomatas serão notificados pelo Brasil "e então deverão decidir se punem ou acobertam". Segundo o policial, são 20 diplomatas envolvidos.

O grupo agia em Brasília havia pelo menos três anos, e a polícia suspeita que foram contrabandeados mais de 3 milhões de reais em whisky, perfumes e outros produtos importados.

As investigações da PF junto à Receita Federal revelaram que o grupo usava a imunidade tributária de diplomatas em Brasília para comprar as mercadorias de forma irregular, sem imposto e a baixo custo. Na revenda, segundo a polícia, o lucro chegava a 300 por cento.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    15h59

    -0,82
    3,256
    Outras moedas
  • Bovespa

    16h03

    1,38
    64.099,89
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host