UOL Notícias Notícias
 

04/04/2006 - 18h58

Falsos alarmes estragam 'acampamento' norte-americano no espaço

CABO CANAVERAL, Estados Unidos (Reuters) - Dois astronautas dos EUA que passariam a noite em uma cabine da Estação Espacial Internacional interromperam o seu "acampamento" devido a uma série de falsos alarmes, provocados por um defeito de software.

A estadia na cabine ligeiramente despressurizada serviria para testar uma nova técnica que, no futuro, pode significar a economia de várias horas na preparação de caminhadas espaciais.

Os astronautas Bill McArthur e Jeffrey Williams entraram na câmara norte-americana na noite de segunda-feira, para o que deveria ser uma noite tranqüila.

Mas os alarmes acordaram a tripulação duas vezes durante a noite, porque o computador detectava equivocadamente um nível baixo de dióxido de carbono. A Nasa interrompeu o acampamento espacial à 1h43 de terça-feira (hora de Brasília), segundo o porta-voz Kyle Herring.

Antes da caminhada espacial, os astronautas precisam respirar oxigênio puro para retirar o nitrogênio da corrente sanguínea, pois essa substância pode provocar um perigoso distúrbio mental, que também afeta mergulhadores que voltam rapidamente à superfície.

A redução da pressão atmosférica da cabine reduz também o período que os astronautas precisam ficar respirando oxigênio puro, com consequente ganho de tempo nos preparativos dos passeios espaciais.

Sem se abalar com a noite mal dormida, McArthur disse aos controladores na Terra que ele e Williams se divertiram apesar do defeito. "Gostamos da nossa aventurazinha esta noite. É uma boa chance de conhecer em parte as entranhas da câmara", disse ele na madrugada de terça-feira.

McArthur, atual comandante da estação, e seu colega Valery Tokarev voltam à Terra no fim-de-semana, após seis meses no espaço.

Williams e o novo comandante, o russo Pavel Vinogradov, chegaram à estação na madrugada de sábado, na nave Soyuz, onde estava também o brasileiro Marcos Pontes, que volta à Terra com McArthur e Tokarev.

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    -0,54
    3,265
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    1,36
    64.085,41
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host